Eu posso escolher nao ser crente?

Feita por >Senhorita · 30 out 2022 Abordagem psicológica

Eu sou da igreja minha vida toda, minha família gastou muito pra mim gravar minha primeira música quando eu era adolescente. Hoje tenho 22 anos, me sinto sufocada mas em dívida, não posso sair da igreja por medo dessa dívida. Eu estou com medo, sozinha me sinto precionada a ser a crente perfeita (sem chances para erro). Eu não quero mais me vestir como os outros querem nem agir como desejam. Eu só queria ser eu mesma, mas não consigo, tenho ansiedade mas não posso demonstrar, afinal como um crente pode ter ansiedade? Eu quero ter minhas próprias escolhas... eu acho que se eu não sair da igreja com certeza a depressão e a solidão vão me matar...

A melhor resposta 4 NOV 2022

Olá Senhorita,

Qualquer das religiões deveriam ser leve, acolhedora e sem julgamentos. Mas infelizmente é o lugar que mais julga se errar, impõe maneiras de comportamentos e não pode ter doença emocional. Com todo respeito a sua religião, isso são usos e costumes que os dirigentes impõe para as pessoas seguir. Você deve focar no que você acredita, na sua fé, no que te faz bem.
Não sei se era um sonho seu gravar a música ou se foi induzida, mas e agora? uma divida que ficou marcada.
Te aconselho fazer psicoterapia para trabalhar a culpa, aprender a se impor sem magoar sua família, colocar limites dentro da sua religião. Acredite, dá para ser feliz com Deus, com metas, sonhos e com vontade própria, sem desrespeitar sua indôle e sua fé.
Fico a disposição, caso queira aprofundar.
Rute Martins - Psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

7 NOV 2022

Ola! se você precisar de ajuda é só entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

2 NOV 2022

Olá Senhorita,

Você não precisa do aval de ninguém para escolher como agir. Mesmo da perspectiva da religião, o próprio Deus deu para a humanidade o livre arbítrio, liberdade de fazer suas escolhas e como se comportar. Quanto a esse sentimento de estar em dívida, até quando você acha que precisa se comportar dessa forma para pagá-la? Como pagar uma dívida que não é monetária?
Geralmente, os pais que educam os filhos dentro dos preceitos da igreja o fazem por achar ser um ambiente seguro, livre de ameaças e "tentações". Pelo o que tenho observado nos casos que chegam até mim, é comum se sentir solitária, uma vez que todos os vínculos são desenvolvidos a partir da igreja e outros vínculos são considerados indesejáveis, "do mundo". Eles aprenderam dessa forma e não vão mudar de ideia facilmente. A sua liberdade vai ter que ser conquistada. Se precisar de suporte neste momento, não hesite em procurar ajuda de um psicólogo.

Um abraço!

Pâmela C J Fernandes - CRP 17/3314

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

31 OUT 2022

Olá! Pode fazer suas próprias escolhas. Por que acha que ficaria na dívida? E todas as pessoas independente de religião sentem ansiedade, assim como sentem medo, tristeza e todos os outros sentimentos, isso faz parte do ser humano. Mesmo que seja um transtorno de ansiedade não é por ser crente que deixaria de ter, se fosse assim as pessoas crentes não teriam depressão, transtorno de ansiedade ou outros transtornos.
O transtorno mental é de causa multifatorial, tem questões genéticas, ambientais, de personalidade e não é por ser de uma reliagião ou de outra que não vão ter.
Busque ajuda psicológica para tratar a ansiedade se ela for frequente, intensa ou trazer sofrimento e pelo que relata percebo que está te trazendo sofrimento e aprender a lidar com seus pais para que eles respeitem as suas escolhas.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

31 OUT 2022

Olá, bom dia!
Quando você fala em divida, o que seria exatamente?
E sim, crentes, podem ter ansiedade, como católicos, espíritas, ou qual seja a religião. Cuide de você, procure terapia para autoconhecimento e tratar a ansiedade.
Fico a disposição se desejar iniciar um processo terapêutico
Um abraço!

Kássia Pereira Silva Psicólogo em Goiânia

76 respostas

31 OUT 2022

Oi Senhorita...
Vai enfrentar um grande desafio... vai ter que ser muito paciente e não se revoltar contra a situação em que se encontra.
Voce precisa fazer Psicoterapia para ser acompanhada e preparada para esta mudança que precisa fazer; caso contrário, vai adoecer.
Primeira coisa: saber como está e onde está: Voce está numa prisão, está ejaulada, condicionada, adestrada, submissa a um sistema de pensamento. Voce foi "forçada" a abandonar a tua inteligência vital para se adequar ao que outros queriam, voce se deixou iludir pelos elogios e acabou se submetendo aao que os pais queriam, ao que os professores ensinavam, ao que a religião impunha; foi ameaçada pelo "inferno", céu, castigo, ... todos os artifícios que o sistema usa para colocar medo nas pessoas. Assim é mais fácil as pessoas serem obedientes.
Voce veio através dos seus pais, mas não é deles; veio para se realizar, cumprir com o teu objetivo de vida e através deste, ser muito feliz. A vida te deu a liberdade para fazer todas as experiências que voce quiser; te deu o livre arbítrio para voce mesma escolher e decidir o que te serve e o que não te serve. Para a vida, nada é errado e nada é certo; tudo é oportunidade de aprender e se responsabilizar pelas escolhas feitas.
Segunda coisa: CURAR-SE. Agora, precisa recuparar a tua inteligência e saber lidar com o sistema em teu benefício. E para isso, precisa de suporte, de acompanhamento psicoterapeutico para entender e compreender como a vida se manifesta em ti.
Trata-se de ser fiel a si mesma, à própria vida e não a qualquer teoria ou doutrina.
O que voce escolhe?
Abraços

5826 respostas

31 OUT 2022

Olá Senhorita! Que interessante questão! Desmistificando algumas palavras com uso indevido. Crente é aquele que crê, portanto todo religioso é, nesse sentido, crente. Religião quer dizer religação, e religação com Deus, acontece quando duas pessoas interagem com intenções e ações boas. Toda bondade - justiça, orientação, empatia, respeito, amor, acolhimento, diálogo - são sinais da presença de Deus. "Onde houver dois falando em meu nome, lá estarei" - "Deus criou o homem a sua imagem e semelhança." Veja que não há dois Deuses. A perfeição é um equívoco, pois é impossível para o ser humano.
De outro lado, os pais, os amigos, os familiares, precisam ser respeitados, entendidos nas suas escolhas, mesmo que muitas vezes, elas sejam apaixonadas, cegas. Com o tempo você construirá tua liberdade. Há outra reflexão bíblica que nos pede atenção: "perdoai-os, eles não sabem o que dizem".
As chamadas "igrejas" (templos), na verdade vão sendo, sem as pessoas se darem conta, distorcidas pelas emoções, motivações e interesses humanos. Na verdade ecclesia significa povo de Deus. Povo de Deus acontece quando amamos, quando dialogamos, quando nos esforçamos para fazer justiça, alimentar aos famintos, quando juntos construímos um mundo melhor para todos e para a natureza.
As diferentes vertentes de denominações religiosas relaciona-se muito mais com poderes de grupos do que com a essência da manifestação de Deus.
Drogas, desonestidade, mentira, egoísmo, preconceito, julgamento de que se tem uma religião superior a dos outros, são exemplos de afastamento de Deus. Não se pode avaliar uma pessoa apenas por alguns fatores. Os saberes da Ciência - construtivos - precisam ser aprendidos. Ao saber sobre as armas, sobre a bomba atômica, e outros aspectos destrutivos ou atrapalhadores, precisaremos nos afastar, evitar.
Viva estudos sérios e consistentes, trabalho e preparação para o trabalho consistente, turmas de colegas e conhecidos, abertos a diversas pessoas éticas e saudáveis, contemplando a todos, para além da tua religião, para além de todas as religiões, raças, classes sociais. Priorize as trocas reais sobre as virtuais, pratique esportes coletivos de contato, leia autores clássicos que as universidades públicas, validam. Reorganize seus vínculo com abertura mental, bons contatos. Enfim, há tanta coisa a dizer.
Estou a disposição para enormes aprofundamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais.