Como posso ser aceita pela minha mãe?

Feita por >Gabi · 17 jun 2024 Abordagem psicológica

Estou enfrentando um momento muito difícil devido à falta de aceitação da minha mãe em relação à minha identidade como bissexual e às minhas vontades e escolhas. Ela já me disse que eu seria a maior decepção da vida dela se eu colocasse um piercing e já orou, na minha frente, para que Deus afastasse o "pecado LGBT" da nossa família, sabendo que isso me inclui. É incrivelmente difícil conversar com ela porque ela só se interessa pela própria opinião e não se importa se as palavras me magoam profundamente e me fazem chorar.

Tive uma adolescência totalmente reprimida, pois além da pandemia, minha mãe nunca me deixou colocar piercing, pintar o cabelo ou colocar pôsteres dos cantores que eu gosto na parede. Todos os meus amigos tinham essas coisas e eu nunca pude ter. Somente agora, já adulta e com o meu dinheiro, estou conseguindo viver a adolescência que eu não tive.

Eu e minha mãe nos damos bem, exceto quando estamos falando sobre o que eu sou e as minhas vontades. Eu amo ela, mas ela me machuca muito. Eu choro quase todas as noites por causa da rejeição que sinto. Me sinto presa entre tentar ser eu mesma, ou tentar agradá-la. Não sei o que fazer. Será que um dia eu vou conseguir ser feliz? Tento ser uma boa filha, eu trabalho, faço faculdade, não mexo com coisa errada... Mas minha mãe, embora me ame muito, não ama o que eu sou.

Por favor, me ajude a encontrar uma maneira de lidar com essa situação tão dolorosa. Existe algo que eu possa fazer para aliviar essa dor emocional intensa? Como posso ser aceita pela minha mãe?

A melhor resposta 16 SET 2024

Bom dia Gabi,
Eu entendo a sua necessidade de ser aceita e a dor de não poder ser quem você é. Mas buscar aceitação talvez seja o que faça com o que você não seja aceita. Já parou para pensar a sua vida quem vive é vc? Não cabe ao outros aceitar ou não. Porém, tudo isso que você conta é complexo. Não é simples e não é uma resposta de um profissional do site que vai fazer você se sentir melhor ou fazer tua mãe te aceitar, até porque isso depende dela e não de você. Procure um profissional, a terapia te ajudaria imensamente.

Juliana de Lucca Psicóloga Psicólogo em Palhoça