Quero deixar de ser crente, mas tenho medo

Feita por >Ste · 25 mai 2020 Desenvolvimento pessoal

Sou da igreja desde os meus 3 anos,mas hoje aos 19 anos percebi que perdi muitas coisas por ser crente (amizades,festas de amigos e familiares,viagens,etc),hoje percebo que vivo uma vida rotineira sem ter nenhum divertimento.Estou pensando em começar a sair pra lugares que eu gostaria de conhecer mas ainda não estou decidida a largar a igreja,só que eu tenho muito medo das críticas dos meus familiares e pessoas da igreja pois sempre fui a “crente que não fazia nada de errado”.Nao sei o que eu faço.

A melhor resposta 6 JUL 2022

Olá Ste.
Ser crente é diferente de ter fé. Muitos que usam esta denominação tem medo das críticas sociais, porém sair e ter amigos, se o fizer com responsabilidade e ter a certeza de que está fazendo tudo conforme aprendeu em sua fé, não tem nada de errado. Errado são aqueles que apontam para outros, esquecendo que todos temos defeitos.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

27 MAI 2020

Oi Ste, essa situação geralmente produz muita angústia mesmo. É importante que você possa pensar sobre sua trajetória de vida, e pensar também sobre a possibilidade de mudança e transformação ao longo da vida, em todos os sentidos. Talvez seja um momento de você repensar suas escolhas para que possa refletir sobre o peso da opinião de outros sobre você bem como seus desejos e os comportamentos que fazem sentido para você. Infelizmente, as pessoas apesar de próximas, não têm a compreensão sobre os conflitos emocionais e psicológicos que cada pessoa desenvolve e, se estiver muito difícil administrar a situação, procure atendimento psicológico, que poderá te auxiliar na tomada de decisão e acompanhar para que você possa encontrar os seus valores e caminhos que sejam mais positivos / saudáveis para sua saúde emocional. Espero ter ajudado!

Jussara Spolaor Psicólogo em Itajaí

10 respostas

26 MAI 2020

Olá Ste! Grato por participar. Não sabemos qual o grau de profundidade e envolvimento que você vive com sua denominação religiosa. A palavra "crente", de maneira ampla, refere-se às pessoas que creem em Deus. É hábito cultural de se tratar algumas denominações religiosas como "crentes", de forma a ponderar um jeito próprio de crer. Acontece que a essência da crença está na ideia de que Deus é justo, bom, solidário, verdadeiro, respeitoso. Amizades, festas, viagens, familiares, com honestidade e bondade, representam a presença de Deus. O que é errado? "Atire a primeira pedra aquele que não tiver pecados". Quem não erra. Uma coisa é errar com intenção má, outra coisa é errar por limitações humanas que todos temos. Cuidado: Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, deu a ele - ser humano - a capacidade de análise e escolha, criação. Por exemplo: esse veículo de comunicação que utilizamos é uma criação humana, que sendo bem usado, ajuda muito as pessoas. A pessoa que desenvolveu essa tecnologia, agiu conforme as dádivas de Deus. Você não se referiu, mas a ciência praticada com ética, é altamente religiosa: você não citou a possibilidade de estudar com profundidade; a idade é própria para isso. Festas: uma parte delas são perfeitamente éticas, honestas. Outras nem tanto. Mas posso ir a uma mesma festa que outra pessoa e manter minha postura com honestidade e retidão; não preciso beber, falar palavrões, usar outras drogas, trajar roupas indevidas. Posso fazer viagens nas quais eu me divirta, conheça lugares, sem precisar agir contra os princípios essenciais da religião. De fato, há festas, parentes e viagens que apresentam situações contrárias à saúde, religião e ética. Estou à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado.