Perdi minha mãe há 21 dias e não consigo aceitar

Feita por >Camila Tavares · 2 mai 2018 Luto

Meu pai faleceu aos 68 anos há quase 10 anos, e a pessoa que ajudou a família a se fortalecer e se unir ainda mais foi a minha mãe, uma mulher muito forte e ativa. Minha mãe se foi de maneira inesperada no dia 10 de abril, vítima de uma tromboembolia pulmonar, ela tinha hipertensão e diabetes mas se cuidava muito, estava sempre em médicos, no dia em que ela sentiu-se mal ela estava apenas com uma gripe estava bem, ativa, sem dar qualquer sinal do que viria a acontecer. Eu morava com minha mãe, e tudo me lembra ela, não consigo entrar no quarto dela, acordo com uma angústia profunda, choro várias vezes ao dia escondido porque não quero que meus irmãos que estão fortes nesse momento se enfraqueçam. Quando estou em casa a tristeza é mais profunda, do que no trabalho. É uma dor muito grande, me sinto completamente sem rumo, estou pensando em solicitar uma licença pra me afastar um tempo da minha casa carregada de lembranças, quero ser forte, mas para mim está muito difícil. Preciso de ajuda.

A melhor resposta 3 MAI 2018

Oi Camila, não é fácil lidar com perdas. No entanto, temos recursos internos que nos permite encontrar o equilíbrio. Nossa mente tem a capacidade de ressignificar, isso quer dizer, buscar sentido. Possivelmente, por conta de seu estado emocional vc não está conseguindo acessar esta ferramenta psíquica. Encontrar sentido é se conscientizar, entendendo o que a aflige. Busque um psicólogo(a) que possa ajudá-la. Uma ação que vc pode desenvolver é a de não esconder sua aflição. Converse sobre isso com as pessoas que tenha afeto, isso costuma aliviar e diminuir o medo que é o receio do desconhecido. Chegue assim, por esse caminho, mais perto desses sentimentos para que percam a força. Reaja, não se entregue, continue sua vida profissional.

Martha Lovisaro Psicólogo em Rio de Janeiro

3 respostas

3 MAI 2018

Oi Camila, bom dia,

Realmente é um período muito complicado esse do luto, e não tem jeito, ele deve ser enfrentado e vivenciado, como os colegas falaram. E perceba que está muito recente, nem um mês, é essa fase da não aceitação, da raiva até, da tristeza, e não adianta querer ser forte, temos que chorar, mostrar que está doendo, mas para pessoas confiáveis e acolhedoras, dentro ou fora da família, aqueles que você sente que vão te apoiar, chore muito, chore pra você, pra ela, não tenha vergonha. Se você realmente sentir que deve se afastar pra respirar um pouco ares diferentes, tudo bem, mas tenha em mente que você vai voltar pra mesma casa depois e terá de enfrentar as perdas mais cedo ou mais tarde; pense em todas as possibilidades, ainda tem um caminho que fortalece muito nesse momento, independente de crenças ou não, mas um caminho espiritual ou metafísico, ajuda bastante nos momentos mais agudos do luto, se não o melhor amigo(a), mas sempre há um caminho de apoio nesse momento crítico.

Abs

Giseli Nunes Pereira Psicólogo em São Paulo

30 respostas

2 MAI 2018

Olá Camila. O luto é um processo que muitas vezes pode ser lento e demorado, e deve ser vivenciado por você. De início entenda que é normal e completamento aceitável se sentir triste e fragilizado, visto que sua perda é recente. Permita-se expressar sua dor, não reprima choro e não afaste outros familiares que desejam te ajudar. Procure sentar e analisar seus pensamentos e o que mais te aflige. Porém é altamente recomendado que você procure um profissional para te ajudar a passar por esse processo.
O psicólogo irá te auxiliar e te oferecer apoio psicológico nesse momento difícil.

Caroline Balbuena Psicóloga Psicólogo em Jundiaí