Não sei como reagir a maioria das reações das pessoas

Feita por >Anderson Luiz · 24 mai 2023 Habilidades sociais

Sabe quando alguém te conta algo super animado e a outra pessoa não responde com o mesmo ânimo ou força um ânimo? Isso é praticamente o que acontece comigo. Eu não sei reagir a coisas que as pessoas dizem além da internet, por exemplo se alguém fala algo irônico na internet eu ajo normalmente porém na vida real eu não sei como reagir a ironia e ignoro, isso vem me incomodando a muito tempo e quero saber como melhorar isso.

A melhor resposta 30 MAI 2023

Oi Anderson, no seu relato me pareceu que você quer reagir para atingir a expectativa do outro. Pensando nessa linha, talvez você deva se permitir ser você, reagir como você é e não como você acha que o outro espera que você reaja. É como se você buscasse ser algo para se encaixar no que você acha que alguém espera de você. Mas como aqui é um espaço muito limitado não dá pra gente explorar muito, não? Para melhorar isso, para entender isso, o melhor caminho é você buscar um psicólogo para poder aprofundar essas questões, pois não existe uma receita para simplesmente agir diferente. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

29 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua consulta comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

26 MAI 2023

Olá, Anderson!
Vamos lembrar que cada pessoa tem suas próprias particularidades e maneiras de se expressar. Algumas pessoas podem ser mais expressivas e demonstrar suas emoções de forma intensa, enquanto outras podem ter uma resposta mais contida.
A dificuldade em resistir às emoções das pessoas pode estar relacionada a diferentes fatores, como experiências passadas, inseguranças ou até mesmo características pessoais. A psicanálise sugere que esses padrões comportamentais podem ter origem em experiências da infância ou em dinâmicas familiares.
Explorar essas questões em uma terapia psicanalítica pode ser valioso para compreender melhor suas dificuldades emocionais e sociais. Através da investigação dos padrões inconscientes e da análise dos sentimentos associados a eles, você pode adquirir uma maior consciência de si mesmo e desenvolver estratégias para lidar com essas situações de forma mais satisfatória.
Além disso, praticar a empatia e a escuta ativa podem ajudá-lo a se conectar melhor com os outros. Isso envolve prestar atenção genuína às emoções e ao que as pessoas estão se comunicando verbalmente e não verbalmente. O exercício de colocar-se no lugar do outro e tentar compreender suas perspectivas pode contribuir para uma interação mais significativa.
O desenvolvimento dessas habilidades requer tempo e muita paciência. Permita-se errar e aprender com as experiências. Lembre-se de que cada pessoa é única e que a diversidade de respostas emocionais é normal.
Busque o apoio de um psicólogo ou psicanalista para explorar essas questões em um ambiente seguro e confidencial. Eles poderão aprender a compreender melhor suas dificuldades emocionais, explorar suas experiências passadas e fornecer estratégias específicas para lidar com suas dificuldades sociais.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

26 MAI 2023

Olá Anderson Luiz, espero que esteja tudo bem com você!

Entendo completamente como se sente. Essa dificuldade em reagir adequadamente a certas situações sociais pode ser frustrante e gerar desconforto. Antes de tudo, é importante pontuar que cada pessoa tem seu próprio estilo de comunicação, e nem sempre é fácil corresponder ao entusiasmo ou ironia dos outros.
Na terapia, é possível explorar essa questão com mais profundidade, buscando compreender as possíveis razões por trás dessa dificuldade em reagir nas interações presenciais. Um aspecto fundamental é desenvolver a autoconsciência, a conexão emocional e a confiança em si mesmo. Dentro de um processo de psicoterapia, é possível explorar essas emoções, identificar padrões de comportamento e ampliar sua capacidade de se expressar de forma mais autêntica e assertiva, criando essas conexões emocionais com as pessoas, que deixam a comunicação mais viva.
Lembre-se de que não há uma maneira certa ou errada de reagir a determinadas situações. Cada pessoa é única, e suas reações podem variar. Busque encontrar um equilíbrio que esteja de acordo com sua personalidade e valores, e com aquilo que você deseja aperfeiçoar.
Também é importante se expor gradualmente a situações sociais, permitindo-se praticar diferentes formas de reação e se familiarizar com as emoções que surgem durante esses momentos. Aos poucos, você pode se sentir mais confortável em expressar suas emoções e lidar com a ironia, entusiasmo, ou outros comportamentos, de maneira mais adequada.
Lembre-se de que o processo de melhoria é individual e gradual. Seja gentil consigo mesmo nessa jornada e celebre cada pequeno progresso que você fizer. Estamos aqui para apoiá-lo e ajudá-lo a desenvolver novas habilidades para lidar com essas situações de forma mais satisfatória.
Se você tiver alguma outra preocupação ou questão, estou aqui para ouvir. É possível explorar maneiras de melhorar sua capacidade de reagir nas interações sociais e promover uma maior autenticidade e bem-estar em sua vida. Um profissional de Psicologia pode te ajudar neste sentido.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

25 MAI 2023

Anderson
Voce quer fazer teatro? Quer representar? Encenar? Se quiser, pode sim desligar seu emocional e representar... Aí, vai ser apreciado, aprovado, aplaudido pelo outros embora dentro de ti, reine o vazio.
Voce está preocupado em melhorar a tua socialização...
Perceba que o teu real interesse é viver a verdade, ser o que é e não em representar...
Quer fazer como s outros fazem, mas isso não é, não faz parte do teu caráter.
Aceite-se como é e se nada te chama atenção, tudo certo.
Quando encontrar algo realmente interessante, vai reagir de modo diferente... do teu modo, seja ele como for.
Seja autêntico
Seja voce mesmo
Abraços

5817 respostas

25 MAI 2023

Olá Anderson! Obrigado por escrever. Precisaremos conhecer mais detalhadamente tua história, rotina, personalidade, metas. Há indícios de que você não treina, faz tempo, a devida interação real, ao vivo e em cores. Internet implica interação muito pobre, que faz desaprender como é a vida.
Vamos refletir?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.