Posso ser sincera?

Feita por >Mia · 12 ago 2024 Terapia de casal

Sinceridade demais?
Posso contar tudo?
Quando me pergunta?

Fui sincera com meu marido que me fez uma pergunta situação que aconteceu anos atrás agora ele disse que se ele soubesse disso não teria casado comigo, somos recém casados.

A melhor resposta 13 AGO 2024

Olá, Mia, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

A comunicação entre pessoas, Mia, é composta por 4 fatores: o quê está sendo comunicado, como está sendo realizada a comunicação, o emissor da comunicação e o receptor da comunicação. Sinceridade pode ser algo prejudicial, nocivo? Depende, depende de como se está comunicando e para quem está se comunicando. A sinceridade sempre anda bem acompanhada da empatia!

Fico à disposição para maiores esclarecimentos, Mia.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

283 respostas

26 AGO 2024

A sinceridade em um relacionamento é fundamental, mas é importante considerar o contexto e a forma como as informações são compartilhadas. Aqui estão alguns pontos a refletir sobre a situação que você mencionou:
1. Importância da Comunicação Aberta:

Sinceridade: Ser sincero é importante para construir e manter a confiança em um relacionamento. No entanto, é preciso encontrar um equilíbrio entre ser transparente e proteger o outro de informações que podem ser desnecessariamente dolorosas, especialmente se não afetam a relação no presente.
Contexto da Pergunta: A forma como você responde a perguntas sobre o passado pode depender da relevância da informação para o relacionamento atual. Se o que foi compartilhado não tem impacto direto na vida atual de vocês, pode ser útil considerar se a informação precisa ser divulgada de imediato.

2. Impacto da Verdade no Relacionamento:

Reação do Parceiro: A reação do seu marido sugere que a informação causou um impacto significativo. Pode ser que ele não estava preparado para ouvir aquilo ou que a revelação provocou inseguranças ou dúvidas sobre o relacionamento.
Expectativas e Preparação: É importante discutir expectativas e preparar o terreno antes de compartilhar informações sensíveis. Pergunte a si mesma se a revelação era necessária naquele momento e como ela poderia afetar seu parceiro.

3. Gerenciamento de Conflitos e Sensibilidades:

Impacto Emocional: Lidar com as reações do parceiro é uma parte importante de qualquer relação. Se a informação que você compartilhou causou dor, é importante discutir isso abertamente e trabalhar juntos para entender e processar esses sentimentos.
Discussão Saudável: Abra um espaço para uma conversa saudável sobre o que foi revelado e como isso afeta ambos. O objetivo é compreender as perspectivas um do outro e buscar uma resolução que respeite ambos os sentimentos e preocupações.

4. Construção do Relacionamento e Confiança:

Fortalecimento do Vínculo: Se vocês são recém-casados, ainda estão construindo a base do relacionamento. É uma fase de ajuste e adaptação, e é normal enfrentar desafios. Trabalhar na comunicação e na compreensão mútua é essencial para fortalecer o vínculo.
Revisão da Comunicação: Considere revisar como você aborda temas sensíveis no futuro. Às vezes, uma comunicação mais gradual e cuidadosa pode ajudar a evitar reações inesperadas.

5. Buscar Ajuda Profissional:

Terapia de Casal: Se a situação se torna difícil de resolver ou se o impacto emocional é profundo, considerar a ajuda de um terapeuta de casal pode ser benéfico. Um profissional pode ajudar a mediar a comunicação, trabalhar as questões emocionais e orientar na construção de um relacionamento mais saudável.

Lembre-se de que a sinceridade é um pilar importante para qualquer relacionamento, mas o modo como a informação é compartilhada e o momento em que isso é feito também são cruciais para manter a harmonia e a confiança. A chave está em encontrar um equilíbrio entre ser honesto e considerar o impacto das informações no seu parceiro e na relação.

Érica Tavares Psicólogo em Sete Lagoas

30 respostas

15 AGO 2024

A sinceridade é uma parte importante em qualquer relacionamento, mas entendo que pode ser difícil quando a verdade leva a reações inesperadas ou negativas.

É natural se sentir insegura ou preocupada sobre a situação, especialmente sendo recém-casada. O que você está passando é um desafio, e é importante que possamos explorar como essa conversa com seu marido afetou você e o relacionamento de vocês. Também podemos trabalhar em estratégias para comunicação saudável no futuro.

Vamos conversar mais sobre como você está se sentindo e quais são suas expectativas e necessidades nessa situação. Estou aqui para ajudar você a navegar por esses sentimentos e encontrar maneiras de lidar com eles.

Crislayne Marques Psicólogo em Rio Largo

10 respostas

14 AGO 2024

Seria interessante nesse caso investigar outras situações. O porque ele disse? Como tem reagido?
Autoconhecimento sobre você, muitas coisas precisam ser avaliados para poder te ajudar. A terapia pode é o caminho.

Leidiane Aguiar Batista Psicólogo em Volta Redonda

5 respostas

14 AGO 2024

Mia,
Se voce não tivesse tido a vida que teve, não seria a pessoa que é hoje.
Cada um tem uma história e é responsável por esta história, por este passado, mas pertence somente a cada um.
Estar em paz com o seu passado garante o crescimento e a evolução. Ninguém avança sem ter feito as pazes com o seu passado.
Nada do que fez está errado, pois tudo foram aprendizagens, não se arrependa nada do que fez.
Se ele não aceita o que você foi, como pode amar o que você é hoje?
Ele não tem que opinar sobre o teu passado, pois somente a ti pertence.
Ele pode estar amando uma Mia, na sua imaginação e não a Mia real.
Abraços

6349 respostas

13 AGO 2024

Olá Mia, tudo bem?
Sinto muito que a sinceridade tenha gerado esse tipo de reação do seu marido, especialmente em um momento tão recente no casamento. É importante considerar como você está se sentindo e como isso pode afetar seu relacionamento. Tem pessoas que tem dificuldades de lidar com pontos de vistas diferentes ou não está disposto a lidar com as questões que foram apontadas na sua resposta. É sempre importante tentar conversar sobre o que foi dito e tentar perceber se o seu marido está disposto a lidar e conversar sobre.
A psicoterapia pode ser uma forma de você lidar com essa situação. Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de orientação psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

13 AGO 2024

Bom dia, tudo bem com você?

Bem, em um primeiro momento é necessário mensurar o que significaria sinceridade demais ou o contar tudo para você, afinal de contas temos assuntos pessoais e coisas/situações que não sentimos vontade ou propósito para compartilhar. Nesse quesito, é importante tu te perguntares, como tu te sentes em relação a compartilhar ou não a informação, uma vez que a resposta de como o outro vai reagir a ela vai além do nosso controle.

Em relação ao momento específico do relato com o seu marido, imagino o quanto foi doido escutar essas palavras dele, nesse momento, onde tu respondeus à pergunta como você se sentiu?

Caso queira conversar mais sobre ou até mesmo marcar um horário, me coloco à disposição.

Bruno Machado - Psicólogo Clínico

Bruno Gularte Machado Psicólogo em Pelotas

18 respostas

13 AGO 2024

Oi Mia , como esta ? Sim a verdade sempre está em primeiro lugar, talvez não foi a fala e sim quando falou. Um casal nunca é uma pessoa e sim duas que precisam caminhar uma ao lado da outra visando o futuro nunca o passado . É necessário que vocês se encontrem dentro do relacionamento . Fazer combinados voltados a confiança e respeito.

Tania Rosa Psicólogo em Curitiba

33 respostas

13 AGO 2024

Boa tarde Mia, acho que terapia de casal seria ideal para essa situação, ambos precisam ouvir um ao outro, porém todavia, o diálogo entre vocês sobre essa situação pode ser uma hipótese, diálogo esse que pode resolver esse conflito.

Alícia De Paula Martins Lima Psicólogo em Palmas

3 respostas

13 AGO 2024

Boa noite!

Ser uma pessoa sincera é muito bom, mas é importante avaliar o prejuízo que essa sinceridade pode lhe causar antes de se expressar. Claro que muitas vezes gostaríamos que em um relacionamento não houvesse omissão de qualquer tipo de assunto, ser um livro aberto, mas nem sempre é do jeito que queremos, não podemos ter tudo do jeito que gostaríamos, sempre temos que abrir mão de alguma coisa. Conhecer a pessoa e seu limite de compreensão é importante para ter um relacionamento saudável.

Luiz Felipe Madeira Psicólogo em São Carlos

1 resposta

13 AGO 2024

Ser sincera em um relacionamento é essencial, mas é importante considerar como, quando e o que compartilhar, especialmente quando se trata de algo que pode ser sensível ou difícil de ouvir. A honestidade é crucial para construir confiança e intimidade em um casamento. Ser sincera é importante, mas isso não significa que você precise compartilhar cada detalhe do passado indiscriminadamente. É fundamental ponderar se a informação que você compartilha ajudará a fortalecer a relação ou se poderá causar dor desnecessária.
Como Lidar com Isso Agora: É importante abrir espaço para um diálogo honesto sobre os sentimentos de ambos. Explique por que decidiu ser sincera e ouça o que ele tem a dizer. Isso pode ajudar a entender melhor as expectativas de cada um e a construir um caminho para frente juntos.

Se a situação se tornar muito complicada, uma terapia individual ou de casal pode ajudar.

Vitória Martins Suliano Psicólogo em São Paulo

23 respostas

13 AGO 2024

Olá Mia. Sinceridade e honestidade são elementos saudáveis, a questão pode ser o momento de conversar e a qualidade do diálogo do casal. Acredito que ele casou com você por um somatório de coisas boas, fale sobre isso. E sugiro ouvir sua intuição buscando bons diálogos e entendimento. Terapia de casal também auxilia nisso. Felicidades e parabéns pelo casamento.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

211 respostas

13 AGO 2024

Bom dia, Mia! Obrigado por perguntar. Você mesma já direcionou a conclusão. Existem coisas que são íntimas demais, existem coisas que foram circunstancias, cercadas de particularidades, de tal forma que a capacidade de empatia dos outros, não consegue alcançar.
Existem algumas situações nas quais a não verdade evita problemas, ameniza sofrimentos.
Há vivências em cada um de nós, que experimentamos dificuldades para lembrar para a gente mesmo, imagine para os outros.
Assim sendo, nem nós, nem os outros, vivemos tanta tranquilidade para a ilusória verdade plena e absoluta.
De outro lado, após o ocorrido, caso experimentem dificuldades, de posse de dados mais específicos, um de nós, psicólogos, poderemos contribuir para construir os melhores desdobramentos.
Atenciosamente,