Por que não estou conseguindo me importar com coisas familiares?

Feita por >Tarcienny · 13 abr 2021 Terapia familiar

Acho que o título da pergunta não foi muito esclarecedor, mas vou tentar explicar. Eu sempre tive muita dificuldade de saber o que estou sentindo ou de até mesmo expressar diretamente, ainda assim, eu acho que consigo expressar indiretamente em outras formas. Mas de um tempo pra cá vi que tem algo esquisito, talvez seja uma forma de lidar com morte, não sei. Recentemente minha mãe perdeu seu tio, eu o conhecia desde pequena, mas sua morte não me abalou, fiquei minimamente triste pra dizer a verdade, eu sinto que deveria ter chorado e ficado mais triste. Logo depois desse acontecimento um outro tio de minha mãe também faleceu, desse eu não era tão próxima, mas ainda assim é um parente, mesmo isso não consegui me importar 100%, eu realmente fiquei fazendo normalmente coisas da minha vida, me peguei até escutando música e tentando me alegrar e tinha até esquecido do acontecimento, até que me liguei e pensei se ao invés de estar fazendo isso eu deveria estar triste e chorando com a minha mãe. Minha mãe já reclamou várias vezes de eu ser uma pessoa insensível até(eu não acho isso, eu sinto sim), ela diz que não sou tão amorosa, e reclamou por eu não ter ligado pra morte dos seus tios. Estou me sentindo horrível, como alguém sem sentimentos, fico triste com isso. Gostaria muito que me ajudassem a entender o que isso pode ser!!

A melhor resposta 14 ABR 2021

Olá Tarcienny! Grato por escrever. Você está se sentindo horrível, ficando triste. Os tios da sua mãe falecerem implicam emoções maiores para ela, mas não tanto para você. De outro lado, a reclamação da sua mãe te gera tristeza, sensação ruim.
As coisas precisam ser situadas. Ao longo da vida de cada pessoa, ela vai organizando vínculos, integrando vivências e emoções de forma particular.
Coisas familiares para você, parece estar, conforme o texto, restrita a pessoas muito próximas como a sua mãe, mas não se estende aos tios mortos. Isso não é raro. Dependendo do aprofundamento de análise, poderá ser possível concluir como algo normal, aceitável.
Em caso de você continuar incomodada, será aconselhável que aprofunde reflexão científica com um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mais mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

17 ABR 2021

B noite te respondi anteriormente tbm.
Abs

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro