Fui traída por 3 anos e decidi perdoar, posso voltar a ser feliz novamente?

Feita por >jac21 · 30 mar 2023 Terapia de casal

Olá ,

Tenho 31 anos e um relacionamento a 15 anos e deste relacionamento tive uma filha hoje com 10 anos. Eu e meu companheiro sempre fomos muito parceiros, sempre nos amamos muito , passamos por muitas dificuldades e superamos todas e hoje tudo o que temos construímos juntos. Em 2017 ele prestou um concurso e passou em 2019 assumiu um cargo, teve que morar em São Paulo, como era algo temporário e logo iria vir para perto de casa optamos em eu continuar em nossa cidade, onde esta toda nossa rede de apoio. Foram anos difíceis, pois sempre tive ele do meu lado todos os dias, tive que continuar no trabalho, cuidar da nossa filha e dos nossos negócios eu trabalhava demais , sempre tentei dar conta de tudo para que quando ele voltasse no meio da semana ou finais de semana pudéssemos aproveitar ao máximo, sempre cuidei , sempre conversávamos , sempre confiei plenamente que jamais ele seria capaz de me trair. No ano passo ele veio embora e confesso que no inicio foi difícil adaptar nossas rotinas, mas conseguimos. Eu achava que estava tudo bem ate o fim do ano , porém começamos a ir na igreja , pois estávamos passando por certas situações que realmente precisávamos nos conectar, foi ai que as coisas pioraram , eu realmente não entendi ao que estava acontecendo, ele mega estressado comigo, em uma tristeza profunda eu já estava em ponto de sentir raiva da situação até quem um 11/02/23 em uma conversa franca perguntei se ele estava me traindo e ele não respondia, reforcei a pergunta e infelizmente ele falou que sim , meu mundo desabou na hora , pois eu sempre fui muitoo parceira dele não conseguia acreditar que ele foi capaz, mas para o meu maior desespero ele me traiu por 3 anos , em São Paulo ele tinha outra mulher... e o pior de tudo é que ela sabia desde o inicio que ele tinha esposa, filha uma família. Meu mundo desabou mais ainda, perdi o rumo, fiquei sem acreditar uma sensação que não desejo para ninguém .... mas eu tirei forças da onde eu nem imaginava que tinha e perdoei , eu não imaginava que eu o amava tanto , fiz isso por amor, pela nossa família pela minha filha. Hoje estamos buscando ajuda espiritual , ele pede perdão sempre , ele mudou muito realmente ganhei um novo homem. Infelizmente ele criou um sentimento por ela, pois ele estava decidido a ficar com ela , mas com o meu perdão ele ficou aliviado de uma certa forma, disse que me ama e que nunca pensou em se separar de mim, ele achou que vindo embora ia ficar tudo bem , mas não ele continuou mantendo contato via fone e até físico e chegou ao ponto dele me confessar. Hoje eu tento lidar com meus sentimentos, sentimento de inferioridade, insegurança, auto estima baixa, incertezas ... vários sentimentos. Eu sei que é a moça , já pensei mil vezes em mandar mensagem em falar tudo que tenho vontade , mas sei que fazendo isso estarei me rebaixando e não quero. Eu só quero realmente que a dor passe e que eu pare de paranoias... Ele realmente esta tentando de verdade ser melhor do que já foi um dia e eu também, mudei muito. Quero saber se será possível um dia eu esquecer, pois não tem um dia se quer que eu não pense nisso, tento encontrar respostas.. embora ele me diga que nunca ficou com outra mulher por que eu não atendia alguma necessidade dele, pelo contrario ele diz que sou linda que sou uma mulher maravilhosa que sou muito parceira. É possível eu ser feliz plenamente sem pensar nisso o que posso fazer para amenizar meus sentimentos? Hoje o que me apego muito é o tempo... 3 anos é muita coisa....

A melhor resposta 1 ABR 2023

Oi JAC
Esquecer, voce não vai! Está gravado no teu emocional. Pode não mais doer quando lembrar.
Para isso, é necessário que voce possa se garantir como uma mulher de valor, superior.
Precisa entender que voce não nasceu para ser esposa, ou mãe, embora possa ser.
Nascer, antes de tudo para se realizar, alcançar teu propósito de vida.
Precisa agora curar teus traumas, tuas carências, tua dependência e, realmente ser dona da sua vida.
Quem perdeu com a traição foi ele e não voce.
Voce precisa apenas recuperar a tua autoestima, resgatar a tua inteligência natural e ser a mulher que sempre sonhou.
Não precisa condicionar a tua realização com o estar junto com ele... Voce se tornará uma mulher que homem nenhum a deixaria.
Vai aprender a amar a si mesma e se ele quiser te acomapnhar, terá que correr atrar de voce.
Isso tudo voce pode realizar.
Faça Psicoterapia, autentique-se de acordo com as coordenadas da vida.
Abraços

5817 respostas

1 ABR 2023

Olá Jac21! Obrigado por escrever. Em seu texto há questões importantes que abrem possibilidades de melhoras, mas é preciso cuidar das coisas com os pés no chão. Em primeiro lugar, situações de traição não são raras. Com a ocorrência delas, a pessoa traída, fica desconfortável abalada, mas a traidora, na maior parte das vezes, também fica em situação difícil, percebendo que foi uma ilusão que não valeu à pena. O traído fantasia coisas perfeitas entre o traidor e a terceira pessoa. Isso, em quase todas as vezes, é engano.
O seu desejo de esquecer, equivale a esquecer uma parte de tua história. Por mais dolorido que seja, é melhor, é mais inteiro, lembrar o máximo de partes da história. O que não pode acontecer é ficar fixado em parte sofrida. As outras partes são imensamente maior. O que se construirá da atualidade para o futuro, pode tornar essa lembrança não prioritária, quase irrelevante, quando se construir convívios de respeito, esforço, empatia, solidariedade, confiança.
As melhores maneiras para você quase esquecer isso, são: conversar com pessoas de profunda confiança, que sejam sensatas, maduras, empáticas, construir novas vivências atualizadas e enriquecedoras da vida e poder trabalhar essa dor com a ajuda científica de um psicólogo.
Abraços!

8604 respostas

1 ABR 2023

Olá Jac21, espero que esteja tudo bem com você.

Muito embora você tenha falado que perdoou o seu marido e toda a situação que aconteceu, é preciso compreender que, dentro de você, esse perdão pode não ter acontecido realmente, e não dá para saber ao certo como ele acontecera, nem quando. O que acontece muitas vezes nesses casos é que uma das partes fala que perdoou e que está disposta a tentar, mas de fato, o perdão não aconteceu totalmente, causando ainda insegurança, dúvidas e outros questionamentos sobre o relacionamento. Neste sentindo, é preciso que você se conecte com seus reais sentimentos sobre isso, e sobre como anda seu perdão dentro de você. Neste momento o que podemos perceber, com sua fala de perdão para seu marido, é que existem uma vontade genuína de sua parte de perdoar, e isso já é um começo. Um outro ponto, é que seu marido também precisa lidar com a situação. Ele precisa buscar e encontrar o perdão dele, para com ele próprio, e dele para com você. Esse outro caminho também será importante de ser percorrido em busca do equilíbrio entre vocês. Mas é uma iniciativa e busca que deve partir de seu marido, muito embora seu apoio seja igualmente importante. Quando sua dor passar, e quando você conseguir olhar para o presente buscando usufruir de tudo que ele pode oferecer em sua relação, e em sua vida, então o perdão estará realmente consumado, mas como falei anteriormente, não sabemos ao certo como isso acontecerá, nem como. Um Psicólogo pode te auxiliar neste percurso, e pode te ajudar a compreender melhor seus sentimentos em relação ao que aconteceu no passado e ao que esta acontecendo agora. Por isso, se você sentir necessidade de um auxilio profissional, um Psicólogo pode te ajudar a se conectar com seus sentimentos, e com suas possibilidades para melhor superar esse momento.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

1 ABR 2023

Sim, é possível voltar a ser feliz depois de ter sido traída e ter decidido perdoar. No entanto, é importante entender que o processo de cura e reconstrução da confiança pode ser difícil e levar tempo.

O perdão não pode ser confundido com esquecimento ou negação do ocorrido.

É importante que você busque apoio emocional para ajudá-la a processar seus sentimentos e lidar com a dor emocional que pode surgir. Isso pode incluir terapia individual ou terapia de casal, dependendo das necessidades da situação.

Lembre-se de que a reconstrução da confiança e a cura emocional podem levar tempo, mas é possível superar a traição e voltar a ter um relacionamento feliz e saudável. Com o comprometimento de ambos os parceiros e o apoio emocional adequado, é possível seguir em frente e construir uma relação mais forte e mais feliz.

Mais uma coisa importante para você se lembrar de que você é valiosa e merecedora de amor e respeito, e trabalhe para construir uma autoestima forte e positiva.

Se precisar de ajuda, através da psicoterapia, fico a disposição.

Naiara Trichez
CRP: 12/23883

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville

66 respostas

31 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém