Como voltar a ter interesse na vida?

Feita por >Usuário 2053 · 20 mar 2021 Desenvolvimento pessoal

Tenho 22 anos e há um tempo atrás comecei a me interessar por assuntos relacionados ao sentido da vida. Passei então a pesquisar a respeito de teorias científicas, filosofia, ou qualquer outra coisa que pudesse de alguma forma explicar a razão de eu estar aqui, vivendo da forma como eu vivo. Acontece que a medida que o tempo foi passando, eu comecei a deixar de enxergar a vida de uma forma ''normal'', não sei explicar, mas é como se eu não quisesse que essa realidade a qual nós identificamos, fosse de fato tudo o que existe. Passei a levantar questões do tipo: com certeza há algo que eu não consigo conceber na minha mente, mas que existe, como por exemplo pensar em algo que seja melhor do que o próprio conceito de felicidade. Não sei se eu consigo passar corretamente a ideia, mas seria algo melhor que ser feliz. A verdade é que eu acredito, que de fato, eu jamais vou conseguir me explicar ou me expressar de um jeito que consiga fazer alguém que está me ouvindo entender completamente. Já passei por 3 psicólogas e tenho a sensação que minha mente não pode ser compreendida ou mudada para que eu tenha uma melhor qualidade de vida. Minha constante tentativa de fuga da realidade acaba por muitas vezes me deixando extremamente frustrado e triste. Agradeço a cada um que teve a paciência de ler e de alguma forma tentou me dar algum conselho ou me ajudar da forma que seja.

A melhor resposta 21 MAR 2021

Olá, boa tarde!
Gostei muito da forma como descreve a sua angústia de viver.
A vida é angustiante de fato, e cada um de nós tem as suas questões existenciais para dar conta e achar as suas respostas para o sentido da vida.

A vida em si não tem sentindo, somos nós que temos que descobrir e construir.

Eu trabalho com a logoterapia que é a terapia do sentido. E com a psicologia humanista que tem as bases na existência humana.
Olhar para o nosso interior e descobrir o nosso centro esse lugar de presença e paz.

Comece se percebendo, se conecte com a sua essência. Respire com calma e tenha consciência do mistério infinito que existe dentro de você.

Você parece ser muito sensível e vale a pena cuidar e reconhecer seu lugar no mundo.

Abraços

Psicólogo Neimar Sérgio (atendimentos on-line

Neimar Sérgio de Souza Psicólogo Psicólogo em Brasília

22 respostas

21 MAR 2021

Olá, pelo seu relato, você tem ido em busca de algo inexistente e/ou inalcançável. Buscar respostas e sentido,para as coisas é algo muito salutar, porém quando fugimos da nossa realidade , isso nos mostra que algo em nossa,vida real não está bem. Lamento pelas suas 3 tentativas, porém não desista, penso que a cada tentativa , você conseguiu avançar um pouco na sua busca do autoconhecimento. Não desista, você está no caminho, vá para a quarta tentativa, pelo seu percurso já percorrido,com certeza você chegará mais perto do que está verdadeiramente procurando descobrir e/ ou tentando se afastar.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga- terapia online e presencial

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

21 MAR 2021

Olá usuário 2053! Grato por escrever. É preciso começar, a partir do seu texto, explicando que ser entendido e ouvido completamente seria a perfeição da empatia. Isso é uma ideal, mas se pode realizar completamente; logo, nesse aspecto, você está igual a todos nós.
O que deve ocorrer é que, provavelmente você deixou outras buscas em segundo plano e dedicou-se a buscar nas teorias científicas, o sentido da vida. Na verdade isso, levado a extremos, afasta do sentido real da vida. O sentido real da vida está em viver, juntando coisas da cultura com a natureza, juntando coisas que queremos fazer com coisas que os outros querem que façamos, juntando coisas que precisaremos fazer com coisas que queremos fazer.
A vida é uma construção, sempre inédita, que vamos desenhando e realizando a cada ação.
Fugir da realidade não é o caminho, o caminho está em compreender a realidade, seu sentido; transformar a realidade através de ações.
Para que a vida tenha sentido a pessoa não pode ser predominantemente contida. Sem integração cultural não poderemos nos realizar. Somos seres grupais, dependentes do convívio.
Caso queira aprofundar, será prazeroso lidar com essa busca, organizando caminhada científica. Certamente você precisa organizar rotina de vida saudável e motivadora.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

21 MAR 2021

Olá, sinto muito por estar se sentindo assim, mesmo já tendo passado por 3 psicólogas, acho que seria importante você continuar tentando buscar ajuda, é importante um acompanhamento profissional, até para ter um diagnóstico correto, saiba que pode parecer que está no fundo do poço desamparada, mas só você pode sair daí, busque ajuda, não perca as esperanças.

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo