Porque eu não sei reagir a crianças?

Feita por >Luigor · 9 ago 2023 Abordagem psicológica

Sempre que eu vejo uma criança eu não sei reagir, eu não sei o que fazer ou falar? Crianças no caso digo bebês, seja meu sobrinho ou qualquer bebê desconhecido, eu literalmente não sei reagir, dar carinho ou falar algo, eu só congelo, não falo nada ou quando falo fico parado

A melhor resposta 19 AGO 2023

Olá,
Para que você possa responder essa questão precisamos falar mais sobre esse sentimento. Conhecer a sua história. A psicoterapia pode trazer o
Autoconhecimento que você precisa para ressignificar isso na sua vida. Fico a disposição para falarmos desse processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

220 respostas

12 AGO 2023

Luigor
Voce está em trauma, impactado diante do que representa uma criança.
Tem a ver com a tua criança e do que aconteceu consigo mesmo.
Precisa fazer Psicoterapia para investigar e depois curar.
Abraços

5817 respostas

11 AGO 2023

Olá Luigor, obrigado por compartilhar sua dúvida. Bom, sua pergunta pode ter muitos desdobramentos. Nem todos tem habilidades com crianças. No caso seria interessante saber como você se sente, os pensamentos associados, investigar experiências passadas. Temos que entender que o comportamento humano é multideterminado, o trabalho do psicólogo é quase como se fosse de um detetive, vamos em busca de várias pistas para ir montando as hipóteses desenhando melhor cada caso. Avaliamos também o nível de sofrimento e prejuízo que a queixa do paciente lhe traz, então neste caso indicamos que a pessoa faça terapia para aprofundar melhor o entendimento desse tipo de reação/comportamento.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

11 AGO 2023

Olá, Luigor,
Sinto muito pelo que está passando.

Se você está trazendo isso, imagino que queria, pelo menos, lidar melhor com seu sobrinho, certo?
Será que essa paralização tem a ver com algum medo (que faça ou não sentido)?
Às vezes queremos pegar no colo, dar um abraço, brincar juntos, mas esse "medo" impede de fazer e ainda nos deixa parecendo "bobos", pois "é só uma criança"...

Se fosse o caso de não gostar de crianças, eu diria que é comum e tá tudo bem, mas se o caso for de ansiedade ao se aproximar de uma criança, seria legal ter um acompanhamento psicológico para entender melhor e conseguir se livrar desse sentimento.

Se quiser falar sobre, sinta-se à vontade para me contatar.

Abraços,
Rafael Silva | CRP 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

69 respostas

11 AGO 2023

Oi, Luigor! É preciso analisar por diversos aspectos esta questão: 1. o quanto isto tem lhe afetado ou prejudicado na sua vida prática? Você trabalha com crianças pequenas, por exemplo? Tem contato constantemente devido a morar com o seu sobrinho, ou outra criança, o que estaria lhe expondo constantemente a este incômodo? 2. o quanto isto lhe perturba emocionalmente? Trata-se de desconforto emocional, ou apenas uma curiosidade diante da sua própria reação? Quais conteúdos vêm à mente quando você se encontra diante de um bebê? Você tem informações sobre a sua fase de vida nesta idade? Alguém já lhe contou algo (mãe, avó, etc) sobre você nesta fase que lhe deixou paralisado também? Enfim, são muitas e importantes questões que surgem, e que seria ideal que você pensasse sobre elas, e buscasse ajuda profissional na medida em que perceba a necessidade.

Marcia Caroline Portela Amaro Psicólogo em Londrina

6 respostas

10 AGO 2023

Olá Luigor! Obrigado por perguntar. Os bebês são seres que estão formando, ainda de forma bem rudimentar seu tempero e aquisição cultural. Bebês interagem muito bem como movimentos, gestos, olhares. São essenciais, puros. Sorriso, carinho, energia positiva, toques amorosos e éticos, são certeiros.
Conforme as crianças vão crescendo, aprendendo a andar, falar, vivenciar autonomia de expressões, de movimentos, ficam encantadoras.
Eu, você e todos, somos nossa história. Ao mesmo tempo em que saímos da infância, contemos em nossa história, a infância. Essa fase é marcante, muito marcante. Permita-se imaginar e viver, sem abrir mão dos aprendizados de vida, fazer sons, gestos, sorrir, brincar.
Persistindo a questão, solicite assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8630 respostas

10 AGO 2023

Olá Luigor, nem todo mundo precisa gostar de criança. Isso não quer dizer que vá maltratar, por não gostar! Mas a forma como descreveu é que você fica paralisado diante de um bebê, sem saber o que fazer. Seria interessante iniciar um processo de terapia para você compreender quais sensações, sentimentos e pensamentos lhe ocorrem quando está diante da criança. A partir dessa consciência você poderá escolher como se comportar diante dos bebês.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia