Às vezes, eu penso em como as pessoas reagiriam se eu me suicidasse

Feita por >Amora · 23 abr 2019 Problemas psicológicos

Não sei como explicar então vou ser bem direta: às vezes, eu penso em como seriam as coisas e como as pessoas reagiriam se eu me suicidasse ou pelo menos tentasse o suicídio.
Eu pensava muito nisso dos meus 16 aos 18 anos, mas os pensamentos tinham dado um tempo, mas agora, com 20 anos, eles voltaram. Na maioria das vezes que penso nisso, sempre imagino a forma específica na qual eu me suicidaria (pulando na frente de um carro, sendo atropelada).
Eu não sinto que teria coragem de fazer isso, mas ao mesmo tempo tenho medo de passar por algo que me leve a essa vontade (tenho problema de ansiedade, então tenho muito medo de até pronunciar a palavra "morte" seriamente). Às vezes penso que estou sendo exagerada pensando essas coisas, que estou apenas fazendo um drama por estar chateada/triste/frustrada, já cheguei até a falar coisas do tipo "você tá assim porque ta com sono, vai dormir que passa" para mim mesma.
Infelizmente não trabalho e não posso pagar psicólogo. Aqui em casa somente meu pai trabalha, mas ele não arcaria com as despesas, ele não acredita nessas coisas.

A melhor resposta 25 ABR 2019

Olá Amora. Pelo seu relato, eu percebo que existe muito mais o instinto de autopreservação do que propriamente pensamentos suicídas. Provavelmente você não está conseguindo lidar muito bem com sua ansiedade. Procure fazer relaxamento, respiração diafragmática ou mindfulness que são muito indicados para alívio dos sintomas de ansiedade, até você ter oportunidade de procurar um psicoterapeuta e iniciar sua terapia a fim de reestruturar pensamentos irracionais que interferem no seu bem-estar.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

20 MAI 2019

Suicídio é uma coisa grave, pense nas pessoas que ficam, sera que elas ficariam chateadas com o ocorrido? Ja buscou ajuda de um Psiquiatra e Psicologo?

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

24 ABR 2019

Oi Amora! Cada pessoa é única; cada história é única. Nenhuma pessoa que se suicidou conseguiu voltar para ofertar algum parâmetro para essa questão. As pessoas pensam vivas, uma realidade, a partir da condição de vivas. Na verdade elas não querem morrer, querem eliminar um sofrimento. Nas histórias que contém essas vontades, em algum estágio da vida, vemos que, preservada a vida elas mudam o jeito de pensar e reorganizam caminhos motivadores. Seu pai, sobre psicologia, pode mudar de ideia. Converse com pessoas de sua confiança. Evite o isolamento. Converse sobre suas emoções com essas pessoas. Procure resgatar seus velhos planos e sonhos. Arranje um trabalho. Caso possa ajudar, com aprofundamentos, coloco-me à disposição. Um abraço: Ary Donizete Machado - Psicólogo.