Minha mãe não deixa eu ter meu próprio estilo. Isso é normal? O que fazer?

Feita por >Íris Duarte · 25 set 2014 Terapia familiar

Toda vez que caímos em algum assunto que seja algo que eu goste e ela não, a confusão fica feia (no caso o problema é piercing e tatuagem). Minha mãe não tem nada disso e não gosta e, na cabeça dela, pelo fato dela não gostar/não ter, eu não tenho o direito de ter. Já ouvi frases do tipo "você me vê usando piercing/tatuagens? Se eu não uso, você também não usa", "você não tem o direito de colocar essas coisas". Eu achei que ela não ia gostar da ideia, mas sempre pensei que ela daria motivos plausíveis como "pode atrapalhar conseguir um emprego", "você é nova e não sabe se realmente quer isso" ou coisas do gênero. Tenho 18 anos e não sei como lidar com essa situação, se depender dela só posso usar/ter essas coisas quando não morar com ela e não depender de nenhum modo dela. E me sinto mais incomodada com isso não só pelo fato de ser piercing ou tatuagem, mas ver que isso reflete como ela pensa sobre o fato de que não posso ter meus próprios gostos e meu próprio estilo.

A melhor resposta 7 JAN 2015

Olá Iris!

O fato de sua mãe (com experiência de vida) ser contra este estilo que você deseja é evitar que a filha tão querida e amada possa se arrepender no futuro de uma tatuagem desejada neste momento, para ser indesejada para outra idade futura, 18 anos realmente é uma linda idade ... mas a formação do cérebro (em geral) é completada por volta dos 22 anos, uma região chamada "COF"- córtex orbital frontal- responsável pelas tomadas de decisões não momentâneas, mas com planejamento seguro, variando de pessoa para pessoa ... é muito importante entender que o estilo é a marca da falta. Pense nisso... e se pai e mãe fosse dispensável para a formação dos filhos, estes nasceriam sem eles. As tatuagens são permanentes.
Atenciosamente,
Psicólogo Carlos

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

28 MAI 2015

Olá, Iris,
É bem compreensível que a sua mãe seja contra este seu estilo tão desejável, e lembre que "o estilo é a marca da falta" e, também é bem provável que mesmo após a aplicação do "piercing e a tatuagem" esta falta continue, sempre na busca desta porosidade mnemônica, lembre também que uma região do cérebro chamada Córtex Orbital Frontal (COF), responsável pela compreensão das consequências, somente estará estruturada após os 22 anos. O fato de a sua mãe estar sendo oposição merece uma atenção especial, e se você realmente deseja este estilo, sugiro aguardar a idade citada e tomar está decisão. Uma tatuagem é para sempre no seu corpo. Se os filhos não precisassem de PAI e MÃE para orientar e educá-los, estes nasceriam órfãos. Pense nisso. Um (a) psicólogo (a) de sua confiança poderá contribuir como uma rede de apoio e trabalhar estes pensamentos e ideias para uma qualidade de vida desejável pra ti.
Atenciosamente,

Psicólogo Carlos César

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

15 DEZ 2014

Olá Íris! Realmente há vários conflitos nessa relação familiar. E nada melhor procurar um diálogo saudável com a sua mãe para que esses conflitos de gostos, atitudes, comportamentos sejam resolvidos. Uma terapia poderia com certeza ajudá-las para que o convívio seja mais harmonizado.

Ana Tereza Veloso Costa Psicólogo em Belo Horizonte

9 respostas

10 OUT 2014

Íris,

você mesma já elegeu os "motivos plausíveis" para evitar tatuagens e piercings. Ou seja, parece que você o faria com consciência. Com sua mãe, seu texto dá a ideia de que vocês são muito conectadas, e o piercing e tatuagens seriam apenas um exemplo de como é a relação entre vocês. Afetam-se mutuamente, e pode ser que o conflito esteja na questão do "ser ideal": a filha ideal, a mãe ideal, o comportamento ideal... Não vale a pena entrar em confronto, isso é destrutivo, mas entrar em conflito, em que se pensam os diferentes ideais, trabalhando o campo das expectativas e as angústias decorrentes disso sem que haja sobreposição, imposição, etc... Um profissional pode ajudá-las com isso.

Alexandre V Brito

Alexandre Vieira Brito Psicólogo em Vitória

7 respostas

1 OUT 2014

Na adolescência passamos por uma fase que podemos chamar de "síndrome de super homem" ou "mulher maravilha" se preferir, temos a ideia que podemos fazer muitas coisas quando na verdade ainda não podemos. Sua mãe tenta ser este não, mostrando para você que você ainda não pode tudo, apesar de parecer antiquado ou fora de moda, é a forma como ela tem de te proteger ou evitar que faça algo que se arrependa depois.
O diálogo com ela vai te ajudar a entender os motivos dela e também ajuda ela a te entender melhor. Claro que aos 18 o piercing e as tatuagem podem parecer super legais, mas talvez não ache isso 2 anos depois. Analise este seu desejo e se chegar a conclusão que é isso mesmo que você quer, explique a ela com bons argumentos. Boa sorte.

Diego Leiras de Araujo Psicólogo em Rio de Janeiro

11 respostas

29 SET 2014

Algumas relações familiares são bem complicadas, muitas vezes pelo conflito de gerações, preconceito (com tatuagens, piercings, sexualidade, etc). O ideal é saber conversar, argumentar sobre o que você está usando e fazendo e de como isso é importante para você no sentido de você expressar quem é e o que sente. Pode realmente ser difícil para sua mãe aceitar tudo isso. Nesse caso, para evitar o conflito, você poderia evitar ter certas atitudes que a incomodam na presença dela.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

29 SET 2014

Querida Iris,
Dê tempo ao tempo e faça suas próprias conquistas. Nesse momento sua mãe não percebe ainda que você cresceu, ainda te vê como bebê. A primeira mudança, procurar sua independência financeira, procure fazer algo em conjunto com os estudos e poderá ser mais independente porque ao invés de pedir a ela o dinheiro, irá aparecer com as modificações prontas e ela não terá como tirar de você.
Concorda?
Felicidades.

Doutora Aparecida Paula Santos Psicólogo em Rio de Janeiro