Como ter um bom relacionamento com minha mãe?

Feita por >duda · 28 abr 2020 Terapia familiar

Bom minha Mae quer ser minha pior inimiga, ela fica me vigiando atras do portão quando estou conversando com meu namorado as vezes com algum amigo e etc. As. vezes parece que ela quer colocar uma corrente no meu braço pra não me deixar ter amigos é ser do jeito que ela quer . sempre quis ser amiga da minha Mae pra compartilhar momentos é etc ja tentei ate suicídio pelo fato dela nunca me dar atenção é não querer saber de mim. ja aconteceu varias coisas na Minha vida é quando eu tento contar ela me xinga muito ate grita comigo

A melhor resposta 29 ABR 2020

Olá! Grato por participar. Minha mãe e minha filha, são especificações que apresentam direcionamento de pronomes possessivos. Sua mãe, assim como você, apresentam o conceito de posse, através desse pronome; não é sem sentido. Quando bebê, você era totalmente dependente; também pode ser que quando ela estiver bem velhinha, esteja totalmente dependente. Outra reflexão: justo a mãe, a única mãe, ser a maior inimiga. Claro que essa leitura é definida por forças emocionais alimentadas na convivência. Na imensa maioria das vezes, as mães querem o bem de seus filhos ( do jeito delas). A construção da autonomia, apresenta certa dor, precisa de certa dor, porque os adultos, pela vivência, percebem a fragilidade, das crianças e adolescentes (adolescência psíquica, pode alongar-se para além dos vinte anos). Também, os adultos, seres frágeis, apresentam suas imaturidades ao lidar com os filhos, por exemplo, quando sentem que os filhos estão se tornando independentes e eles (adultos), terão que arranjar outro sentido para a vida; cuidar do filho, não exige mais tanta dedicação. Conhecemos mais profundamente os defeitos e os desconfortos causados por aqueles que convivem mais intensamente com a gente. Pondere isso. Será muito útil você poder aprofundar isso com um psicólogo. Também será importante você organizar sua autonomia rotina, colocando como parte dela, a melhor mãe do mundo, a única mãe, a pior mãe, a mãe real, para trocar cooperações e esforço por entendimentos. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (saia de casa, com máscara, somente para o que for necessário: uma vida preservada, vale muito). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

2 JUN 2022

Olá Duda.
Quando sua mãe apresentar comportamentos e comentários que não te agrada pergunte a ela qual a intenção positiva dela ao fazer estes comentários ou ter estas atitudes. Assim você poderá desarmá-la ou ouvir o que ela tem a dizer sobre aquela situação e quem sabe vocês começam a se entender. Procure entender os motivos destas atitudes dela, com este entendimento você poderá ser mais assertiva em sua comunicação com ela.
Jane assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

29 ABR 2020

Seu relato é bem preocupante. Você está em acompanhamento? Se não, aconselho procurar imediatamente. Em relação à sua mãe: este relacionamento parece abusivo. O que faz com que você anseie tanto algo que tem te feito mal? Qual local sua mãe ocupa em sua vida? Parece que é necessário impor limites entre vocês. Qual é a visão dela sobre isso? É importante ter em mente que nem sempre as relações reais que temos cumprem nossos ideais, ou mesmo os do imaginário social, por isso, devemos ser capazes de ir construindo relações possíveis dentro de cada realidade.

Thamiris Traspadini Psicologia Psicólogo em Vitória