Vida e profissão

Feita por >Luana Lopes Bertoleti · 28 mai 2020 Desenvolvimento pessoal

Ultimamente a minha vida está um caos, não consigo ir bem na faculdade, me sinto fraca e sem forças durante o dia, desanimada com tudo, sem emprego e ainda vai demorar anos para me formar, não vou aguentar muito tempo,não tenho apoio de ninguém na vida, preciso trabalhar ter o meu dinheiro será que faço um tecnico ao invés de faculdade para sair dessa vida já perdi muito tempo, tenho 21 anos e sou um peso para minha família que nem soube me criar direito sempre me dando tudo nas maos agora tenho que ouvir ofensa de todos os tipos.

A melhor resposta 30 MAI 2020

Olá Luana,
O sentimento que tens é de ser um peso para a tua família, mas se deu conta de que te ajudaram demais....
Agora é hora de voce se responsabilizar por ti. Te desafie a ti mesma e descubra uma atividade que tu gosta. Não foque no dinheiro, ele vem como consequência. Precisa para de pensar que é uma inútil, não, não é inútil.
Pode sim pensar em fazer um curso técnico, mas dentro de alguma coisa que gosta de fazer, nem que seja, fazer pipoca..
É mais importante o trabalho do que faculdade. Trabalho de coloca com os pés no chão. Faculdade te coloca com os pés nas núvens.
Se for necessário, mais tarde, pode sim fazer faculdade, para buscar conhecimento para a área que tu gosta de fazer.
Voce não perdeu tempo, apenas se encantou um pouco em ser servida.
Tome as rédeas da tua vida nas tuas mãos, só isso.

5817 respostas

7 JUL 2022

Olá Luana.
Que bom que começa a perceber que precisa ter atitude, responsabilidade e fazer escolhas que podem ou não dar certo.
21 anos é um momento de começar a sair dos cuidados dos pais e ganhar independência. Não é tarde, é apenas a hora certa pra você.
Não ter apoio é muito bom para buscar suas responsabilidades e independência, até os animais fazem isso, tem patos e pássaros que quando chega o momento jogam seus filhotes na água (patos) ou de cima da árvore (pássaros) para que estes aprendam a se virar.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

29 MAI 2020

Olá Luana! Você participou outras vezes desse espaço. Será a mesma frente de demanda? Será muito enriquecedor você poder começar a trabalhar e organizar sua rotina, sua autoestima. Outra frente importante é você poder aprofundar, com a ajuda de um psicólogo, um processo de orientação ocupacional abrangente, envolvendo interesses, habilidades, personalidade, forças internas, realidade de mercado, vida universitária, dentre outros fatores. Estou à disposição para detalhamentos.. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8604 respostas

28 MAI 2020

Olá Luana!
Pelo seu pequeno relato pode ser que esteja sofrendo de um quadro de depressão.
É indicado que procure ajuda de um psicólogo pelo processo ser de autoconhecimento e fortalecimento emocional. Com acompanhamento e apoio adequado, a sensação de sentir-se um peso e de sentir-se sozinha irão diminuir, possibilitando o resgate da perspectiva de futuro e fortalecimento neste momento difícil.

Fico a disposição.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo