Como lidar com mãe autoritária e que não aceita ser contrariada?

Feita por >Aaa · 10 jul 2023 Abordagem psicológica

Oii, fiz essa pergunta pois estou passando por um momento difícil com minha mãe, não consigo conversar ou melhor não sei como colocar isso pra fora, tenho 24 anos sou mãe e estou tendo conflitos internos até comigo mesma, desde muito nova minha mãe sempre foi autoritária, eu e minhas irmãs sempre a respeitamos e admiramos ela até hoje sou muito grata por tudo que ela fez por mim, mas agora já sendo mãe e não morando mais com a minha desde os meus 18 anos quando sai de casa minha mãe ainda é muito autoritária diz que se responder pra ela vai quebra nossa cara mesmo já sendo de maior, e nunca jamais ela pode estar errada, se a rosa e vermelha e ela falar que é rosa tem que ser rosa, até mesmo em alguma conversa besta ela tem que ter sempre razão, e eu me sinto triste pois sempre foi assim e eu amo e isso está acabando comigo, estamos sem nos falar mais de 2 semanas depois de uma discussão em que ela disse estar certa mas na minha opinião n estava mas ela como não gosta de estar errada não quis mais falar comigo e disse muitas coisas que me magoaram eu até chamei ela depois perguntei se ela estava bem mas ela nem me respondeu e eu me sinto refem disso e fico triste mas não quero se assim com meus filhos e nem quero que eles se sintam como estou me sentindo…

A melhor resposta 12 JUL 2023

Olá, querida! Obrigada por compartilhar sua história conosco.
Primeiramente, gostaria de dizer que sinto muito que você esteja passando por isso. Viver em conflito com alguém que você ama deve ser muito doloroso.
Pra termos uma clareza maior sobre sua questão precisaríamos de mais detalhes, mas pelo que você conta, me parece que a forma como sua mãe se relaciona com você e suas irmãs permeia pela necessidade de controle da parte dela, o que tira de vocês a autonomia.
A impressão que me deu é que, para ela, é como se você e ela fossem uma só, sabe?! E você não tivesse o direito de ter sua vida separada, apesar de não morar mais com ela.
É preciso pensar em formas de construir essa autonomia e lidar com os desconfortos que podem surgir na relação a partir desse movimento.
Outro ponto que me chamou atenção é que você é mãe e não quer repetir com seus filhos o modo de criação da sua mãe. Quando se torna mãe, inevitavelmente, questões da sua criança (da criança que você foi) podem vir à tona e é preciso cuidar para que não sejam levados sofrimentos e situações inacabadas da sua relação com a sua mãe para a sua relação com seus filhos. É preciso olhar, acolher e ressignificar sua história e avaliar o que você precisa de fato fazer para que as coisas fiquem melhores Para Você.

A psicoterapia, sem dúvidas, é um espaço propício para esse processo, onde você terá auxílio de fora pra olhar pra dentro e ajuda para encontrar possibilidades.

Fico à disposição!
Isa Laury Oliveira - Psicoterapia on-line CRP 03/23868

Isa Laury Oliveira Psicólogo em Wenceslau Guimarães

10 respostas

12 JUL 2023

Como você bem disse que hoje é grata por tudo, então, gratidão não é servidão, não é baixar a cabeça e aceitar tudo,você é maior de idade, tem sua vida, seus filhos, melhor coisa a fazer é se afastar porque pelo visto é uma mãe bastante tóxica e prefere estar certa sempre a ter a humildade de reconhecer um erro e estar do seu lado. Ela já fez por você o que lhe coube: te deu a vida. Portanto, para o seu bem e de seus filhos mantenha mesmo uma certa distância porque ficar nessas guerras com quem sempre se acha com a razão, não vale a pena. Viver a sua vida ao seu modo e com suas opinião e saúde mental preservada são a melhor coisa que você faz. Caso queira agendar horário pra falar mais sobre isso e entender melhor sobre relações tóxicas, estou à disposição.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

11 JUL 2023

Olá,

Eu sinto muito mesmo por tudo o que já passou e inclusive tem passado ainda, acredito que não deve ser fácil lidar com essa relação. Um ponto importante é você ter consciência de que não quer reproduzir este comportamento com seus filhos futuramente, isso já te dá possibilidades de mudanças e idealizar a mãe que não quer ser.
Sobre a relação de vocês duas, um tema que faço questão de tocar com meus pacientes é a NÃO romantização das relações, inclusive relações de mãe e filhos, principalmente porque nem todas são saudáveis e harmoniosas e quando não são, trazem um sofrimento significativo para a pessoa.
Estar próximo de alguém que lhe cause algum mal não é saudável. Pense no que é melhor pra você e siga por um caminho que não te traga todo esse sofrimento, mesmo que seja necessário pensar em um afastamento.

Espero ter ajudado.
Estarei à disposição no chat.

Luara Dal Rovere Psicólogo em São José do Rio Preto

64 respostas

11 JUL 2023

Olá Aaa! Obrigado por escrever. O ser humano, por princípio, quer ter razão. Quando nos abrimos para aprender com os outros, nos melhoramos. Há uma porçãozinha do "querer ter razão sempre", em todos nós. Quando temos certeza, convicção de nossas verdades, as podemos praticar sem confrontar os que teimam em manter outro entendimento das coisas. Há pessoas, por exemplo, que não acreditam em Ciência (quando, sem fundamentos, lhes convém), mais não abrem mão da televisão, celular, carro. Todos esses bens são conquistas e evoluções geradas pelos cientistas.
A razão consistente, que vale à pena, é aquela, que na interface com argumentos contrários, se mantém, sem precisar justificativas e embates, pois os fatos a deixa clara.
Pelo que pude entender, você mora em outra casa, vive outra experiência. Querer ganhar uma discussão, quando não é necessário, não compensa. Lide com sua mãe com sabedoria, tolerância, mas jamais abra mão de tua essência de tua vivência mais plena, ética e saudável.
Poderemos, se desejar, aprofundar.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.