Por que não consigo ter um relacionamento?

Feita por >Sílvia Pereira · 11 mar 2018 Habilidades sociais

Curiosamente, coloquei-me "do lado de fora", como se fosse um espectador da minha própria vida, fiz a minha mais pormenorizada analise e percebi que algo não está bem e por isso lhe escrevo para que me possa ajudar.

Sou jovem, bonita, sociável, extrovertida e independente. Trabalho, tenho carro, não dependo de ninguém.

Tive uma infância em que o lado paternal não foi considerado dentro dos limites da normalidade, porque nunca tive um bom ambiente familiar e os meus pais separaram-se quando eu estava a entrar na adolescência, nunca tive um pai presente, aquela figura de exemplo de Pai.

Quando era mais jovem tive uma paixão avassaladora com um homem 15 anos mais velho, foi o grande amor da minha vida, apesar de só termos tido um caso não assumido durante 3 anos. nunca mais me apaixonei por ninguém até conhecer um outro homem, também ele mais velho 10 anos, outro amor, e apenas um caso, também ele não assumido. Sigo um padrão de homens mais velhos e que vivem para os seus trabalhos, que apesar de serem solteiros apenas querem casos e não relações, homens que despertam em mim sentimento, pessoas que eu queria construir vida.

Ao longo dos anos tenho percebido que algo está mal. não considero normal esta situação. já tive, homens da minha idade, interessados em mim e pelos quais eu nunca quis nada porque não sentia nada por eles e muitos deles até eram comprometidos. Agora eu questiono-me: Qual é o meu problema?

Tenho as minhas amigas todas casadas/juntas, com os primeiros filhos e eu nem uma relação consigo ter!

Não posso casar e ter filhos com um homem que goste de mim e por quem eu não esteja apaixonada!

A idade vai passando e começo a entrar em desespero. Porque só atraio homens assim? E porque não consigo ter uma relação?

A melhor resposta 12 MAR 2018

Olá Sílvia, a questão não é porque você atrai homens assim, mas porque de alguma maneira você os escolhe. Não dá para dizer o que está acontecendo sem entender melhor seu histórico de vida. O psicólogo ele faz muitas perguntas específicas, por isso, um relato num site é sempre insuficiente. O melhor a fazer é buscar um psicólogo e fazer terapia para compreender melhor como é esse seu comportamento. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

12 MAR 2018

Silvia, que bom que você percebeu que algo não está bem. Me parece que você está buscando curar a ferida da sua relação paterna ao repetir o seu padrão de relacionamentos com homens mais velhos como vc descreveu.
Acredito que o processo terapêutico pode te ajudar muito.
Abraço!

Carolina Freire Psicóloga Clínica Psicólogo em São José dos Campos

18 respostas

12 MAR 2018

Olá, Sílvia.
Pelo seu relato, vi que você está angustiada com o que está acontecendo.
Sugiro que busque fazer terapia, que vai te ajudar a sair dessa angústia e colocar seus sentimentos no lugar.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo