Crenças limitantes que me impedem de ter um relacionamento saudável

Feita por >Paula · 5 set 2021 Autoestima

Olá, tudo bem? Primeiramente quero deixar meus sinceros agradecimentos para os profissionais que se dedicam a responder nossas perguntas com tanto carinho e atenção. Tenho admiração por todos vocês!!

Bom, vou contar um pouco da minha história… sou filha de pais separados e nunca tive um pai presente. Quando criança lembro de ter pedido algo ao meu pai e ele não me deu e se mostrou chateado, e quando me deixou em casa, me tratou de uma forma indiferente e depois desse episódio sumiu da minha vida. E eu sempre me senti culpada por isso. No decorrer dos anos ele veio me ver algumas vezes, mas aquele vínculo de pai e filha foi cortado.
Eu guardei esse fato e sempre espelho ele nos meus relacionamentos. Tenho vinte e poucos anos e nunca tive um relacionamento saudável. Sempre me envolvo com pessoas emocionalmente indisponíveis ou que já estão em um relacionamento. E quando estou com alguém, me sinto insuficiente, com baixa autoestima, fico testando o sentimento do outro e fico sempre esperando o momento em que ele irá “me abandonar”. E grande parte das vezes adianto isso, seja por minhas cobranças excessivas, seja por nunca me sentir preenchida em minhas carências e antecipar um término por medo de me sentir rejeitada. Quando estou sozinha me sinto plena, mas quando estou com alguém, eu vivo angustiada e ansiosa, achando que o outro não me da o devido valor. Eu gostaria muito de poder mudar isso. Muitas vezes reflito se o outro que não me dá o valor que mereço ou eu que não tenho confiança.

Agradeço muito a atenção de vocês!!

A melhor resposta 8 SET 2021

Paula,
Voce precisa desbloquear teu emocional, precisa curar seus traumas; Olha a história com o teu pai... e possivelmente aconteceu mais vezes, em idade anterior que não tem como se lembrar, mas que ficou gravado no teu emocional.
Voce não teve culpa e o teu pau não foi embora por causa disso, mas voce se sente culpada... precisa reverter esta situação. Agora, cada vez que vive situações de amor, amizade o trauma volta para te lembrar que isto vai te fazer sofrer novamente e então acaba em frustração, dor e sofrimento. Precisa enfrentar uma Psicoterapia e ressignificar estes acontecimentos para ter uma vida que flua com naturalidade.
Não se assuste com os acontecimentos; Na verdade voce escolheu estas experiencias, voce nasceu através dos pais mas não é deles. Agora precisa fazer o seu caminho. Todas as experiências nos afetam, mas as primeiras, quando se era criança, nos marcam muito mais porque não tínhamos clareza de muitas coisas;
Precisa aprender a identificar as emoções e o significado delas e controlar, não deixar que elas nos frustrem vivências. Mas para isso, precisa conscientizar de fatos e acontecimentos, fazer as pazes com o nosso passado. As lembranças sempre voltam porque querem ser compreendidas. Depois disso, elas não incomodam mais.
Abraços

5817 respostas

11 SET 2021

Olá Paula, espero que esteja tudo bem com você!

Não há nenhum problema com você Paula. Existem vivências em sua trajetória pessoal que precisam ser melhor elaboradas dentro de você, junto a um processo psicoterapêutico, para que se desenvolvimento pessoal não seja prejudicado por fatos que te aconteceram no passado. Todos nós passamos por episódios que nos machucam, mas é a forma como vamos lidar com esses machucados que será decisiva para nos tornarmos pessoas melhores no amanhã. Se não cuidarmos deles agora, certamente essas marcas permanecerão, e no futuro podem nos deixar sempre à margem de nossa felicidade mais plena.

Para atrair a pessoa que desejamos para nossas vidas, temos que primeiramente saber o que queremos em uma relação e nos sentirmos completos sozinhos. Não se sinta culpada por ter passado por essas experiências em sua vida, com certeza elas poderão lhe servir para guiá-la por melhores escolhas em seu futuro. Muitas vezes fazemos escolhas duvidosas pelo simples fato que ainda não nos conhecemos o suficiente para nos direcionar em busca daquilo que desejamos. Acredito que existe uma vida toda pela frente, que precisa também de seu cuidado, como sua carreira, seus estudos, seus amigos, sua saúde física, mental e emocional. Se fortaleça, se conheça, busque sempre crescer e se desenvolver enquanto pessoa, e então, quando você menos esperar, porque você vai estar concentrada em seu próprio crescimento, alguém a sua altura aparecerá, e você estará mais preparada para vivenciar integralmente uma relação afetiva a sua altura. Não se apresse, busque se desenvolver e se trabalhar para melhorar enquanto pessoa, que a hora certa chegará. Eu recomendo um profissional de Psicologia para trabalha essa questões do passado que você relatou. Acredito que isso será importante para que você possa dar seu próximo e melhor passo em direção ao seu desenvolvimento pessoal.

Esperto ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!
Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

9 SET 2021

Oi Paula,
Ao longo da vida passamos por situações que podem causar traumas profundos, e acaba refletindo em várias áreas da vida. Mas acredite, tem como resolver!
Diante de tudo que acontecei é fundamental buscar ajuda terapêutica para trabalhar a culpa, o medo e os traumas.
A figura paterna deixou grandes marcas emocionais, é difícil confiar em alguém porque o medo do abandono da rejeição persiste. Por isso é mais fácil investir em um relacionamento que não seja saudável. É a forma que encontrou para se proteger.
A psicoterapia é importante para te ajudar com os traumas e com sua confiança.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

6 SET 2021

Olá Paula! Grato por escrever. Você apresenta consciência da questão central. Será preciso trabalhar científicamente, com mente aberta, persistência, disciplina regularidade, aprofundamento. Para ter um relacionamento saudável com outro, é condição necessária, ter relacionamento saudável consigo mesma.
Será providencial, você ver nossos perfis, escolher um de nós, e vir para uma caminhada científica com um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos cientistas, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendaçoes de Instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.