Como conseguir ter amor próprio e não depender do outro?

Feita por >Sandra · 7 dez 2020 Dependência emocional

Sou casada há 22 anos, moramos na mesma casa e ele já me pediu o divórcio, cada um vive num quarto, ele sai, dorme fora está vivendo a vida e eu me fechei para o mundo, triste, fico com ciúmes pois ele vai para casa da família dele e eu não mais, tenho uma dependência nele como se a vida dele fosse a minha, trabalho tenho 2 filhos, tento ter uma vida, mas qdo chego em casa é muito difícil ficamos meses sem se falar, qdo puxa assunto sempre tem discussão, tenho um amor unilateral, preciso de ajuda.

A melhor resposta 8 DEZ 2020

Sandra. A ajuda q vc precisa é psicológica. Vc precisa se fortalecer emocionalmente. Melhorar sua auto estima., Pense nisso.
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

8 DEZ 2020

Olá Sandra! Grato por escrever. Pelos dados apresentados, será muito importante a ajuda mesmo. O centro do amor, da harmonia, da alegria, precisa estar em você. Você precisa reorganizar tua vida. Vinte e dois anos de casada, provavelmente com filhos adolescentes com bom entendimento do panorama familiar, podem facilitar caminhada para uma vida de maior satisfação pessoal. Dependência pode ter vários aspectos: dinheiro, segurança, direção, etc.
O tempo não para. Você precisa se abrir para a vida, decidir condições claras para a tua caminhada. Um psicólogo com técnicas científicas, segredo, respeito, empatia, abertura mental, te ajudará muito a caminhar para um mundo melhor, que pelo relato, parece não estar tão distante.
Procure por um de nós.
Atenciosamente (em tempos de aumento da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, empatia, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8669 respostas

8 DEZ 2020

Oi Sandra,
Precisa recuperar a ti mesma, precisa construir-se com base no que verdadeiramente é, conhecer-se e descobrir qual o seu objetivo de vida. Hoje estás casada e com filhos, mas apesar de poder ter tudo isso, não nasceu para ser esposa e nem mãe. Nasceu para ser feliz e realizada; nasceu para construir-se, tem o poder criador da sua realidade.
Entretanto, o sistema (Família, escola, religião, sociedade, crenças...) te orientaram para outra direção e você aceitou, renunciou ser si mesma para ser o que os outros queriam. O resultado é esse que experimenta.
Precisa agora dar respostas à tua vida... faça psicoterapia para descobrir e ser auxiliada nesta busca.