Me arrependi do curso que escolhi

Feita por >Hidrogen123 · 8 out 2020 Orientação profissional

Olá, gostaria de falar um pouco sobre a minha historia e pedir uns conselhos.
Bom, no meu último ano do colégio eu prestei vestibular para entrar na universidade e acabei entrando para o curso que, na época, era o meu sonho: Curso de biomedicina. A minha família é cheia de biomédicos(as) muito bem resolvidos com a profissão e financeiramente e nisso eu acabei querendo seguir carreira nessa área, apesar de ter só 18 anos na época.
A partir dai comecei a cursar o curso e fui levando e levando, até que hoje eu não consigo mais me enxergar como sendo biomédico. Só que o problema é que estou no meu penúltimo ano, no caso 6° período - 3° ano (O curso são 4 anos) e hoje eu tenho 21 anos. Eu quero parar com o curso e prestar novamente o vestibular para entrar na área de farmácia ou medicina, porém eu conversei com os meus familiares e eles dizem que eu devo continuar com o curso e conclui-lo para depois tentar uma segunda graduação. Não queria ter que perder mais um ano fazendo o que eu não quero, mas ao mesmo tempo foram 3° anos desperdiçados. Fora o fato que eu já estou meio "Velho" começar do zero. Enfim, minha cabeça está uma zona e totalmente confusa e isso tira meu sono a noite, já que me preocupo demais com meu futuro.
Quero saber o que eu devo fazer? Terminar o curso levando com a barriga ou parar de vez?
Preciso de ajuda. Obrigado.

A melhor resposta 9 OUT 2020

Olá Hidrogen,
É muito comum isso acontecer, porque com 17 ou 18 anos ter a responsabilidade de escolher a profissão para toda a vida, não é uma tarefa fácil. Conhecimento/diploma, nunca é demais e no seu caso ainda as profisssões estão dentro da mesma área.
Converse com sua familia para ver a possibilidade de fazer terapia, vai te ajudar a organizar tudo que está acontecendo.
Me coloco a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

28 OUT 2020

Olá Hidrogen.
Parece-me que você está travando um embate entre você (seu mundo interno) e seus familiares (mundo externo).
É uma decisão difícil de ser tomada, mas não impossível.
Dentro da área da Psicologia, existe a Orientação Profissional e de Carreira que ajuda jovem e adultos na facilitação da escolha profissional, ou na reorientação de um segundo curso a seguir ou áreas de especialização.
No seu caso, você deve seguir sua vontade, por mais que seus familiares sejam bem resolvidos e com bom status financeiro, isso não quer dizer que você também não será se pretender continuar com o curso de biomedicina.
Me parece que ao escolher um curso, ao sair do ensino médio, optou pelo curso de biomedicina, por muitas influencias de seus familiares, esquecendo de observar seu lado.
Oriento você a buscar uma Orientação para ajudar na sua decisão e para esclarecer alguns pontos, que parece que ainda estão o impedindo de tomar suas decisões.
Este processo trará muitas vantagens para você.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.

Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste