É normal não ter um ojetivo na vida?

Feita por >Lu · 17 fev 2022 Coaching

Eu nunca gostei de sair, nem com minhas poucas amigas. E também nunca quis ter um relacionamento, pois não quero construir uma família nem ter filhos. Além de não me identificar com nenhuma profissão e sempre desistir ou trocar de curso. Eu já tentei ter um objetivo de vida, querer viajar o mundo e isso me motivar, mas também já quis construir uma casa e viver sozinha sendo independente. Eu sempre mudo de ideia e de gostos, minhas metas nunca duraram tempo suficiente para serem alcançadas. Nunca consegui responder as perguntas: Qual é o seu sonho? Como você se ver no futuro? Pois eu não consigo nem imaginar um futuro para mim.

A melhor resposta 18 FEV 2022

Olá, Lu.
Chama a atenção como sua escrita é bem trabalhada. Reparei em algumas expressões que usou: "gostar de sair - ter um relacionamento - construir uma família - ter filhos - identificar com uma profissão ou curso - viajar o mundo"... Elas não parecem ter "brotado" dos seus gostos, motivos e objetivos pessoais. As expressões "construir uma casa e viver sozinha" parecem ser genuinamente suas. Então isto pode ser um ponto de partida para suas metas: almejar o que tem ligação com sua ‘alma’. Só que tem um detalhe: geralmente a pessoa tem um meta ou sonho, busca realizar o que pretende mas a vida chega "atropelando" a iniciativa da pessoa; e isto é evolutivo, porque arranca a pessoa de si-mesma e a transforma. A vida normalmente acontece tipo "mezzo a mezzo" - metade você decide a vida e metade a vida decide você. A vida pessoal às vezes é no modo "coaching" mas às vezes é 'playing'. Por isso os sonhos e metas dificilmente serão realizados na sua forma original - o jogo é sempre diferente do treino. Somos de fato interdependentes e quando buscamos ser "independentes" logo percebemos isso. Parece que o que as pessoas falam ou perguntam chama sua atenção; ótimo, mas é fundamental que também procure responder por si mesma, com seus valores, a esta questão do sonho e do futuro. Boas elaborações... Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

21 FEV 2022

Lu,
Ao contrário, todos tem um objetivo de vida e estar consciente do seu é se endereçar ao caminho da realização e da felicidade.
Não saber do seu objetivo de vida é aceitar a viver o que o outro quer, é ser marionete na vida.
Cada um tem o poder e a liberdade de construir a sua realidade, voce é dona da sua vida; a vida te deu a liberdade e o livre arbítrio.
Ok que voce não queira relacionamentos, não queira construir e constituir família...
O sistema de ensino ou os instrutores nos condicionam a aderir a um plano de vida, porém fundamentados na conquista de dinheiro e bem materiais... este não é um objetivo de vida... e pode não ser o teu.
Mas voce já tem um objetivo que é viajar, conhecer, viver tranquila na sua casa, isso te empolga e te dá ânimo e alegria.
A vida sempre se manifesta onde existe prazer, alegria e criatividade.
Voce veio através dos teus pais, mas não é deles; veja o que te dá alegria e prazer em viver; construa forma de vida que voce quer; Torne-se autônoma afetiva e financeiramente ...

5899 respostas

18 FEV 2022

Olá Lu..
Grata por escrever aqui.
Será de grande valia você fazer avaliações com neurologista ou psiquiatra para descartar hipóteses de causas relacionadas à essas àreas. Após às avaliações você podera fazer a terapia com foco nas suas facilidades e dificuldades. O psicólogo com a escuta ética e científica vai analisar os seus relatos e desenvolver estratégias para o enfrentamento dessa questão.
Fico à disposição
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitivo Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

18 FEV 2022

Oi Lu,
É importante fazer uma avaliação com um psicólogo para entender a falta de interesse e motivação nos objetivos e metas.
A psicoterapia será importante para seu autoconhecimento, autoestima, também irá trabalhar sua história de vida, porque toda essa falta de interesse pode estar ligado as suas vivencias e experiências de vida.
Fico a disposição caso queira se aprofundar.
Um Abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

18 FEV 2022

Olá Lu! Grato por escrever. Não é normal, muito menos viável não ter objetivos. O que pode variar é o grau de consciência, profundidade, complexidade, natureza e duração do objetivo. Não há futuro se não tiver alguma direção para a qual caminhar. A maior parte das pessoas, embora tenha objetivos, não os tempera ou desenvolve com consciência. Objetivo de cortar cabelo pode ser um objetivo que se repete de períodos em períodos, escovar os dentes e assim por diante. Aumentar a quantidade e qualidade de convivência, ao vivo e em cores, com os colegas e conhecidos, será um objetivo mais abrangente. Construir uma casa é objetivo específico, de complexidade e duração significativa, cursar uma faculdade é um objetivo com dados direcionados pela instituição de ensino; consolidar numa profissão com robustez científica é um objetivo cuidado pelo formado. Nesse caso envolve um encadeamento complexo de objetivos.
Quando uma pessoa fica na superficialidade inicial das coisas, ela não toma gosta, não sente efetivamente as transformações propiciadas pelo envolvimento profundo com aquele objetivo.
Será muito importante você trabalhar essa queixa com a ajuda científica de um psicólogo especializado em orientação ocupacional.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progressso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8727 respostas

18 FEV 2022

Boa noite lu
A vida é feita de objetivos que nos levam a motivação.
Talvez precise se conhecer primeiro para depois saber o que queres realizar.
Procure uma terapia que te ajude a saber quem és, de que gosta ou não gosta, o que te motiva e o que nao te motiva.
Psicologa Andréia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre