Como posso voltar a ter uma vida normal?

Feita por >Lu · 21 dez 2020 Autoestima

Olá, sou o Lu.
Estou enfrentando dificuldades para levar uma vida normal, pois, tenho dificuldade para sair de casa, sem me preocupar com os olhares e julgamentos alheios, além disso, sempre acho que há algo de errado comigo, na forma como ando, me expresso ou como me comunico, as vezes tenho uma preocupação excessiva com as conversas que tenho com outras pessoas, como se a qualquer momento eu pudesse falar coisas sem sentido, optando por ficar calado na maioria das vezes, o que tem me prejudicado socialmente, pois acabo sendo uma pessoa chata por nunca conseguir conversar muito com alguém.
Também tenho enfrentado dificuldade pra decidir um ramo profissional e para me manter em empregos também.
Sou descrito pelas pessoas próximas como uma pessoa muito devagar, e por vezes, sou chamado de maluco por alguns "amigos", o que tem me deixado bastante incomodado, pois tenho começado a acreditar que talvez eu realmente esteja maluco.
Talvez esse texto esteja confuso, mas eu tentei descrever o que estou sentindo, ou ao menos, parte do que estou sentindo.
Caso alguém possa me ajudar, fico muito grato.

A melhor resposta 22 DEZ 2020

Oi Lu, vc está muito confuso dos seus pensamentos e sentimentos.
Você pode recuperar sua auto estima e buscar uma solução para sua dificuldade em encontrar uma profissão buscando a terapia.
Caso interesse em conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

22 DEZ 2020

Lu,
Precisa conhecer-se, saber quem é e o que quer na vida!
Se estás confuso, faça psicoterapia, este é o canal.
Não está aqui para agradar outros, está aqui para se realizar e ser feliz.
Cada um é diferente e não deves dar satisfação ao que os outros quere. Precisa dar respostas a si mesmo.

5817 respostas

22 DEZ 2020

Olá Lu.
Grata por sua pergunta.
Você tem razão. É necessária uma avaliação mais profunda para conhecer o histórico da sua vida e ajudá-lo com mais precisão. Alguns fatores como a genética, o social e familiar precisam ser investigados.
Mas você pode procurar um psicólogo e este profissional poderá fazer essa avaliação científica para responder a sua questão. Esse profissional vai tratá-lo através da terapia que é a verbalização dos sentimentos e emoções e também poderá encaminhá-lo para outros profissionais da área médica para auxiliá-lo nessa avaliação. Insista nessas investigações e procure realizá-las o mais breve possível. O autoconhecimento o levará ao desenvolvimento da sua auto estima e a ter maior segurança nas suas decisões.
Espero tê-lo ajudado.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

22 DEZ 2020

Olá Lu! Grato por escrever. Você está com a confiança social abalada, assim como está confuso quanto à sua identidade. Será importante você passar por conduta científica com psicólogo. Cabe sempre lembrar que o psicólogo precisa fazer a melhor empatia possível com você, precisa ser respeitoso, sigiloso, com mente aberta. Você por seu lado precisa ser persistente, aberto e disciplinado. Juntos, você e o psicólogo, organizarão uma rotina de vida propiciadora da formação de vínculos qualificados e norteadores da vida. Acrescente-se a isso, que as pessoas, por mais que tentem, pouco sabem da riqueza do mundo interno das outras. De outro lado, há um combinado de convívio, que precisaremos seguir. O que não pode ocorrer é colocar ações de outros ou interpretações dessas ações ou até mesmo fantasia de ações, como direcionadoras o limitadoras da própria vida. Isso, pelo relato, hoje está acontecendo, não pode continuar. Procure por um de nós, psicólogos, com a maior brevidade possível.
Estaremos com esforço, dedicação e alegria, à disposição.
Abraços virtuais (tenhamos sabedoria e ética em tempos de pandemia!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8647 respostas

22 DEZ 2020

Bom dia, Lu
Tudo bem com você?
Então, particularmente não gosto muito da palavra normal, o ser humano tem especificidades, jeitos, manias entre outras coisas que ouso dizer que não existe vida normal ou anormal, simplesmente existe a vida. Outro fator importante que devemos pensar é na nossa subjetividade, pensar em nós mesmos sem nos preocupar com o que o outros pensam. Aproveito e faço a seguinte pergunta: sua preocupação esta nos olhares dos outros ou com os pensamentos que você tem sobre si mesmo? Qual é a descrição que se deve ter? Devagar e maluco são sinônimos? Qual o seu conceito de maluco? Somos seres individuais, com características próprias. Vamos repensar alguns conceitos? Iniciar um processo de autoconhecimento?
Espero ter ajudado e possa fazer você refletir
Estamos a disposição!

Fábio Vinícius Escolástico Ribeiro Psicólogo em Montes Claros