Nao tenho um bom relacionamento com meu pai

Feita por >Linda · 27 jan 2022 Terapia familiar

Tenho 20 anos e permaneço na casa dos meus pais pq abri uma empresa e os gastos sao muito grandes, e nao da para manter uma casa e a empresa por agora, meu pai sempre me deu tudo que eu quero, porem nunca esteve tão presente, mesmo a gente morando junto, meu pai sempre foi um ogro, nunca teve tempo para estudo, morou na rua aos 7 anos pq minha avó espancava ele, nao sabe conversar, é muito ignorante...
Com 10 anos meus pais adotaram um primo meu, que considerava irmão, ele chegou com 9 meses e faleceu com 1 ano e 9 meses, eu não lembro de muito coisa da minha infância, lembro que olhava o meu irmão, lembro de receber um soco nas costas, pela minha mae, por colocar ele de castigo pq ele tirou a fralda e fez coco, lembro de me acusarem falando que queimei a lingua dele de propósito, ao dar mamadeira, mas eu juro que nao queimei de propósito, eu esquentei como minha mae mandou, e foi a primeira mamadeira que fiz, eu realmente nao sabia fazer, mas foi um erro q nunca mais cometi, lembro de receber dois tapas na cara do meu pai pq fugi da escola, 1 ano apos a morte do meu irmao, eu realmente era uma criança difícil nessa época e nenhum professor me suportava, lembro da minha mãe falando "pq você deixou a porta aberta" no dia que o meu irmão morreu, eu acho hj uma responsabilidade muito grande para por em cima de uma criança, mas isso custou uma vida, nao há justificativa, (meu irmao morreu afogado na piscina da minha saca as 10h da manha) eu sai para ir para escola, meu pai oara o trabalho e minha irma para escola tbm, fui a última a passar e só fechei a porta, nao tranquei com a chave, me culpei por mtt tempo, mas hoje ja estou melhor. Enfim... lembro de ser chamada de puta pela minha mae quando comecei namorar o meu atual namorado aos 16 anos e lembro do meu pai me defenderam dessa vez, enfim, meu pai sempre colocou minha mae num pedestal, se eu e minha irma queriamos pizza e ela hambúrguer, era sempre a vontade dela, e ele sempre falou isso sem ter problemas algum, pq a prioridade sempre foi a mulher dele, minha mae nao gosta das primeiras 2 filhas dele, do primeiro casamento dele, e ele pediu para elas não ligarem para ele, pq ela n gosta delas, eu entendo que elas são difíceis, mas o amor de pai dele nao deveria ser maior q o amor dele por minha mãe???
Certo momento briguei com meu primeiro namorado, inclusive ja voltamos e comecei me relacionar com outra pessoa, minha mae me expulsou de casa, meu pai me fez assinar um documento tirando tudo do meu nome...
E depois disso tudo eu terminei com o cara, ele realmente nao era uma boa pessoa e voltei com meu primeiro namorado e estamos juntos ate hoje, porem esse meu primeiro namorado vê meu pai como um Deus, ja eu não, eu vejo ele como tudo q nao quero para mim, para os meus filhos, eu gosto do meu pai, cuidaria dele caso precisasse, mas nao o amo, quando terminei com meu primeiro namorado aquela vez, ele falou que nem para tomar chifre eu servi, e eu não senti q foi na brincadeira, hoje nao tenho paciência com literalmente nada que ele fala, eu sou grata por tudo que ele me deu, mas eu queria presença e hoje ja nao da para mudar mais isso, infelizmente tenho muita magoa dos dois, mas principalmente do meu pai, nao me senti protegida, nao me senti protegida para falar que um dos meus primos subiu em cima de mim quando estava dormido aos 16 anos e ficou passando o órgão genital em minha bunda, pelo contrário, a única pessoa que soube foi o meu namorado, e eu acho q ele nem acreditou, hoje tenho medo, durmo de portas trancadas, nao confio mais e eles nunca fizeram nada cmg, mas mesmo assim nao me sinto segura

A melhor resposta 29 JAN 2022

Oi Linda!
Provavelmente voce não gosta do teu pai, não porque ele não tenha estudado e sim porque ele dá as preferências para a tua mãe e não para voce. O pai, sempre é o primeiro amor das filhas e como ele já tinha companheira, voce ficou sobrando e isso modifica o sentimento por ele.
Linda, teu pai e tua mãe proporcionaram a existência física sua... voce veio através deles, mas não é deles. Voce escolheu estas pessoas para serem teus pais e quis passar por todas estas experiências... não seja ingrata com eles; eles te protegeram tanto quanto eles sabiam e podiam; agora voce pode comer tantas quantas pizzas quiser; de agora em diante, voce é pai de ti mesma, mãe de ti mesma; torne-se esta empreendedora que ainda dorme dentro de ti; resolva-se, busque ajuda se precisar, mas não se faça de vítima, voce não é vítima, voce é dona da sua vida, você é do tamanho dos seus sonhos; tudo é possível realizar.
Abraços

5817 respostas

28 JAN 2022

Bom dia, Linda,

Vejo no seu relato muitos conteúdos, desde a violência com que foi tratada, as cobranças pelo cuidado com seu irmão e mesmo a culpa por sua morte. Natural que isto abale a relação com seus pais. É mais comum do que imagina.
Infelizmente, como você mesma coloca, não dá pra mudar o passado. O que podes é feito é trabalhar os medos que ainda vivem dentro de você, gerando tanta insegurança e desconfiança.
Toda mulher que passa por este tipo de violência tende a guardar muita mágoa dentro de si, e esta energia pode tanto fortalecer a personalidade como torná-la desconfiada e arredia, como parece ser o seu caso.

A psicoterapia pode ajudá-la a trabalhar estas questões, não que vá apagar os acontecimentos ou fazê-la esquecer, mas vai ajudar a dar um novo significado para os seu sentimentos no presente, tornando-a mais segura e confiante em seu próprio potencial.
Caso tenha interesse em cuidar mais de você e se livrar de toda esta angústia, fico à disposição.
Lembre-se, você NÃO está sozinha.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

28 JAN 2022

Oi Linda,
Depois de tudo que eu li, o que me fez sentir melhor, foi saber que você tem consciência que era apenas uma criança e que as responsabilidades não eram suas. A "criança difícil" que você diz ter sido, era apenas uma forma que encontrou para pedir um socorro, uma atenção. Infelizmente seus pais e os professores, não conseguiram enxergar isso, para te ajudar.
É fundamental você buscar a psicoterapia para trabalhar todos os traumas e marcas deixada na sua vida. Tem alguns pontos que identifiquei que precisam ser trabalhados urgentes, principalmente a figura paterna, para que não interfira na forma de se relacionar e formar família.
Fico a disposição, caso queira se aprofundar.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

28 JAN 2022

Olá Linda! Grato por escrever. Pela história que você relata, vocês estão, como família, frágeis. Você se comunicou aqui porque quer reorganizar as coisas. O melhor e o pior pai do mundo é o que temos: não há como comparar. As experiencias vividas e sentidas, dão a cada um de nós, a coloração do valor que podemos captar. Uma coisa importante é que os pais, a seu jeito, gostam dos filhos, querem direcioná-los para o que acreditam certo. Outra coisa importante é que cada pessoa precisa construir sua essência, sua identidade, em seu tempo, com seus valores, com suas crenças, com suas razões, com suas motivações.
Nesse sentido, nós psicólogos, poderemos te ajudar.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos cientistas, grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Mascare-se! Cuide-se! Aproxime-se afetivamente, distacie-se fisicamente.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

28 JAN 2022

Oi Linda8
Senti em tuas palavras que se sente ainda desprotegida e com rancor e um pouco de raiva em momentos vividos no passado.
Cada um de nós temos uma maneira única de ser, e nesse momento se conseguires conhecer bem teus pais vai saber como lidar com cada um não sofrendo mais com tanta angústia.
Namorar é muito bom mas cuide que sentimentos e pensamentos teus sejam expostos somente naquilo que achares necessário pois a tua vida pessoal tem de ser resguardada para que não seja posteriormente usada para outros fins.
Faça uma terapia para conseguir dividir teus sentimentos e temores com uma profissional.
Abs

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre