Eu não quero um amor

Feita por >Luna · 8 jun 2022 Desenvolvimento pessoal

Eu nunca namorei, porem obviamente já gostei de alguém. Mas sempre que alguém me desperta interesse ou demonstra interesse por mim eu me afasto. Sei lá é como se eu tivesse medo de me aproximar muito e acabar namorando. A ideia de ter intimidade com alguém é um pouco incomodo. Sempre penso que só EU me encaixo com meu jeito estranho de ser, e que seria esquisito alguém também conhecer esse meu lado. E também, penso muito na minha vida sabe? eu sou muito confusa, e sinto que eu deveria me resolver primeiro antes de me relacionar com alguém. Pra nao acabar tendo mais problemas na minha vida.
Porque no final das contas, todos os relacionamentos que observei de pessoas próximas são extremamente cansativos e estressantes.
Pensar que vou viver solteira pra sempre nunca foi o problema pra mim.

A melhor resposta 9 JUN 2022

Olá
Não há nenhum problema em decidir levar uma vida sozinha, desde que seja uma escolha. Na medida em que percebo que não me vejo na liberdade de algo, não se trata mais de uma escolha, mas de uma limitação.
Estar próxima de outras pessoas, abrir suas vulnerabilidades é correr e risco de que o outro lhe machuque. Mostrar nossas feridas a outra pessoa implica o risco de que ela coloque o dedo nessa ferida e nos magoe. Entretanto, também corremos o risco de que ela tenha um criativo do tamanho exato desse machucado.
As relações são apostas que não temos como prever o futuro. Se você sente dificuldade nessa aposta, sugiro iniciar um processo de terapia, onde a tua relação com o profissional também pode refletir isso e ser assusto para o processo.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

21 NOV 2023

Oi Luna, não há problema em decidir viver uma vida singular. No entanto, é importante nutrir relações de forma geral, não necessariamente amorosa. Somos humanos e ter relações sociais é um dos pilares que sustenta nossa saúde mental.
Em sua fala você relata se enxergar como uma pessoa estranha e com certeza esse pensamento influencia em como se comporta com as pessoas. Em terapia você aprende que pensamentos não são fatos e que podem ser analisados e modificados. Quando isso ocorre, mudando também como nós sentimos e nos comportamos. Se for importante pra você desenvolver relações (de forma geral) e desenvolver maior consciência sobre si mesma, sugiro a terapia cognitiva comportamental.
Espero ter ajudado, abraços!

Brenda Lima Psicólogo em São Paulo

40 respostas

9 JUN 2022

Oi Luna!
O fato de não querer relacionamento nenhum, não é nenhum problema.
Somos donos das nossas vidas e podemos criar a realidade que queremos para nós.
Há muitas pessoas que vivem sem nenhum relacionamento.
A vida nos deu a liberdade e a cada momento, por livre-arbítrio podemos fazer novas escolhas.
O que precisa se perguntar é se o fato de estar sozinha te causa alguma perturbação, te causa conflito, se sente frustrada porque nestes casos pode ser sintoma de ter questões emocionais bloqueadas, esteja fugindo dos relacionamentos de medo de sofrer.
A referência que tem (amigos) é de relacionamentos sofredores, mas isso é uma distorção afetiva... que precisa ser corrigida, curada.
A realização pessoal é garantia de atrair pessoas de valor; Não tem nenhuma lógica estar ligada a alguém carente, dependente, frustrado.
Seja de valor para si mesma, isto garante boas relações. Faça Psicoterapia.
Abraços

5817 respostas

9 JUN 2022

Olá Luna! Que bom que você escreveu! Escreveu porque está incomodada, vivencia dúvida. O estranho, o desconhecido, gera certo desconforto. Acontece que o desconhecido, não se faz totalmente conhecido; sequer conhecemos de forma profunda, a nós mesmos, imagina aos outros. Por outro lado, somos seres sociais. Viveremos muitas e diversas etapas de vida. Não nascemos para ficar sozinhos, também não podemos ter a pretensão de conhecer plenamente a nós mesmos, muito menos aos outros. Há, no entanto, sinais que indicam probabilidades e necessidades de convivência. Honestidade, ética, flexibilidade, esforço adaptativo, sem violentar a essência, linguagem, metas e objetivos, indicam potenciais boas construções de companhias estáveis, duradouras e qualificadas.
De fato, você quer um amor (externo), mas antes quer, precisa e deve situar melhor o amor (interno), identidade, personalidade, rotina de vida, planos e metas originais, para além da cultura.
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue estão muito verdadeiras! A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos, ditos "líderes religiosos" são extremamente falsos, querem é dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Use máscara, evite aglomerações, assim como elimine os criadouros de mosquitos.

8644 respostas

9 JUN 2022

Olá!
Veja, você disse: "Sei lá é como se eu tivesse medo de me aproximar muito e acabar namorando." Se tem medo de que isso aconteça é porque existe o desejo da sua parte de que realmente aconteça, caso contrário, não haveria o que temer. Por outro lado, você parece não estar disposta a suportar as dificuldades do relacionamento. Bom, eu suponho que haja mais questões mais profundas te inibindo de aceitar seu desejo (afinal, todo desejo implica dificuldades inerentes, mas deixar de assumi-los pode nos levar a uma vida insatisfatória), nesse sentido, é fortemente recomendável iniciar uma terapia com um psicanalista da sua confiança a fim de lidar com essas questões e encontrar uma conciliação entre seu desejo e suas defesas que te permita ter uma maior qualidade de vida.
Grande abraço!

Weslley de Sá Farias Psicólogo Psicólogo em Aracaju