Me importo com as coisas mas não consigo reagir

Feita por >trenajulh · 1 ago 2022 Traumas

oi, vou tentar explicar o que eu passo, não sei se se enquadra no perfil de algum transtorno ou etc.. como dito no título, eu não sou aquela pessoa que não se importa com nada, essas pessoas estão cientes que não se importam, mas eu me importo com situações e coisas que acontecem ao meu redor. o que é normal. mas por algum motivo eu simplesmente não consigo reagir. exemplo: um dia eu estava na rua andando e uma tempestade começou, eu tava sozinha e o bairro era perigoso e tava de noite. eu conseguia sentir que aquilo era assustador, mas eu não conseguia fazer nada. eu só fiquei em um estado de transe. é como se meu cérebro estivesse falando “você precisa fazer isso!” e meu corpo não respondesse… depois do estado de transe eu fiquei e fico me sentindo mt culpada, mas acontece de novo, e de novo…

isso acontece faz bastante tempo e eu queria que alguém me falasse se isso recebe um nome. e que eu não sou a única a passar por isso

A melhor resposta 2 AGO 2022

Olá,

Seria leviano tentar o possível enquadramento em uma classificação diagnóstica somente pelos fatos descritos por você.
Pelo que você coloca, você enfrenta uma sensação de paralisia mesmo frente à um perigo real. E por saber do perigo, experimenta uma sensação de culpa posteriormente. Esse quadro pode ser mudado com a ajuda de um profissional de saúde mental.
Mas lembre-se, você é muito mais do que seu diagnóstico, doença, situação ou transtorno.
O importante é você viver uma vida funcional e satisfatória, estando bem consigo mesma.
Conte comigo para o que precisar.
Um abraço,

Tania Steiner.

Anônimo-404717 Psicólogo em Rio de Janeiro

22 respostas

2 AGO 2022

Olá Trenajulh! Obrigado por perguntar. Você relata algo bastante comum nas pessoas em situação de grande medo ou insegurança. O amadurecimento, a aquisição de experiência, a reflexão criteriosa sobre as possibilidades, associada a um estado temperado de ansiedade, permitirá, em situações futuras, aprimorar os comportamentos.
Você, certamente, com o amadurecimento global, aprenderá a lidar com as coisas, por ação preventiva, planejamento, ação decorrente da aquisição de experiência e maturidade.
Sendo muito incomodativo, será recomendável que possa refletir de forma mais específica e profissional com a ajuda científica de um psicólogo.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos é falsa, a imensa maioria dos ditos: "lideres religiosos", querem é dinheiro, são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Resgate as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.