Tudo que faço para minha mãe nunca está bom o suficiente

Feita por >Lala · 3 mai 2020 Terapia familiar

Tenho 30 anos, sou filha única e moro com minha mãe. Há quase 15 anos meu pai traiu minha mãe e passei por um dos momentos mais difíceis da minha vida. Estava terminando o ensino médio quando minha mãe descobriu a traição do meu pai. Lembro de estar jogando no celular dele e ter visto uma mensagem da dita cuja se derretendo de amores, foi o primeiro choque. Mas, fingi não ter visto nada. Algum tempo depois, tudo saiu dos trilhos, pois a tal enviou uma carta de ameça para minha casa. Noite após noite acordava com minha mãe aos berros discutindo com meu pai, coração acelerado. Muitas vezes, separei brigas dos dois, brigas físicas, com uma força vinda não sei de onde. Cheguei a tirar a faca da mão da minha mãe, ela tentou suicidar amarrando coisas no pescoço. Foi extremamente difícil lidar com tudo isso em uma fase de mudanças na minha vida. Consegui passar no vestibular e entrei para a faculdade. Meu pai saiu de casa. Minha mãe parou de trabalhar quando se casaram e ele relutou muito em pagar minha faculdade, mas, deu certo. Lembro do dia que fui fazer minha primeira entrevista de emprego, pouco antes do horário, já estava no local, meu telefone tocou: era minha mãe falando que meu pai estava em casa e eles estavam brigando. Falei que eles que resolvessem que eu não iria voltar. Desliguei o telefone. Algum tempo depois ele pediu uma chance e voltou pra casa, foi pior do que antes e ele acabou saindo de casa de novo, pra sempre. Terminei minha faculdade, com muita luta. Desde meu segunda ano de faculdade já trabalhava, então ficava a maior parte do dia fora de casa. Mas, minha mãe sempre falou coisas muito pesadas comigo, do tipo: seu pai aprontou por sua culpa. Sempre fui uma pessoa estudiosa, uma das melhores da sala, nunca dei trabalho, fui criada muito rigidamente e já deixei de fazer muita coisa por causa disso. Nada de errado, claro. Mas, aproveitar aquela fase de sair com os amigos e tal. Até pouco depois de formada meu pai ainda ajudava financeiramente em casa, não era muito, mas minha mãe sempre reclamava querendo mais dinheiro. E sobrava pra mim pedir. Ela me ameaçava, do tipo: se você não ligar, quebro sua cara. Sim, já apanhei muito do nada. Ela arremessava coisas e já quebrou uma infinidade de coisas em casa (muitas delas, em mim). Nunca aceitou o fim do relacionamento?! Ficou magoada? Sim, até entendo. Mas, tanto tempo depois ainda usa isso como argumento para tudo. Voltando à história, 2 anos depois de formada abri minha própria empresa com meu então noivo e desde então sou a responsável por pagar todas as despesas de casa. Não tenho nem notícias do meu pai, ele nunca ligou, fazem uns 6 anos que não o vejo e tento seguir minha vida da melhor forma possível. Não vou atrás dele também, posso até estar errada, mas, nesse ponto sou rancorosa. Após 8 anos de namoro, fiquei noiva. Desde então, já são quase 2 anos. Poderia já ter saído de casa? Sim, mas, além de ter que lidar com uma pressão ENORME, por parte dela e de outros familiares. Devido a ela ter alguns problemas de saúde, há quem diga que tenho que casar e continuar morando com ela ou levá-la comigo. Juntar dinheiro é complicado, pois, como mencionei, sou eu (nós) quem pagamos tudo em casa. E o pior é que minha mãe não faz muita questão de ajudar: quer comprar, gastar água, energia. Meu noivo e eu ainda estamos tentando fazer uma pequena reserva para dar o próximo passo do relacionamento. O fato é que até hoje TUDO que faço NUNCA está bom pra minha mãe. Ela reclama de tudo. Tudo mesmo. O jeito que arrumo as coisas, a comida que faço, o jeito que trabalho. E é muito triste, pois ela me fala coisas MUITO PESADAS. Já perdi a conta de quantas vezes me chamou de burra, idiota. Praguejou sobre mim! "Um dia você vai passar por isso e me dar razão". "Se quando você tiver sua casa eu chegar lá e tiver algo sujo ou fora do lugar, vou te quebrar a cara"....Pra que isso? Tantos xingamentos, culpas, ... ela nunca admite estar errada, sempre manipula as situações como se eu que fosse a errada. Nunca pede desculpas. Grita comigo (tenho vergonha dos vizinhos). Continua me agredindo (fisicamente também). E sabe o que é o pior? É que quando está com outras pessoas, parece ser OUTRA pessoa. Totalmente do bem, me apoia, é grata... só eu quem vivo a situação de dentro sei como é. Sofro muito com isso, pois, quem deveria me apoiar, é que mais me faz sentir mal. Geralmente, quando ela começa uma discussão, é com algo totalmente pífio...do tipo, guardei uma vasilha num lugar diferente. Isso, já é motivo pra começar a reclamar de tudo que faço e jogar coisas aleatórias na minha cara. Nessas discussões, evito falar, pois ela não aceita e parte pra agressão física. Muitas vezes, quando ela quer algo e não posso fazer no momento, ela se faz de coitada: "Vou é me matar mesmo...por isso mesmo que tenho que morrer..." e outras coisas do tipo. Na época da traição, tentamos convencê-la a ir no psicólogo/psiquiatra, mas a resposta é: "tá me chamando de louca? Eu não sou louca". Às vezes me sinto presa dentro da minha própria existência, presa entre a o espeto e a brasa. Parece que tudo que poderia fazer, vai me trazer problemas ainda maiores. =(

A melhor resposta 29 NOV 2021

Você precisa pensar "para quê " você está sustentando esta situação?
A sua mãe é incapaz?
O que te faz ficar presa a ela é a culpa.
É importante que você siga a sua vida mesmo se sentindo egoísta.
É melhor se sentir culpada seguindo o seu caminho do que ter raiva de sua mãe depois.
Você não é responsável por ela.
Você pode ajudá-la, mas não aprisionar a sua vida. Você não tem culpa desta situação, sua mãe fez e faz as escolhas dela.
Ela não está pensando em você.
O amor verdadeiro liberta e não aprisiona.

Danielle Ronald de Carvalho Psicóloga Psicólogo em Rio de Janeiro