Como ter ânimo para viver quando não se tem mais expectativa de uma vida feliz?

Feita por >Larissa Rios · 30 nov 2017 Depressão

Tenho 34 anos e sinto constantes pensamentos suicidas, sinto também muito sono além de um cansaço fora do normal, Não tenho ânimo para nada e sinto não ter com que desabafar pois não tenho amigos. Me sinto uma pessoa inútil, tranquei uma faculdade de Pedagogia no último ano quando engravidei, casei e mudei de cidade., no casamento sofria agressões físicas e verbais. Divorciada há 6 anos com uma filha de 10, hoje estou terminando uma faculdade de Recursos Humanos, mas por não conseguir emprego na área, trabalho num Call Center, onde ganho pouco e me sinto inferiorizada por minha idade e não ter sucesso na vida em nada do que faço. Depois do casamento tive um relacionamento que durou 3 anos e 4 meses. Terminei pq ele não me assumia, sentia que ele me amava, mas nunca saí com amigos dele, ele escondia coisas de mim e parecia querer esconder nosso relacionamento dos outros, apesar de conhecer a família dele inteira e ter laços com eles. com o tempo descobri que ele teve dava encima de outras garotas por rede social e as chamava pra sair, Foi uma destruição pra mim, pois sempre me dediquei a ele e fui fiel, acreditava nele e ele me cobrava coisas como se fossemos verdadeiros namorados. Sou uma mulher bonita, cuido da minha aparência e todos dizem que aparento menos idade, além de que sempre dei atenção à ele e me guardei para ele durante esses mais de 3 anos. Moro com meus pais desde que me separei, onde meu pai por várias vezes me constrangia por eu ter me separado, às vezes discuto com meus pais, ou minha filha faz alguma malcriação, onde eles dizem num momento de raiva pra eu ir embora de casa, No momento atual nem teria a possibilidade de sair de casa, se fosse sozinha, iria me virar, mas com uma filha, isso é incabível. Sinto sono constante e muito cansaço e chego do trabalho logo me tranco no quarto e durmo. Me sinto péssima mãe por não conseguir educar e dar atenção pra minha filha. Me sinto uma péssima pessoa por não conseguir meus objetivos de vida. vejo minha vida como um fracasso e tenho muita vontade de morrer. Um dos motivos que me "segura" é minha filha e por acreditar em Deus, acredito também que suicídio é um pecado sem perdão. Estou atrás de emprego pra melhorar minha perspectiva de vida, mas parece que na minha vida tudo da errado. Pela minha idade, acredito que nunca serei feliz ou nunca terei momentos de felicidade, pois ultimamente só choro e lamento por ter nascido. Onde buscar ajuda, Isso é Tristeza ou Depressão?

A melhor resposta 3 DEZ 2017

olá Larissa
Você realmente precisa de ajuda. Procure um.psicólogo e se necessário também um.psiquiatra. Acredite que sempre e tempo para recomeçar. Idade é algo da nossa cabeça . Você precisar buscar ajuda psicológica, espiritual. Tenha fé e faça a sua parte que tudo irá melhorar.
Boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

29 JUN 2022

Larissa,
São os dois, mas tanto a tristeza como a depressão não são o problema. Estes, são sintomas do que precisava fazer e não faz.
Este é o resultado de não buscar conscientizar quem voce é, qual o seu objetivo de vida e como está interagindo com a realidade.
O ãnimo só retorna quando voce se colocar no rumo certo, no teu caminho certo, quando se certificar de acordo com a vida e deixar de ter uma postura de vítima, buscar e concretizar a realidade que voce quer para si mesma.
Faça Psicoterapia.
Abraços

5817 respostas

7 DEZ 2017

Olá Larissa!
São amplas situações em que você viveu e ainda vive. Com um determinado tempo, após recorrer atrás de posicionamentos construtivos, e não consegue-se, há uma tendência de acreditarmos que nada irá dar certo, nunca seremos felizes como desejamos ser. É uma mistura de sentimentos em que se passa. Há uma história atrás de sua descrição. Não precisa passar sozinha nessa fase delicada em que está vivendo. Há profissionais que podem te auxiliar bastante neste instante. Na medida do possível, seja ajudada por psicoterapeuta. Irás começar a ver sua biografia com novos olhares. Faça o teste!
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

3 DEZ 2017

Larissa, a questão da vontade de tirar a própria vida é muito complexa. Não existe uma situação apenas que leva alguém a fazer isso, mas um conjunto de contextos que chamamos de fatores de risco. Violência, abusos, estresse contínuo, desamparo, abuso de drogas, perdas, etc, são algumas das situações que podem aumentar as chances disso acontecer. É importante buscar ajuda num tratamento com psicólogo, porque ele vai te avaliar, muitos comportamentos estão associados a transtornos mentais (como depressão, transtorno bipolar, transtorno de personalidade, etc), e isso tem tratamento! Em caso de crise você pode ligar para o CVV: 141. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

3 DEZ 2017

Larissa, mais importante do que rotular é entender o que está acontecendo com tua vida. Você faz um relato longo mas os detalhes mais importantes estão ausentes. De qualquer forma fica claro que você se coloca como vítima. Esse sentimento deve ser abandonado. Quando você conseguir aceitar tua vida como ela está agora, irá encontrar a força que está te faltando e que te leva a querer sempre dormir. Como psicólogo digo que todos devemos nos rever emocionalmente dentro de um contexto terapêutico.

Consultório de Psicoterapia Regressiva Pedro do Nascimento Psicólogo em Curitiba

71 respostas

1 DEZ 2017

Oi, Larissa, observei que muitas frustrações aconteceram na tua vida que estão te tirando o gosto de viver, muitas expectativas e decepções estão te deixando meio perdida , por isso te aconselho a procurar ajuda psicológica pra ver o que está acontecendo e , te conhecendo melhor poderás traçar novos caminhos mais saudáveis.

Elza Barros Psicólogo em Pelotas

70 respostas

1 DEZ 2017

Olá Larissa,

Através de seu relato podemos perceber que você se dedica bastante aos seus relacionamentos amorosos, entretanto, você se esquece de cuidar de seu psicológico ao se sujeitar a esses relacionamentos abusivos, deposita neles expectativas que refletem baixa autoestima e dependência emocional.

Mesmo em seu relacionamento familiar, você aparentemente busca aceitação e aprovação sem conhecer seus verdadeiros potenciais e isso pode estar ajudando a te desestabilizar emocionalmente. Os relacionamentos são como vias de mão dupla, nunca: pode-se ter investimentos de um lado só.

Você tem uma importantíssima razão para viver que é sua filha e investe no seu aperfeiçoamento profissional, o que é extremamente importante atualmente. Continue a investir nesse aperfeiçoamento profissional, não tenha medo de mudar se for preciso, busque novos rumos.
Para te auxiliar nesse processo de autoconhecimento que refletirá em sua autoestima e autoconfiança é muito importante você procurar um(a) psicólogo(a).
Espero ter ajudado.
Estamos a disposição.

Psicóloga Tatiane Micheli Psicólogo em Londrina

27 respostas

1 DEZ 2017

Boa noite Larissa!
Sua fala é bastante detalhada. Inicialmente você pode estar atravessando uma depressão, mas com há relatos que também podem significar alguma questão física, é recomendável que faça uma avaliação de sua saúde física. Você cita muitas frustrações diante das expectativas que você depositou nos outros no decorrer de sua vida. Mais que a idade, o importante é de fato o quanto nos sentimos produtivos. Você tem metas de buscar um trabalho melhor, concluiu um faculdade e outras conquistas. Talvez esteja buscando felicidade fora de você e a felicidade é um sentimento, é abstrato e cada um pode sentir a sua, a seu modo. Te aconselho investigar a questão de sua saúde física, mas paralelamente, se puder, procure um psicólogo para você trabalhar sua auto estima, a aceitação de sua história. Espero que em breve, esteja se sentindo em equilíbrio emocional.

Abraço.
Wládia Morais

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro

94 respostas

30 NOV 2017

Olá, Larissa.
Pelo seu relato, aparenta ser depressão.
Você disse que as pessoas te acham bonita e que você se cuida fisicamente, é isso é muito bom, mas nesse momento você precisa fortalecer a sua auto estima.
Sugiro que procure por terapia o mais rápido possível para que você possa acreditar novamente na vida.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo