Mudar de curso

Feita por >Mm · 13 dez 2020 Orientação profissional

Faço Arquitetura e Urbanismo, estou no 6 período, mas agora eu tranquei devido á ansiedade e depressão, escolhi o curso porque na época eu não sabia qual área eu queria e o meu pai é engenheiro civil e sempre quis que eu fizesse arquitetura pois ele é da área e pode me ajudar. Ao decorrer do curso eu gostei do curso e das matérias, acontece que durante o curso eu sofri retaliações de colegas e professores, isso sem contar que tive bastante dificuldade com o curso e no ultimo semestre que eu cursei eu estava completamente de saco cheio com tudo, não queria mais ir para a faculdade. Eu me interesso bastante por História e tenho vontade de fazer o curso, mas tenho medo de me arrepender. Qual é a melhor opção?? Um dos motivos pelo o qual fiquei de saco cheio além dos problemas com os meus professores e colegas, é a ferramenta de trabalho que é o software que desenhas os projetos que é bastante estressante, complexa e trava muito, isso sem contar com o dinheiro que é gasto durante o curso com maquetes e o fato de ter que carregar essas maquetes.

A melhor resposta 18 DEZ 2020

Olá MM. antes de vc trocar de curso. Verifique os motivos dessa ansiedade. E dessas retaliações.
Se precisar de ajuda sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

14 DEZ 2020

Olá Mm! Gostaria de te dizer que bastaria você fazer orientação ocupacional, mas pelo que você escreveu, você precisará das duas coisas: orientação ocupacional bem feita e profunda, assim como psicoterapia. A psicoterapia será necessária, pois cursar o que o pai quer não envolve autonomia, carregar maquetes é detalhe, software é software; estressante é o significado que você está dando a ele, retaliações precisamos aprender a lidar. Você precisa amadurecer.
A sinceridade pode incomodar, mas é a postura honesta para te ajudar a dar passos em busca da autonomia, maturação e originalidade.
Estarei á disposição para aprofundar os fundamentos das afirmações postas, assim como para executar, junto com você, caminhada científica em psicologia.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.