Por que eu não sei reagir ao amor e não sei o que eu sinto?

Feita por >Thais.thais · 23 nov 2022 Abordagem psicológica

Eu sempre estou rindo, mas não sei se estou feliz. Tive uma perda muito pessoal a 10 meses e isso afetou muito na minha forma de amar, pois quando estava demostrando a pessoa faleceu. Porém muito antes disso, eu comecei a gostar de uma pessoa que me magoou muito e fez certas coisas que fizeram eu não conseguir saber e sentir nada por outra pessoa. Não sei como amar e me sentir em relação a tudo, e tbm não sei se consigo sentir algo sendo amor romântico ou amor ao próximo.
Obs: já sou diagnosticada com depressão, tenho psicóloga e tomo remédio.

A melhor resposta 25 NOV 2022

Oi Thais
Ok que esteja em tratamento e tomando medicação, apesar que a medicação não cura, apenas remedia. Quem cura é a consciência, é voce ter clareza do porque da ansiedade ou depressão.
Voce pode estar funcionando de acordo com a sua mente e na mente estão todas as experiência do passado e estas, não te permitem viver plenamente o teu momento presente porque fica presa a fatos, lembranças que aconteceram.
Precisa resgatar a sua inteligência natural, aquela inteligência que voce a substituiu pelo que os outros diziam; voce deu mais crédito aos outros do que aos sentimentos que sentia.
Enquanto voce se esforça para compreender e viver a própria vida e a profissão permanecendo baseada onde outros te alinaram, há somente processo de autodestruição e perda progressiva.

Abraços.

5817 respostas

25 NOV 2022

Oi, Thais.thais. Já se perguntou o porquê de você rir se não está de fato feliz? A quem você deseja agradar e por quê? Aqui você também relata que demonstrou um sentimento e a pessoa se foi. Parece muito que vive em função do outro, cria muitas expectativas, se doa e aí vem a decepção , fazendo com que se feche novamente. Saiba que quando damos demais ou de menos, violamos uma das leis da vida : a Lei do Equilíbrio. Tudo é equilibrio na vida. Já se perguntou também se ama a si mesma? Como está sua relação consigo mesma? Você se sente bem na sua própria companhia? Pense sobre isso. Segue o que sua psicóloga te propõe, não deixa de aderir ao tratamento e conhecer mais a si mesma, se amar, sentir-se valorizada. Ressignifique tudo que já foi , que sirva de experiência. Te desejo tudo de melhor!

Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

24 NOV 2022

Olá Thaís! Obrigado por escrever. O amor ao outro, começa pelo amor essencial para consigo mesma, com a vida, com as expressões corriqueiras de vida. Você está com psicóloga, toma remédio, diz ter diagnósticos certo, consistente, inquestionável de depressão. Apesar disso, coloca aqui essa dúvida. Somente pode perder quem conquista. A pior receita da vida é desistir de ter as coisas ou vinculações, dada a possibilidade de perder. Perder é parte inseparável das conquistas.
Certamente você precisa amadurecer, melhorar entendimento de vida, de autoestima, de trocas sociais e sua importância, tendo o centro da administração e valorização em si mesma. Isso é algo que sua psicóloga, certamente está trabalhando.
Conte com ela.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.