Não consigo escolher uma profissão

Feita por >Amanda · 15 abr 2018 Orientação profissional

Eu sempre tomei minhas decisões de acordo com que era considerado "o melhor" para minha família e para sociedade de modo geral. Agora eu percebo isso, mas por muito tempo acreditei que era meu autoconhecimento decidindo sobre algo. Foi assim com minha faculdade de Direito. Eu entrei na faculdade, fiz os 5 anos (mesmo percebendo no meio que não gostava do curso) e agora estou com o diploma na mão, mas com a plena convicção de que não vou continuar na área. O problema é que eu não sei o que fazer, não sei para onde ir. Eu já pesquisei de tudo na internet e de todos os modos... teste vocacional, lado direito e esquerdo do cérebro, tipos de personalidade, guia de profissões. Mas ainda estou perdida.

A melhor resposta 16 ABR 2018

Amanda, boa tarde,
Os estudos mais recentes mostram que é possível gostar do que se faz e também aprender a gostar do que se faz, ou seja à partir de um senso de auto-eficácia diária é possível se sentir motivado e não necessariamente precisar de uma vocação e sim de ter um sentido naquilo que se faz e seguir em frente. Observe a trajetória de quem está bem no trabalho, como essas pessoas chegaram até lá? O que elas queriam? O que fazem para alcancar seus objetivos e sonhos? Observe também os momentos desde pequena quando estava fazendo algo, o que sempre fluiu bem? O que as pessoas falam sobre as suas caracteristicas? Enfim, na clinica podemos direcionar sua atenção para vários questionamento até você chegar em uma resposta que faça sentido para você, de acordo com seus valores, sonhos, e objetivo. Se não conseguir chegar nessa resposta sozinha, peça ajuda de um profissional..

Um abraço,

Márcia Costa

Márcia Costa Psicólogo em São Paulo

79 respostas

17 ABR 2018

amanda, saudaçoes!!!!! ainda bem que vc conseguiu terminar a faculdade de direito!!! parabens!!!! neste ano de 2018 vai ter muitos concursos publicos que envolvem varias materias ligadas ao direito!!!! te recomendo estudar e prestar todos os concursos que puder ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

16 ABR 2018

Olá Amanda. Deixa eu te passar uma informação: é muito comum concluir uma faculdade e não gostar da profissão, e você pode se considerar uma pessoa diferenciada, porque concluiu, a maioria nem isso faz e muito corajosa de não entrar na ciranda de trabalhar sem amar o que faz e fazer por fazer. Poderia contribuir contigo te ajudando a descobrir o que o conhecimento que já possui pode te gerar de renda e o que vai precisar complementar, em termos de estudo, para ter uma carreira conforme sua expectativa. Posso te dar um exemplo: se gosta de escrever - escrever matérias, em blogs, jornais, ... simplificando o tema. Se tem facilidade em alguma área dentro do direito, que poucos tem, porque não se tornar-se uma expert em ... Que tal as dicas? Além de psicóloga sou coach de carreira e sei como é bom encontrar o caminho profissional. Sucesso!!!

Marta Naguel Coaching e Orientação Profissional Psicólogo em Curitiba

16 respostas

16 ABR 2018

Entenda essa "confusão" de uma forma positiva. Algumas situações por mais desconfortáveis que pareçam, servem para nos alertar que precisamos olhar um pouco mais pra dentro de nós mesmos. Talvez agora não seja o momento de cobrar tanto de si mesma e começar a se conhecer, só assim terá a possibilidade de saber qual seria o melhor caminho a seguir. Seria interessante buscar uma orientação vocacional, uma ajuda profissional que possa te auxiliar nisso.

Adam Pereira Leite Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

15 ABR 2018

Olá Amanda! A Gestalt terapia fala o seguinte: "Não estou no mundo para viver de acordo com as expectativas de ninguém." Quando buscamos agradar a terceiros desagradamos a nós mesmo. Viver de forma inautêntica para agradar outras pessoas é algo que produz grande sofrimento. Talvez esse seja o momento de olha para dentro de você e descobrir o que te faz feliz. Faça terapia, o psicologo não irá dizer o que dever fazer ou qual deve ser sua escolha, mas, te guiará para essa descoberta. Att, Aline Lopes

Aline Lopes Psicóloga Psicólogo em Rio de Janeiro