Dúvidas no meu relacionamento. Porque quero tanta atenção assim?

Feita por >Miih · 11 fev 2023 Abordagem psicológica

Olá, namoro a 9 meses, nosso relacionamento sempre foi bom, porém vem ocorrendo algo que me deixa meia preocupada.
Meu namorado ultimamente vem me perguntando o porque de eu querer tanta atenção dele, ele diz "a sua mãe sempre te bateu quando você era pequena, e nunca te deu tanto carinho, porque você é assim?"
Bom, ele as vezes é meio frio, e a mãe dele mesmo diz que ele mudou por conta da ex dele, ela ficava com outros, e ele também já pegou várias conversas com outros cara com ela, e isso foi algo que o machucou muito e fez ele ser mais frio em questão a relacionamentos.
Porém eu não entendo o fato de ele me perguntar isso, em relação a atenção que eu quero dele, realmente quando eu era pequena minha mãe não me dava tanto carinho assim, eu também fui muito apegada ao meu pai, e quando eu tinha 11 anos ele traiu a minha mãe e desde aí, eu nunca mais vi ele e ele não quis mais contato comigo, simplesmente me largou.
Agr entrando nisso tudo,eu me pergunto "será que eu realmente sou mto carente assim?será q eu imploro por tanta atenção dessa forma que ele diz?" Eu sei que talvez eu possa cansar ele com tanto grude, mas as vezes acho que isso é de mim, ou talvez como algumas pessoas já me disseram, pode ser por conta do amor que meu pai me dava e não dá mais, então eu realmente não sei o que fazer, porque ultimamente a gente só briga por conta disso, eu querer muita atenção dele e acabar brigando e falando que ele não me dá atenção e que ele não me ama mais por isso.
Aí quando digo essas coisas ele fica bravo e brigamos mais ainda, gostaria de ajudas para poder ver se consigo melhorar com isso e ver de onde realmente vem essa questão de querer tanta atenção assim...

A melhor resposta 15 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

13 FEV 2023

Oi Miih
O objetivo da nossa vida é aprender e corrigir... não foi por acaso que as coisas aconteceram dessa forma na tua casa: teu pai se afastou de voce, tua mãe, pelas razões dela, não te deu tanto carinho, encontrou um namorado que afetivamente está complicado...
Isto tudo são focos, problemas, desafios que voce terá que corrigir. A vida nos coloca defronte com pessoas e situações que geram conflitos, problemas para que possamos nos dar conta e nos corrigir.
Primeira tarefa a fazer é perceber seu grau de carência, de dependência, seja com o pai, com a mãe, com o namorado... precisa aprender a ser autônoma, não depender de ninguém, aprender a ser dona da sua vida.
Se for necessário, faça psicoterapia para ter clareza de como fazer e onde mexer.
A vida não quer o sofrimento. A vida funciona onde tem alegria, prazer, facilidade, leveza.
Tudo o que não foi isso, é anti-vida, são crenças limitantes, barreiras, travas mentais que não estão permitindo voce ser o que voce realmente é.

Abraços

5817 respostas

12 FEV 2023

Olá Miih! Obrigado por escrever. Cada pessoa é única, é uma constante construção. Explicar a história pelas histórias de outros, não pode. Também não é amadurecido e autônomo, explicar a construção do agora, por elementos de outras idades. Muitas pessoas vivem experiências que classificamos como semelhantes. Por exemplo, abando do pai na infância, abuso sexual, infância solitária, etc. Embora as experiências tenham nomes comuns, cada pessoa constrói seu jeito para lidar com as coisas.
Algumas coisas são certas:
- Antes de namorar com outra pessoa, precisamos namorar conosco mesmo, precisamos desenvolver autonomia e autorespeito;
- Quando um parceiro sufoca ou outro, está fazendo algo que gera grande desconforto, implicando, na maior parte das vezes, em término do relacionamento.
Você, certamente precisa melhorar a autoestima.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, antidemocrático, bárbaro, se faz um deles.