Por que minha mãe é assim comigo: porque nunca sou o suficiente para ela?

Feita por >Nicole · 1 fev 2021 Terapia familiar

"Não presta pra nada, nunca vai se alguém na vida porque é uma menina ruim", essas são as palavras da minha mãe. Ela e meu irmão mais velho sempre me humilhavam, e agora que ele arrumou um emprego piorou tudo, ela passa a comida que ele compra na minha cara, que se não fosse ele estaríamos morrendo de fome, etc ..... Sempre briga comigo por bobeira e me humilha, me xinga. Quando ele (meu irmão) me xinga, quando eu me defendo ela briga comigo, porque tenho que respeitar ele ou que fale com ela pra falar com ele, sendo que se fosse eu que começasse a discussão ela iria me bater. Eu tenho medo do meu futuro, ela diz que nunca vou ser feliz, que não vou conseguir um emprego porque deus não vai deixar. Ela aumenta coisas que não aconteceu, tipo numa discussão que tivemos, ela foi me bater aí eu segurei os braços dela pra ela não me bater, como eu estava de unhas grandes, o braço dela ficou com marquinhas roxas, mas eu não fiz por mau, ai ela ligou pra família e disse que eu enchi ela de tapa, mas eu expliquei a meus parentes mas ninguém nunca me defende ou acredita em me. Não sei porque ela é assim comigo, ela obviamente me odeia.

A melhor resposta 2 FEV 2021

Olá Nicole
grata por escrever;
dentro do âmbito familiar acontecem situações que não entendemos muitas vezes o por que de algumas atitudes de nossos pais ou familiares próximos, é preciso entender o que você realmente sente em tudo isso; o que leva você acreditar que é a culpada de todo o mau que acontece dentro de sua casa; será que é você mesmo? Procure ajuda, procure um profissional da psicologia que lhe ajude a entender e principalmente se conhecer;
um abraço
Leni Elisa psicóloga

Leni Elisa Psicóloga Psicólogo em Itapema

69 respostas

2 FEV 2021

Olá Nicole, sinto muito que se sinta assim é esteja passando por isso, nossa família deveria ser nosso centro de apoio, nosso suporte e lugar seguro onde deveríamos nos sentir amados e protegidos, mas nem sempre é assim, vejo que a relação que vocês tem é bem conturbada e está te fazendo mal, te aconselho a fazer terapia, quero te dizer que não conseguimos mudar as pessoas, mas podemos nos mudar, nos fortalecer e entender nosso valor e só assim o outro nos valorizará.

Estou a sua disposição,
Carolina Ovalle - Psicóloga clínica
Especializada em mulheres e casais

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

2 FEV 2021

Olá Nicole! É muito frequente emoções e atitudes confusas no convívio diário da maior parte das famílias. O convívio intenso desgasta, as expectativas não atendidas geram decepções. Você não pode considerar as mensagens da tua mãe como definidoras das tuas qualidades ou características. A pessoa central para isso é você mesma. A melhor verdade é aquele que a tua consciência e os teus sentidos confirmam para você. Direcione-se por essa verdade.
De outro lado, ter rotina de vida que envolva dormir de sete a nove horas, de noite, sempre de noite, no escuro e no silêncio, estar acordada na claridade, interagir com pessoas reais, evitar televisão, internet, rádio, celular e outras comunicações virtuais, ter objetivos de ações tais quais, estudar, trabalhar, alimentar-se saudavelmente, ter atividade física, desenvolver amizades éticas, cooperar com o coletivo de convivência, ter momentos de descanso, alegria e lazer, são, dentre outras, ações, que dão à vida melhor tempero.
Não se prenda ao que os outros acham e falam de você. Prenda-se na construção de si mesma, na ocupação objetiva, ética e útil do tempo, com estudos, amizades, trabalho, cooperação coletiva. Certamente após algum tempo, as pessoas passarão a te olhar com melhores olhos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.