É normal não gostar do filho e não ter amor por ele

Feita por >Andrezza · 24 out 2022 Abordagem psicológica

Eu sempre sonhei em ter uma menina,meu primeiro filho foi homem hoje com 3 anos, e agora tenho uma menina que vai completar 1 ano. O que me perturba é o fato de eu não sentir amor carinho ou qualquer sentimento por meu filho,tem dias que grito com ele pra ele não falar porque não suporto a voz dele, tudo q ele faz me irrita eu tento ser uma mãe melhor e não brigar com ele mais não sei o que acontece eu não consigo simplesmente ter aquela paixão por ele me sinto mal por tratar ele tão ruim. Eu tive depressão pós parto após ganhar ele

A melhor resposta 26 OUT 2022

Olá Andrezza, espero que esteja tudo bem com você.

E o que são os filhos, se não a grande oportunidade que recebemos de nos superar e de sermos pessoas melhores em nossas vidas e na vida dos outros? Seu filho, ainda tão novo, e já te incentivando a superar seu limite, indicando o caminho para você ser uma pessoa melhor, mais madura, mais preparada para a vida e para os desafios que surgirão ao longo do caminho, segurando em sua mão e te guiando. É sempre com esforço que surge a superação, e aqueles que conseguiram, sabem muito bem disso. Ao vir aqui e buscar ajuda neste momento, você reconhece que deseja melhorar, se superar, e esse esforço você faz por seu filho. Uma prova de amor, sim, é por amor que você quer evoluir e se tornar uma mãe e pessoa melhor. Continue seguindo os passos do seu filho, seguindo pelo caminho que ele te oferece para sua superação, que tenho certeza você ainda vai se surpreender muito positivamente pela frente. Abrace o aprendizado que te foi ofertado, que ele te abraçará de volta, e tudo, então, seguirá com mais naturalidade. Talvez realmente você tenha mais facilidade com meninas, e tudo bem. Nesse caso pode ser que você precise de um apoio profissional para ajudar a compreender a educação de um menino. É neste sentido que um Psicólogo passa a ser interessante para você neste momento, para te auxiliar com isso, e com outras dúvidas ou questionamentos que possam surgir. Seu filho precisa de você, do pai e da irmã, ele ainda é muito novo, e seu bom desenvolvimento e fortalecimento depende de vocês, e de você também. Se for possível, busque um Psicólogo para que ele possa te acompanhar nesses anos iniciais com seu filho. Isso vai te dar mais segurança e seu filho sentirá isso.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

26 OUT 2022

Existe algo nessa relação que precisa ser ajustado para evitar maiores problemas tanto para você quanto para ele, através de um processo terapêutico é possível encontrar um outro caminho

Roselita Menezes Vicente Pinheiro Psicólogo em Rio das Ostras

58 respostas

25 OUT 2022

Olá Andressa.
A irritabilidade exacerbada e que nem mesmo você sabe explicar é sintoma da depressão ou outras comorbidades. Procure o mais rápido possível fazer terapia para diminuiir o seu sofrimento e melhorar o seu relacionamento familiar. Fico a disposição para tratar dos temas abordados aqui em terapia.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

25 OUT 2022

Oi Andrezza! Que bom que você escreveu! Não é normal mãe não gostar de filho. Também não é razoável explicar o não gostar por depressão pós parto. Será muito importante e altamente recomendável, que você não deixe passar o tempo. Certamente há componentes que se associam a você, e não a teu filho. Que você providencie a assessoria científica de um psicólogo, com a maior brevidade possível, vindo com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não vote com base em notícias distorcidas. Escolha a democracia e o respeito aos diversos.

8644 respostas

25 OUT 2022

Oi Andrezza!
Voce precisa conhecer a si mesma, compreender a si mesma, conhecer o filho que tem, compreender as emoções que surgem tanto com relação ao filho, à filha e ao marido.
Quem é você? De onde voce veio? Qual o seu objetivo de vida?
Precisa saber, estar ciente disso para compreender o a relação com seus filhos, para compreender os problemas enfrentados.
Cada filho também vem com o objetivo de ensinar aos pais determinados traumas e conflitos que eclodem quando eles vêm.
Voce não está compreendendo o que precisa conscientizar... pois, faça psicoterapia que tudo pode se esclarecer e compreender.
Em vez de gritar com o seu filho, tique atenta ao que desperta dentro de voce (raiva, ódio, ansiedade, ...) não é ele que te causa isso, a voz dele apenas instiga o que sempre exisatiu dentro de voce, desde pequena, voce não resolveu e agora a voz do filho aciona esta necessidade. Não seja injusta com o seu filho... ele não é a causa dessa irritação. É outro problema que voce precisa localizar, rever, curar. Se não resolver isso, além de provocar a ira do filho contra voce, causar problemas na vida do filho, vai aumentar a tua dor pelo problema não resolvido.
Deve ser grata a este filho por ele trazer à tona um problema que voce precisa resolver.
Abraços
Lembre-se: estamos aqui para nos curar, para resolver problemas, para corrigir percursos, necessários para que possamos continuar no caminho da evolução. Filhos, marido, trabalho, conexão com outras pessoas são antes de tudo oportunidades para nos aprimorar, compreendendo as emoções que eles provocam em nós.