O que devo dizer a minha filha, a mãe nos abandonou e não sei como reagir?

Feita por >João Paulo · 21 jan 2023 Psicologia infantil

Descobri que minha esposa estava me traindo, discuti com ela sobre a traição e 4 dias depois ela foi embora com o amante para outro estado. Não se despediu da filha, apenas juntou suas coisas e foi embora. Minha filha tem 3 anos e pergunta todo dia pela mãe, eu tento trocar de assunto. Chamo a atenção dela para outra coisa. Mais não sei se estou agindo da melhor forma. Alguém pode me ajudar?

A melhor resposta 11 AGO 2023

Oi, João Paulo! A situação é muito triste, e eu imagino que sua filha, assim como você, deva estar sofrendo muito. A mãe seria importantíssima para ela, ainda nesta idade tão precoce. Mas aparentemente ela não valorizou a criança, o que é muito doloroso. Seria importante de fato que você e ela passem por algum suporte psicológico. Na medida do possível, também é muito importante que alguém assuma o papel da mãe (uma avó, uma tia, uma madrinha, etc). Alguém para suprir a necessidade de maternagem, que é praticamente vital para a criança pequena. Acredito que você esteja fazendo o seu melhor como pai, e isto será lembrado por ela por toda a vida, o quanto você escolheu ficar com ela agora, e não abandoná-la como a mãe fez. Não se acanhe em fazer contato, pois há uma necessidade real de tratamento ocorrendo com vocês. Fico à disposição!

Marcia Caroline Portela Amaro Psicólogo em Londrina

6 respostas

24 JAN 2023

Olá João Paulo
Precisa falar a verdade a sua filha... não pode enganá-la, ela está sentindo. Não precisa referir a traição porque ela não entende isso. Apenas que a mãe dela precisou viajar, está longe, e se ela sente saudade, chere junto se for o caso, mas não negue e não reprima o sentimento dela... Tua esposa fez uma maldade com a sua filha: mãe e filho é uma coisa só e quando a mãe não está presente a filha se sente não existindo... só depois dos 4/5 anos o filho começa a se ver outro e não junto com a mãe.
PortantoCompreenda a sua filha e esteja presente na vida dela e não façam comentários a respeito da mãe dela... a filha sente tudo e percebe tudo, a mente dela pode criar fantasmas com os possíveis comentários que ouve.
Se precisar de mais, disponha.
Abraços

5817 respostas

24 JAN 2023

Olá João Paulo, espero que esteja tudo bem com você.

Para que possamos ter um bom entendimento sobre sua questão, devemos ter sempre em mente que todas as nossas ações devem ser planejadas para preservar o bem estar e o bom desenvolvimento de sua filha. Embora você tenha sofrido com o acontecimento junto a mãe de sua filha, tenha em mente que ela é a mãe de sua filha, e para que haja um bom desenvolvimento de sua filha é preciso que haja a presença de ambos os genitores na criação dela, de maneira harmônica, sempre pesando no bem estar da criança. Neste sentido, é muito indicado você retornar o contato com a mãe de sua filha, buscando dar início a esse novo formato de relação, procurando estabelecer como vocês podem construir um novo sistema para compartilharem da educação e do crescimento de sua filha, mesmo separados. Pela idade, sua filha ainda é muito nova para que você necessite dar explicações detalhadas sobre o assunto, e talvez seja muito importante você buscar um profissional de Psicologia para que você possa obter orientações detalhadas e acompanhamento profissional, para melhor conduzir essa situação junto a ela. Mas, lembre-se, que será de suma importância você buscar um bom entendimento com a mãe de sua filha, para que ambos, você e ela, possam se alinhar no comprometimento oferecer para ela uma boa educação, e um bom desenvolvimento, esse é um passo inicial importante para toda caminhada futura. Um Psicólogo pode te ajudar muito neste momento, e é indicado você buscar um em sua cidade, que tenha experiência com crianças. Tomando essas medidas, a chance de você iniciar bem esse novo momento aumentam, e a maior beneficiada será sua filha, com certeza. Tenha isso em mente.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

22 JAN 2023

Olá João! Obrigado por escrever. Me solidarizo com sua situação. Inicialmente, de forma simplificada, será (para um conforto emergencial, dizer que a mãe está viajando. Será, em paralelo bom contar com uma tia, uma avó, uma irmã, uma vizinha, para viver, com a idade de três anos, esse papel de mulher maternizadora.
Será bom você ver nossos perfis, escolher um de nós, e conversar mais cuidadosamente, para que você e o psicólogo possam ponderar as melhores formas para encaminhar as coisas.
Por mais difícil que seja, será importante, ver em que medida, a mãe tomou a atitude de ir embora em momento de impulso e inconsequência. A maior parte dos pais e mães, amam seus filhos. Os filhos poderem ter acesso a esse amor, mesmo com históricos como o que você relatou, se possível, será importante. Mesmo com esse histórico, com a devida cautela, será importante ponderar formas de a menina e mãe, terem interações, sem prevalecer a situação negativa.
Estou a disposição para maiores ponderações.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.