Culpa por estar tentando ter uma vida social é algo normal?

Feita por >Nancy · 6 mar 2022 Habilidades sociais

Oi, bem... Eu tenho 18 anos, passei boa parte da minha infância e adolescência tendo uma rotina diária de casa e escola, meus pais não deixavam eu sair muito e quando saia era apenas com eles. Agora que completei maioridade eles estão sendo mais liberais, mas sinto uma culpa muito grande porque sinto que é algo que eles não gostam. Me sinto culpada até mesmo por conhecer pessoas novas, parece que a todo momento eu quero dar atenção à coisas que considero mais importantes como estudo e coisas do gênero, não consigo identificar até que ponto isso é saudável ou ate que ponto devo manter um limite. Não costumo andar em bares ou coisa assim, mas so de sair todo fim de semana pra passear pela vizinhança e pôr conversa em dia com uma amiga próxima me sinto culpada e fico desgastada no fim do dia.

A melhor resposta 7 MAR 2022

Olá
Nós temos algumas necessidades básicas como seres humanos. Dentre elas, temos a necessidade de nos relacionarmos. Somos seres sociais e precisamos disso. Acho que o sentimento a ser trabalhado aqui é a culpa: por que me culpo por fazer algo básico a mim? Quais relações isso possui?
Busque um terapeuta que te ajude a explorar isso com maior segurança.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

8 MAR 2022

Oi Nancy,
Voce se sente assim porque não está sendo natural, está vivendo uma vida condicionada pelos ensinamentos e vigilância dos pais, ou da sociedade, ou das crenças...
Precisa entender o que é a vida e o que é o sistema.
Enquanto a vida te dá a liberdade e o livre-arbítrio para voce mesma ser dona da sua vida e poder fazer o que quiser o sistema te dá o limite, a proibição, a avaliação, o julgamento, instala o medo, etc.
Quem é voce? Qual a sua identidade? O que veio fazer aqui? Como voce se enxerga? Qual o seu objetivo de vida? O que está fazendo? O que espera da vida?
Viver é buscar as respostas que a própria vida solicita... Voce veio através dos pais, mas não é deles
Voce não veio aqui para viver em sociedade, para ter uma vida social, embora possa ter;
Voce não veio aqui para ser uma filha obediente e querida... embora possa ser.
Voce não veio aqui para ser boa para os outros e fazer boa figura aos outros... embora possa ser...
Veio aqui para se realizar e construir a sua realidade, precisa ousar a fazer este caminho, o teu caminho.
Faça Terapia... te ajudará a encontrar estas respostas.
Abraços

5817 respostas

7 MAR 2022

Nancy. A culpa q vc sente tem a ver c seus pais,? Mas se foram eles mesmos q te liberaram p sair….
Esse sentimento de culpa deve estar te fazendo sentir dificuldade em relacionar se.
O ser humano é um ser que precisa de relações.
Faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

7 MAR 2022

Olá Nancy! Grato por escrever. Normal não é, mas é explicável. Você está em transição entre a dependência predominante e a autonomia relativa. Nunca se será totalmente livre e autônomo, mas é preciso escolher os caminhos, perceber revisões de rota. A coisa mais importante, sem dúvida, que as pessoas da tua idade, precisam, em termos culturais, é treinar a socialização real. Seja persistente, mas tome alguns cuidados: pessoas novas somente em ambientes públicos, até que se tenha dados consistentes da ética delas: vocabulário, plano de vida, ocupações como estudos, trabalho, vinculações adequadas.
Você sente culpa por achar que está fazendo algo errado, por não ter certeza da qualidade das ousadias sociais que fará. Há erros que não se tornam facilmente adminstráveis na história. Esses precisam ser objeto de muita atenção: por exemplo: AIDS, gravidez.
Antes de namorar colegas e conhecidos, estudos sérios, trabalho sérios, esporte coletivo de contato, grupo de estudos, grupo de teatro, escola de circo, grupo de serviços, especialmente os ligados a igrejas nacionais e sérias.
As do dinheiro não são serías.
Que tal contar com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.