Quero ser sincera, mas para isso devo sacrificar o amor que sinto?

Feita por >Ana Silver · 14 jan 2021 Desenvolvimento pessoal

Ser feliz acho que nunca fui basicamente minha vida é totalmente cheia de mentiras, sou lésbica (não assumida), tenho ansiedade, estou à beira de uma depressão e vários problemas na família. Só quero Paz.

A melhor resposta 18 JAN 2021

Ana Silver,
Não, não deve sacrificar o amor para ser sincera... é uma contradição...
Primeiro, precisa ser sincera contigo mesma.
Veio aqui para se realizar, para ser feliz. A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para te conduzir
Não é ser fiel ao sistema, aos outros, mas para ser fiel a ti mesma.
O ser lésbica ou não é uma condição pessoal que só diz respeito a ti mesma: seja o que é.
Conheça-se e se fortaleça para ser voce mesma.
Claro que pode agir com calma, com flexibilidade e com diplomacia para também se dar bem com o meio: família, sociedade,....
Porém, depois que conseguir a tua autonomia e liberdade emocional e financeira, consegue se impor e ser o que quiser.
Nunca sacrifique a ti mesma em função dos valores, crenças e ameaças sociais.
A Psicoterapia pode te ajudar neste processo.

5897 respostas

11 ABR 2021

Talvez falte um pouco de autocompaixão Ana, se você já enfrenta todas essas adversidades, porque precisa levar uma vida de mentiras? A vida é apenas uma e você deve viver da melhor forma possível que traga paz, harmonia, equilibrio, bem estar e felicidade, eu trabalho com a abordagem da Gestalt Terapia que te trás pro momento presente e assim você pode ressignificar o seu passado e as situações que não estão "fechadas, concluídas" em sua vida, por isso a causa de tanto sofrimento, também atuo na área da Psicologia Positiva onde você pode estar trabalhando as suas forças pessoais e emoções positivas para trabalhar as suas questões e ser mais resiliente diante dos problemas!
Att, Larissa Lopes - CRP 02/23558 Psicóloga

Larissa Lopes Psicóloga Psicólogo em Jaboatão dos Guararapes

15 respostas

17 JAN 2021

Olá Ana Silver.
Grata por sua pergunta.
Calma é a palavra que dedico à você neste momento. O gênero é uma questão que só diz respeito à você mesma. Se a família não aceita tenha calma e espere o momento certo para se afastar e seguir a sua vida independente da família de origem, como todos fazem independente do gênero. Apenas, tome o cuidado de ter idade e condições financeiras para se assumir e conquistar a sua liberdade.
Quanto aos problemas de família pondere e se responsabilize apenas por aqueles que você causa ou causou. Veja se não está carregando um fardo que não é seu. Resolva ou mude o que pode resolver ou mudar e aceite aqueles fatos que não pode mudar. Não guarde mágoas do passado, perdoe, aceite as pessoas como são, com as dificuldades delas. Não queira mudar o mundo pois tenho certeza que não vai conseguir fazer isso. Apenas invista nas seus próprios projetos, faça as mudanças que se fizerem necessárias no seu devido tempo, faça metas e cumpra-as. Respeite-se em primeiro lugar, ame-se e verá que o mundo lhe respeitará e a amará também.
Procure um psicólogo para falar de seus sentimentos e emoções. Na terapia você irá desenvolver a auto estima e o autoconhecimento que precisará para enfrentar os desafios da vida com mais segurança.
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

16 JAN 2021

Olá Ana! Obrigada por sua participação.
Imagino como deve ser difícil segurar tudo isso sozinha. Você já pensou em buscar ajuda profissional, de um psicólogo? Acredito que você poderia trabalhar em vários aspectos da sua vida e, quem sabe, encontrar a paz que deseja.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Um grande abraço,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

15 JAN 2021

Olá Ana Silver. Grato por citar. Também preciso ser sincero. Procure ajuda, procure conversar com um profissional, com mente aberta, persistência e disciplina. Quando não assumimos é porque não estamos podendo lidar com a verdade. Hoje, podemos algumas coisas, amanhã poderemos outras coisas. A paz faz íntima conexão com a harmonia interior. Falar sobre o que está sentindo, vivendo e planejando te fará muito bem. Você precisa, para isso, de um ambiente acolhedor, pessoas com mente aberta, respeito, sigilo e empatia. Procure por um de nós.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.