Não consigo mais ter um bom relacionamento com meu esposo

Feita por >Paula · 11 set 2023 Terapia de casal

Eu e meu esposo temos 17 anos de casados,casamos muito novos ,eu com 19 e ele com 21, tivemos nossa primeira filha após 2 anos de casados ,quando minha filha nasceu eu fiquei por 2 anos completamente com conta dela,depois disso retornei ao mercado de trabalho e atividades normais do dia a dia .
Após 9 anos tivemos nossa caçula que jo caso hoje está com 5 anos ,fiz a mesma coisa larguei tudo e me dediquei a maternidade em tempo integral por 3 anos e ainda coincidiu com a pandemia .
Na primeira gravidez meu esposo me ajudava em tudo ,tudo msm ,acordava a noite pra ajudar com a bebê ,durante o dia fazia questão de participar qdo estava em casa ,já na segunda gravidez não foi assim, eu me sentia sozinha desde da gravidez ,com problemas de pressão alta ,sempre passava mto mal ,repousos e já não tinha o apoio,atenção do meu esposo.
Logo qdo a bebê nasceu,não foi diferente,eu ficava com ela tempo integral ,durante o dia e a noite,mal conseguia ir ao banheiro e a desculpa era sempre a mesma ,por ela mama no peito teria que ser somente a mãe .
Aquilo foi me cansando,fui ficando mto cansada ,me sentia culpada por isso.
Depois de 3 anos resolvi voltar a.minha vida ,trabalho,me cuidar,e foi aí que começou com as negativas dele,sempre criticando ,eu fazia academia com ele me fazendo chamadas de vídeos .
Consegui perder peso,voltar ao corpo antes da gravidez ,voltei a trabalhar e estudar e ele n me dava apoio em nada ,só criticas .
Nosso relacionamento resumia em brigas e discussões o tempo todo,mal tínhamos momentos de alegrias juntos ,qdo foi no ano passado ele recebeu uma proposta de trabalho no sul de minas ,morávamos em juiz de fora MG,eu estava com tanto medo de ficar longe da minha família,meus pais ,eles que sempre me apoiavam, segurava meus prantos.
Seguindo os conselhos dos mesmos eu fui,msm o nosso casamento estando em crise ,chegando lá,minha filha caçula sentiu mto com a mudança ,sentia muita saudades dos avós ,eu tbm,me sentia mto sozinha ,um lugar onde não conhecia ngm,minha filha mais velha virou minha maior parceira .
Meu esposo viajava mto a trabalho e qdo estva em casa dividia o tempo dele entre celular e televisão ,não conseguíamos conversar,sempre que puxava assunto epe nem me dava ideia ,continuei meus estudos msm ele sendo contra .
Qdo eu saia para minhas aulas era o momento que eu me sentia livre para eu respirar ....
Brigávamos mto,ele brigava mto comigo e com as meninas tbm,aquilo eu já n aguentava mais,todas as noites eu ligava para meus pais aos prantos ,pedia para separar e ele não me levava a sério ,até que começamos a dormir separados ,eu já não aguentava nem conviver ,meus pais iam lá notavam e via o desprezo que ele nos tratava .
Eu conheci uma pessoa ,ficamos amigos ,ele me ouvia ,me fazia bem ,até que tivemos um romance,eu já estava disposta a voltar para juiz de fora com minhas filhas ,só assim ele aceitaria a separação.
Foi ai que um belo dia ele colocou um GPS dentro do meu carro e qdo eu já estava perto de casa dando uma carona ao rapaz,ele apareceu nos agredindo .
Aquilo parecia o fim do mundo pra mim ,mas por incrível que parecia eu estava me sentindo livre.
Voltamos para juiz de fora ,logo depois ele voltou tbm,eu fiquei com as meninas na casa dos meus pais e ele na casa da mãe dele ,ele nunca foi tão bom pai nesse período.
Porém minhas filhas ficaram mto mal,a mais nova regrediu com relação a comportamento e eu mais uma vez me sentindo culpada por tudo aquilo.
Aguentei muitas humilhações dele ,e depois de mtas conversas e acusações resolvemos tentar mais uma vez ,pelas meninas ,tentar resgatar algo da nossa família,ele fez que me ouviu e disse que não seria mais naquele jeito.
Eu aguentei mtas desconfianças, humilhações,mas segui,porém hoje aqui estou ,não consigo ter relações com ele ,ele me procura e eu n consigo,ele fala com se estivesse cobrando e eu sinto repúdio,eu já não sei mais oq fazer...
Ao mesmo tempo que penso em separar ,lembro das meninas.
Mas resolvi abdicar da minha busca pela felicidade por elas,por tentar resgatar nossa família ,mas eu não vejo caminhos.
Ele já está o pai sem paciência de sempre ,mal conseguimos conversar,não larga Cel e tv...
Preciso de ajuda

A melhor resposta 12 SET 2023

Oi Paula
Você está se sacrificando por uma causa que já é perdida.
Ele não dialoga e não deixa seus vícios e caprichos... precisa resolver isso.
É ilusão pensar que assim está ajudando suas filhas... está prejudicando suas filhas.
Busque a tua felicidade e realização que assim estarás dando o endereço a suas filhas para elas também buscarem; elas vão te imitar, vão ter orgulho de ti e querem ser iguais a ti.
O que estás ensinando para elas?... quer ser mulher é sofrer, Que ser mulher é aguentar um homem que não tem amor por elas, por voces.
Analisa e resolva tua dependência, tuas carências e escolha viver com alegria e prazer.
A vida te deu a liberdade; você é a dona da tua vida.
Não permita que outros comandem a tua vida.
Faça Psicoterapia para ser auxiliada nesse processo.
Abraços

5817 respostas

12 SET 2023

Olá Paula, você deverá se lembrar que pai e mãe são diferentes de marido e mulher. O que adianta voltar o casamento e as filhas presenciarem brigas, discussões e desprezo? Vale a pena elas terem uma mãe triste, sem alegria depois que voltou a morar com o pai delas? Seria muito importante você e ele fazerem terapia, separados, para poderem ver o que sente um pelo outro. O que o casamento significa para vocês?
Espero ter ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

12 SET 2023

Olá, Paula, lamento por sua situação.

Pelo seu relato, posso entender que houve, em algum momento, alguma "virada de chave" que fez com que vocês se desconectassem.
Este tipo de situação acontece com uma frequência assustadora entre os casais.

Para seu caso, especialmente, devemos analisar duas coisas, sintetizadas na seguinte pergunta: Você tem intenção de manter o casamento?
Se a resposta for sim, sugiro que façam terapia em casal, assim podem identificar os pontos que são deficientes no relacionamento e resolvê-los;
Se a resposta for não, então sugiro que você faça sessões individuais para poder se livrar de ressentimentos e culpas que não são suas.

Desejo tudo de bom,
Rafael Silva
CRP 06/190176

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

69 respostas

12 SET 2023

Olá Paula! Obrigado por escrever. Precaução e aprofundamento sobre a situação interna tua, das crianças, dele, será necessário.
Sempre que tomamos uma decisão dessa profundidade na vida, precisamos antever as melhores maneiras de efetivação e a melhor previsão dos possíveis desdobramentos.
Sugiro que conte com a ajuda científica de um de nós, psicólogos.
Há ex-marido, mas não há ex-pai; há ex-esposa, mas não há ex-mae.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.