Minha mãe não aceita minhas escolhas

Feita por >Lu · 28 dez 2020 Terapia familiar

Sou filha única e meus pais, principalmente minha mãe, sempre fizeram tudo o que estava ao alcance deles para me dar o melhor. Reconheço todo o esforço que eles fizeram. Porém, não concordo que por conta disso terei que viver a vida que a minha mãe acha certa para mim. Tenho 28 anos, e já tenho um relacionamento há 11 anos. Atualmente, moramos juntos e temos uma vida tranquila. Porém, minha mãe nunca aceitou o meu relacionamento, todas as escolhas que decido tomar na minha vida ela acha que fui influenciada por ele. O que na verdade não é. Eu e o meu marido somos muito ligados e decidimos os nossos passos juntos. O nosso relacionamento não é baseado no ele quer ou no que eu quero. Reflitimos juntos todos os prós e contras de cada situação. E, para minha mãe, que sempre foi muito autoritária, inclusive com o meu pai. Esse tipo relacionamento é errado. E sem levar em conta o meu relacionamento, ela não aceita outras escolhas minhas, sou professora, ela não aceita, mudei para outra cidade, onde tenho uma condição de trabalho melhor, ela não concorda. Me julga o tempo todo por estar gorda e as roupas que uso. A frase que tenho mais ouvido é "você não foi criada pra ser assim". Enfim, tivemos um ano super complicado por conta da pandemia, fui forçada a ficar distante deles e nada disso foi bem aceito. O problema mais recente foi no Natal, quando decidi de última hora não ir pois os casos não param de aumentar tanto na minha cidade, quanto na dela. Então, por cuidado tomei essa decisão. E, claro, ela não aceitou bem essa decisão e não quer falar comigo. Pois ela acha que é pessoal e o meu marido que não quis passar natal com eles.

Estou triste e perdida. Com sentimentos conflituosos ao mesmo tempo que quero correr pra lá e resolver o problema, eu tbm não acho certo, pois ela tem que aceitar as decisões que tomo. Não sei o que fazer.

A melhor resposta 30 DEZ 2020

Olá Lu tudo bem?
Pelo seu relato, dá para perceber o quanto de sofrimento está em jogo há anos na relação de você com sua mãe. Se de um lado tem-se uma mãe com poder de persuasão muito grande, de outro há uma filha que permite ser persuadida mesmo com 28 anos. Perceba o quanto esse afetar-se pela sua mãe tem que ver com uma certa permissão sua (mesmo que seja inconsciente) de ela "guiar" sua vida. É essa dependência que você parece ter da sua mãe em fazer tudo o que é certo para ela para ela lhe aceitar e lhe apoiar que faz com que situações semelhantes venham se repetindo na relação de vocês duas. Mudar a forma que você encara tais fatos pode acarretar em atritos com ela em um primeiro momento, mas se não houver mudanças, seu sofrimento vai continuar o mesmo.

Túlio Bueno R. Martins Psicólogo em São Paulo

86 respostas

29 DEZ 2020

Lu, exatamente isso, ela precisa aceitar suas escolhas, vc já é adulta. Precisa fazer terapia p aprender a lidar dssa dependência emocional.
ABS. Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

29 DEZ 2020

Oi Lu,
Sua mãe está com dificuldade em aceitar que você cresceu, que formou uma família, que se veste como gosta, que trabalha com o que te dá prazer.
Te aconselho a fazer psicoterapia para saber lidar com os conflitos. Você está no meio de 2 pessoas muito importante para você, não tem como abrir mão de nenhum dos 2. Sua mãe não aceita seu marido, e ele sabendo que não é bem aceito, não faz questão de estar perto. Tem que achar um equilíbrio, senão, essa situação pode começar a desgastar a relação. Você precisa estar bem consigo mesma.
Busque ajuda!
Um Abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo