É normal não conseguir gostar de uma coisa por muito tempo?

Feita por >Kinha · 15 jul 2022 Abordagem psicológica

Estou em um serviço a 4 meses, não sei se o problema está em mim, ou em alguma outra coisa, mas não estou conseguindo permanecer, já nem estou conseguindo dormir mais. Fico com medo do que as pessoas vão achar de mim. Mas infelizmente não consigo permanecer em uma coisa que não gosto muito. O que fazer?

A melhor resposta 16 JUL 2022

Olá Kinha! Nos tempos atuais, é comum, mas não normal. Todos os vínculos e aprofundamentos consistentes precisam de muito mais tempo do que isso. Gostar não é uma condição dada. Gostar de coisas profundas, ricas e consistentes, envolve tempo de dedicação, persistência, olhar para detalhes ricos somente acessíveis após muito tempo de experimentação. É preciso aprender a gostar do que é necessário fazer. Lavar louça é necessário, aprender socialização é necessário, conhecer Matemática é muito importante, assim como saber ler, escrever, interpretar e ouvir demanda profunda aprendizado. Você está começando a chupar a casca da laranja e desistindo, pois não está esperando que ela seja descascada. A casca não é saborosa.
Mude a concepção, permita-se insistir em permanecer por mais tempo em contato consistente e profundo com as coisas saudáveis e éticas.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "lideres religiosos" querem é dinheiro, são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional