Sou casada e quero me separar para viver outro amor. Devo?

Feita por >Carla · 21 jul 2022 Abordagem psicológica

Tenho 28 anos e 5 anos de casada e + 5 anos de namoro com meu esposo, totalizando 10 anos juntos. Antes de estar noiva dele e casar, conheci uma pessoa que tivemos uma amizade forte no inicio e depois veio o sentimento um pelo outro, mas na epoca estava em um compromisso não tivemos coragem de falar nada um pro outro e depois nos distanciamos devido a situacao e meu namorado estar encomodado com essa amizade, pois eu estava em SP e ele na Bahia e eu vivia saindo com esse amigo, mas nunca rolou nada. Eramos novos, tentando o mestrado e eu nao tinha certeza e já estava num namoro de anos, onde meu namorado viveu momentos importantes, primeiro emprego, cancer e morte do meu pai, formatura. Então na epoca eu só pensei é melhor ficar com meu namorado eu nem sei se o outro sente algo por mim, porque nunca verbalizamos nada, mas tinhamos essa atraçao forte. Voltei para Bahia e fiquei noiva e casei com meu namorado. E depois viemos para o interior de SP. Eu nunca esqueci o outro, mas tava disposta a me dedicar ao meu casamento e que foi feliz tambem. Ai agora depois 6 anos eu voltei a seguir aquele amigo do passado e ele me seguiu de volta e voltamos a conversar. Ai a gente acabou pedindo desculpa um pro outro por ter sumido um da vida do outro sem dizer um adeus e acabamos nos declarando e falando tudo que o sentia um pelo outro e que naquela epoca nao tivemos coragem de falar ou nao entendiamos o que estavamos realmente sentindo. Ele disse que se na epoca eu tivesse verbalizado o que sentia, me pediria para ficar com ele e terminar o namoro, mas ele nao sabia se era recípro e ficava com receio de falar algo e ser só coisa da cabeça dele. Eu reencontrei pessoalmente a um mes atrás e ficamos, me sinto culpada por ter traido o meu esposo. Eu precisava saber se era aquilo tudo, e foi muito forte. Ele quer construir uma vida comigo, quer que eu me divorcie e quer me levar para conhecer a familia dele já agora em setembro. Só que nesse primeiro momento ficariamos em off sem assumir ate normalizar tudo. Eu quero viver essa historia com ele, mas estou com receio. Eu gosto do meu esposo, mas nao como antes. O meu esposo não tem a mesma conexão, não é o sonho dele viajar, ele não tem ambição, a reforma do apartamento eu que fiz acontecer, SE fosse por ele nem apartamento ainda tinhamos comprado. Ele Pensa muito e demorar agir, só eu já o conheço no dia a dia, temos um apartamento financiado juntos todo mobiliado, ele ta concursado e eu sou so bolsista de doutorado e ano que vem termina minha bolsa e ai vou procurar um emprego. Com meu esposo eu tenho estabilidade, uma vida serena, não precisaria começar do zero. Já com o outro eu me sentiria viva, iria viver um amor que não se apagou depois desses 6 anos longe, esse outro é estudioso já tem três faculdades, fala em Ingles e quer viajar o mundo assim como eu e nossa quimica é incrivel. Ele é Minha versao masculina. Só que ao mesmo tempo eu fico insegura, pois ele ainda não tem uma estabilidade e vive de aluguel em SP onde o metro quadrado é um absurdo. Ele é muito otimista, eu tambem sou, mas eu penso muito e tenho um pouco dos pés no chão. E para ele "Tudo vai dar Certo, confie em mim, já deu" Acredito que é impossivel ele ficar sem nada, ele tem o suporte dos pais concursado em salvador, ele conhece muitos amigos em vários paises e ele tem um curriculo perfeito, ele escolhe muito o que quer fazer. Ele quer ter filhos e eu nao tenho certeza se quero, mas as vezes penso que com ele eu teria vontade. Já o meu esposo eu ja falei que não queria, mas no fundo acho que ele tambem quer ser pai, e seria um excelente pai os dois. Já entrei em contato com uma advogada e so preciso decidir. Se eu me divorciar no inicio provavelmente vamos ficar morando no mesmo apartamento, porque é financiado e não vamos fazer a partilha de bens no inicio, devido toda a burocracia e taxas. Só temos 22 mil em conta conjunta, o meu esposo tem o concurso dele para se manter e eu ainda estou segurada com minha bolsa de Doutorado ate final de 2023, mas depois disso não queria voltar pra casa da minha mae na Bahia, ate porque ficaria longe do homem que eu quero ficar que está em SP. O homem que quero ficar fala para eu não me preocupar que ele ta fazendo entrevista para fora do Brasil, ate me perguntou se ele conseguir e me chamar se eu vou com ele. Eu disse que sim. Seria otimo se ele conseguisse algo assim porque ficariamos longe de todo mundo nesse inicio e eu teria tempo para conseguir um emprego pra mim e nós ja estariamos juntos e vivendo o que queremos. Preciso tomar um a decisão, não quero adiar isso. Em setembro tem o casamento da prima dele que ele quer eu que vou, tem o aniversario dele em novembro, a formatura de jornalista. Se esperarmos o momento certo nós estabilizados para conseguir vivermos juntos esse amor, só vamos perder mais tempo que poderiamos já estar juntos. E tambem não seria justo com meu esposo eu adiar essa decisão ate o termino do meu Doutorado ai eu arrumo um emprego e falo agora vamos separar.

Não sei o que eu faço, se fico nessa relaçao e tento reacender o amor e viver essa vida mesmo calma de casada com alguém que já conheço há muito tempo ou se vou viver esse amor com essa outra pessoa que nunca esqueci e mexe com comigo.

A melhor resposta 22 JUL 2022

Olá Carla! Obrigado por escrever. Sempre é importante lembrar que o grande namorado de cada pessoa é ela mesma, que o a convivência com o outro em tempos e situações raras e escolhidas, mostra uma realidade, a convivência vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, envolve administração e construção. Ao mesmo tempo vincular duas decisões incompatíveis implica alto grau de contaminação e falta de nitidez das coisas: terminar com o marido se as coisas forem promissoras com o antigo afeto (que pode não se mostrar atual)
Maduro mesmo seria ter conhecido melhor seu marido antes de casar-se, maduro mesmo será ousar, antes de caminhar para outra companhia, organizar a melhor plenitude de si mesma. Cuidado: as coisas olhadas de longo são diferentes delas mesmas, olhadas de perto. Viver o agora, sem alguma maturação, pode trazer implicações não tão confortáveis, de longo prazo: por exemplo, filhos, gastos financeiros desinteligentes, perdas de oportunidades.
Amadureça com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos. A grande maior dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro, são atores, são falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8607 respostas

18 AGO 2022

Carla... voce esta alimentando uma situação que vai causar dor, ou ao teu marido ou ao teu amor secreto...
Voce quiz se colocar neste dilema... assim como não dá para fazer uma omelete sem quebrar os ovos, qualquer decisão que tomar, vai causar sofrimento.
Te dê conta de uma coisa... o caminho que escolher, vai ter pedras... vai saber passar por elas? Sem olhar para trás?
A escolha é sua!
Abraços

5817 respostas

22 JUL 2022

Olá Carla.
Acredito que essa é uma decisão que ninguém poderá opinar e afirmar que vai dar certo ou errado. Mas você deve ponderar sobre o que você quer para a sua vida, seus princípios e observar além da fala as atitudes que o seu amigo vai tomar daqui para frente. Tome a sua decisão baseada no que você quer pois se der errado não precisará culpar ninguém por sua decisão, apenas recomece e deixe o passado tal como pretende fazer agora. Assegure que as suas finanças estejam bem resguardadas e tenha em mente que quando acabar a sua bolsa terá que se sustentar sozinha caso o plano falhe. Ou seja, tenha os pés fincados no chão. Fico à disposição caso queira desenvolver esse assunto em terapia.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba