Como posso guiar minhas escolhas?

Feita por >line · 13 fev 2023 Abordagem psicológica

Estou em Um relacionamento a uns 3 anos, e que foi conturbado, com traições, mentiras, ele me escondia de todos é mesmo assim eu lutei pra ficar junto, aguentei a barra e hoje estamos vivendo “bem” ele mudou demais, só que eu não sinto mais vontade de estar com ele, gosto da companhia mas sei que não pra ser parceiro da vida, as vezes parece uma grande amizade somente, iniciei esse relacionamento 5 meses após terminar outro relacionamento de quase 5 anos, por isso foi muito intenso, meu ex ainda gosta de mim, e está disposto a qualquer coisa pra voltar e eu sei que ainda gosto dele, seria certo terminar esse e tentar de novo com meu ex? As vezes eu também sinto que preciso ficar sozinha, o que eu faço?

A melhor resposta 16 FEV 2023

Ei Line, como vai?
Acho interessante a gente começar pelo final do seu relato, onde você diz que sente que talvez precise ficar sozinha. Acho que não foi por acaso terminar a pergunta com essa colocação!
Talvez essa seja uma grande oportunidade para você se questionar sobre a importância que você tem dado aos seus próprios sentimentos. Seu relato foi até extenso, mas só na última linha o que seu sentimento apareceu, por que?
Que tal pensar um pouco mais sobre isso? Talvez falar com um profissional possa te abrir novos horizontes.
Até mais!

Psicóloga Bruna Meyrelles
CRP 16 7493

Bruna Meyrelles de Melo Psicólogo em Serra

42 respostas

15 FEV 2023

Siga tua intuição... se não está contente, é necessário se distanciar de todos para, sozinha, poder descobrir quem realmente voce é e depois com sabedoria escolher o que a tua vida estiver te indicando, não a tua mente, pois na mente estão todas as referências, resultado da aprendizagem recebida.
Voce é vida e a vida te deu a liberdade e o livre arbítrio.
Mas está vivendo num sistema com seus valores, crenças, ensinamentos, limites...
Aquem vai ser fiel? à vida ou ao sistema?
O bem entendimento destas duas realidades vai te dar sabedoria para escolher o que é melhor para voce.
Sabendo sempre que cada escolha gera seus resultados, suas consequências, pelas quais, é responsável.

Abraços

5912 respostas

15 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

15 FEV 2023

Olá line, espero que esteja tudo bem com você.

Muitas respostas que você busca, já podem ser encontradas em seu relato. Suas vontades, desejos e perspectivas podem ser observados no que você escreve, de maneira inicial, mas já estão lá, pois você afirma que não sente mais vontade de estar com seu atual namorado, vislumbrando ele mais como um amigo do que como um parceiro de vida. Talvez, o que esteja faltando seja você se conectar ainda mais com seus desejos, é se planejar para ir atrás deles, movendo-se da maneira que gostaria em sue próprio caminho. Quando iniciamos um relacionamento logo após terminar um outro, principalmente um relacionamento muito longo, não damos para nós o tempo necessário para elaborar adequadamente tudo que foi vivido no antigo relacionamento, e quase sempre sentimos isso no novo relacionamento, o que acaba por prejudicar a relação atual, e nos deixar confusos sobre nossos sentimentos e intenções. Se você sente que precisa ficar sozinha, e isso é realmente positivo em seu momento atual, busque um tempo para você, sem cobranças internas, caso opte por finalizar seu namoro. Use esse tempo para que se sinta bem consigo própria, e para que você possa se conectar com seus objetivos, suas vontades e intenções. Isso vai melhorar sua autoestima, te dar um pouco mais de autoconhecimento, além de te deixar mais fortalecida e íntegra para seu novo relacionamento, caso seja essa sua escolha. Se desejar aprofundar esse tema, e ampliar seu autoconhecimento, um Psicólogo pode te ajudar muito neste sentido.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

936 respostas

15 FEV 2023

Olá Line, é necessário avaliar os prós e contras da sua relação atual, bem como o que te faz bem. A psicoterapia vai ajudá-la a refletir sobre suas dúvidas e como as mesmas podem impactar nas suas escolhas. Fico a disposição. Abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

245 respostas

14 FEV 2023

Olá Line! Obrigado por escrever. Escolhas são construções, que no universo de possibilidades, passam por observações, pesquisas, levantamentos sistemáticos de dados, com o cuidado de não deixar que forças emocionais se sobreponham ao óbvio, à razão.
Pelo texto que escreveu, especialmente quando cita a ideia de tentar de novo, demonstra que ainda não escolha com razoabilidade. A escolha com razoabilidade, envolve o escolher, como prioridade, a si mesma. É preciso ter tempo, coragem, foco, olhar predominante para si mesma, tua personalidade, sonhos, possibilidades e potencialidades: potenciais amigos, família, namorados, colegas, conhecidos, são cada qual, uma parte importante, mais muito pequena, em relação com a importância que você deve dar para si mesma (autoconfiança, escolhas, personalidade, percepções, raciocínios, ações, consequências, negociações, flexibilidade, maturação, domínio da cultura, da arte, da Ciência, da vivência).
Vamos contatar a riqueza e complexidade que está adormecida em você mesma?
vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, antidemocrático, bárbaro, se faz um deles.