Minha mãe está muito mal porque não sou virgem

Feita por >Helena · 27 dez 2018 Terapia familiar

Oi. Tenho 20 anos e sempre fui muito próxima a minha mãe, ela cria a mim e aos meus irmãos muito bem e sozinha. Porém, quando o assunto é namoro sempre foi difícil de lidar com ela. Namoro há 2 anos e precisei ir à emergência recentemente pois estava sangrando bastante fora do período menstrual e eu fico assustada e preocupada com essas coisas, não confiei em falar com a minha mãe porque ela desconfia e não age normalmente com esse tipo de coisa. Eu só queria ir e descobrir se era algo sério. Descobri que só estava menstruando de novo então não dei muita importância. O problema é que ela viu os exames e enlouqueceu, fica chorando, diz que falhou como mãe e eu não sei o que dizer, um deles exigia um exame para quem não é mais virgem. É bem difícil compartilhar com ela essas coisas pois ela já me chamou de muitas coisas em momentos de raiva por motivos muito menores, imagine por esse. Estou muito mal, pois sou muito apegada a ela e ela fala horrores quando está magoada, nem quer olhar na minha cara. Eu sei que não deveria ser assim, sabe? Entendo o lado dela mas ela não vê o meu. E ela me machuca falando mal do meu namorado, às vezes diz que ele pode só querer me usar, que é um mauricinho, que óbvio que ele ia querer fazer isso comigo... Como se ele fosse uma pessoa horrível, e juro, ele sempre foi muito respeitoso e tenta agradar a ela de todas as formas. Acho tão normal pra algumas pessoas essas coisas mas pra mim sempre foi isso. A primeira vez que eu fui sair com um garoto que eu gostava MUITO (a gente ia só comer sushi), eu tinha 16 anos, ela ligou e gritou tanto no telefone falando pra eu voltar pra casa que ele escutou e no dia seguinte, o garoto, assustado, disse que não dava mais pra gente se ver. Isso partiu meu coração de uma forma que eu não esqueço mais... Não sei o que fazer. Já sou maior de idade e faço tudo racionalmente, e poxa, é meu namorado. O que vocês acham?

A melhor resposta 31 DEZ 2018

Olá Helena!
É mais comum do que imaginamos essa relação de apego entre mãe e filha e crises de desenvolvimento quando há mudanças no ciclo de vida. Acredito que você e sua mãe se beneficiarão muito da terapia familiar para construir um relacionamento saudável e também para ter espaço na sua vida como adulta jovem para um relacionamento conjugal. É importante um psicólogo que tenha a formação específica na abordagem sistêmica, que é a terapia familiar.
Abraço e conte comigo!
Psicóloga Jaqueline Elisa.

Jaqueline Elisa Psicóloga Psicólogo em Jaraguá do Sul