Minha mãe não aceita o meu relacionamento há 7 anos

Feita por >Flavinha · 21 jun 2021 Terapia familiar

Moro com minha mãe, ela é viúva tenho um irmão que mora em outra cidade, mas está sempre presente com a gente. Namoro a 7 anos e 6 meses ela nunca aceitou o meu relacionamento, nunca aceitou a presença dele aqui em casa ele nunca veio aqui dentro de casa com a presença dela, ela diz que não o suporto que tem pavor a ele. Minha mãe estava fazendo comigo a mesma coisa que ela passou quando começou a namorar com o meu pai, pois meu avô não o aceitava de forma alguma por ciúmes, mas minha mãe tinha minha avó que sempre apoiou todas as filhas dela. Minha mãe teve poucos contatos com meu namorado porque ela não se permite e se anula de tudo isso porque ela quer e é uma decisão dela, logo respeito. Mas, a maioria dos finais de semana que saiu para passar com ele é certo ela me insultar e quando retorno para casa no domingo ela sempre está de cara fechado, com poucas palavras. Sendo que isso é dela e durante esses longos anos sempre deixei muito bem claro para ela que nos gostamos e nos damos muito bem que só Deus sabe o futuro de cada um, mais nunca passei isso para, logo ele já deve ter percebido mais com certeza se faz de despercebido.
O meu único problema com minha mãe é que ela nunca aceitou o meu relacionamento, fora isso nos damos bem, somos companheira uma da outra, estou sempre presente, conversamos bastante, dou todo carinho e atenção possível para ela. Sempre deixei bem claro para ela que, quando eu casar vamos morar perto uma da outra isso eu deixei claro até mesmo de começar o meu relacionamento e até hoje deixo isso claro.
Recentemente meu namorado me pediu em noivado no dia dos namorados no mesmo lugar onde me pediu em namoro apenas nós dois pois é algo íntimo do casal, ele fez uma surpresa fez as alianças, levou as taças e champanhe mais eu não tinha percebido nada até acontecer o pedido. Após eu aceitar ele disse que assim que retornassemos de viagem que ele iria pedir a minha mão a minha mãe e ao meu irmão pessoalmente e marcar um almoço em família para oficializarmos o nosso noivado. Como conheço a mãe que tenho conversei com ela antes em particular para prepara-la e ela saber diretamente da minha boca só que ele não sabe disso, que já conversei com ela. Ela brigou comigo feio disse que estou fazendo a pior merda da minha vida, que tá tudo errado, que ela não acredita, botou todo defeito do mundo, para não contar mais com ela pra nada, que se eu tiver filho que ela não quer conhecer, e para morar bem longe dela. Resumindo sessão drama, eu a entendo mais ela precisa saber que eu cresci né que da mesma forma que ela fez as escolhas dela que eu preciso fazer as minhas e seguir a minha vida com as minhas decisões. Que assim como eu respeito a opinião dele sobre ele que ela aceite as minhas e deixei bem claro.
O mais chato de tudo isso é que quem eu achava que poderia me apanhar se negou a isso. Mesmo assim vou manter a minha decisão com relação a minha vida, possa ser que um dia ela entenda ou não.
A única pessoa que está ao meu lado é e me apoiando é o meu irmão que deixou bem claro que vai me apoiar no que for preciso. Minha mãe agi da mesma forma com o meu irmão, mas como sou mulher e a casula ainda é bem pior. Ela tem um temperamento muito forte, e acha que é a dona da razão. Ela sabe que nunca vai deixar de ser a minha mãe e sempre estarei ao lado dela fazendo o meu papel de filha nunca a abandonarei. Apenas gostaria que ela aceitasse e respeitasse a minha decisão pois está um clima péssimo aqui em casa. Enfim!

A melhor resposta 23 JUN 2021

Flavinha, q bom q vc está buscando auxílio sobre isso. Deve ser algo bastante angustiante. O ideal seria vc, talvez aliada a seu irmão, sentar frente a frente com ela e falar exatamente tudo o q escreveu aqui. Não falar apenas de fatos, mas falar como você se sente diante de tudo isso, o Qto vc a ama, a respeita e o Qto o apoio dela seria importante para você. Que você é adulta e hoje é vc quem toma as decisões de sua vida e q não vai se intimidar pelas agressões verbais dela. Tente resgatar como ela se sentia qdo isso aconteceu com ela e questione o porque ela está repetindo a mesma história ruim. Não aceite q ela te ofenda, deixe claro o tempo todo seu desejo de uma conversa decente e respeitosa. Imponha seus limites. Se de tudo, isso ainda não for o suficiente para q ela mude sua postura, infelizmente ela fez a escolha dela e vc deverá fazer a sua. Por mais difícil q seja, se pra vc for importante casar com esse rapaz e ainda assim ela quiser romper com vc, você nada poderá fazer. Serão as escolhas dela! Qto a vc seria importante buscar um apoio psicológico. Para se fortalecer e para não perpetuar esse ciclo de relacionamentos obsessivos.

Renata Palombo Psicóloga Psicólogo em Diadema

77 respostas

23 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se vc quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei entrar em contato com vc rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

22 JUN 2021

Flavinha,
O que a tua mãe tem é TRAUMA, pela experiência que teve com o marido dela ou melhor, com relação ao homem, que vem antes do casamento dela. Ela precisa se tratar e curar o trauma que está atuando nela.
Ela não aceita a tua forma de vida por causa desse trauma, não que ela seja má. Ela não consegue lidar com isso, porque sente a limitação dentro dela. Nada podes fazer a não ser incentivá-la para que procure atendimento psicológico para sanear este conflito.
A voce: precisa manter um bom relacionamento, um bom diálogo com o seu noivo e depois como marido... precisam ser uma mente e uma alma, serem verdadeiros um com o outro, falar do que estão sentido, sem medo dos conflitos que vão surgir... falo isso porque voce foi educada por sua mãe e o prloblema dela (mãe) está em ti... não tenha dúvidas que isso vai se manifestar no evido tempo.
Não seja pega de surpresa e antecipe-se ao conflito, reveja a sua vida, os seus sentimentos, as suas dúvidas, suas expextativas...

5817 respostas

22 JUN 2021

Olá Flavinha! Grato por escrever. Você escreveu aqui com qual intenção? Será um desabafo? Será um pedido de análise? Será um pedido de apoio?
Pelo relatado, você diz estar totalmente decidida e conta com o apoio do seu irmão.
É sempre importante ponderar. A quase totalidade das mães, a seu jeito, querem o bem dos seus filhos. Creio que sua mãe também quer isso. Será que você está sensível a captar a mensagem que ela quer passar? Quais vivências dela, a motivam para agir assim?
Por que justamente a mãe que interage tanto com você, por causa dessa vinculação, quer interromper a proximidade, caso você se case.
É preciso separar com muita nitidez, o que é fechamento mental dela, do que é fechamento mental teu.
Será recomendável que você possa conversar de forma mais sistemática, com um de nós, psicólogos.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, eivitemos mais mortes - Façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a saúde, quanto para a economia. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.