Minha mãe não me deixa viver!

Feita por >Carol · 25 jun 2017 Terapia familiar

Bom, tenho 21 anos, sou órfã de pai há 10 anos, tenho 5 irmãos, e recentemente minha mãe casou e gerou minha irmã recém nascida. As coisas tem ficado muito difíceis em casa. Namoro há 1 ano e poucos meses e ela não aceita que eu saia de casa nem pra passear com meu namorado. Quero me casar com ele e construir minha vida, pois ela está construindo a dela, e eu já não aguento mais ver muitas coisas aqui na minha casa, meu padrasto é muito difícil, ele não ajuda ela e ver isso me faz sofrer. Nossa casa é pequena, quero muito poder dar outra vida aos meus irmãos. Tenho 2 irmãs adolescentes e um irmão de 8 anos que foi de outro envolvimento de minha mãe ... Enfim, é como se eu tivesse parado no tempo, não consigo mais viver, fazer minhas atividades, não consigo estudar, ela confia em mim pra eu dar um futuro bom pra ela depois que eu me formar na faculdade, mas não posso esperar por isso, não posso mais viver assim. Chego em casa a noite dá aula, e não consigo mais ver meus irmãos tristes. Tenho brigado com meu namorado devido aos meus estresses. Graças a Deus ele é muito paciente comigo e entende a situação. Eu vejo que saindo daqui eu vou crescer e aprender a me virar sozinha, vou poder ajudar meus irmãos, eles vão ficar mais a vontade em casa porque vai ter mais espaço pra eles, porque eu ocupo um espaço muito grande. E meu namorado é uma pessoa maravilhosa. Mas não consigo me decidir se isso é o certo a se fazer

A melhor resposta 26 JUN 2017

Boa noite.
Sugiro que você converse com sua mãe e procure compreender o que a leva a agir assim, e a partir disso mostrar seus pensamentos e sentimentos com relação ao seu futuro. Se encontrarem dificuldades quanto a isso, a psicoterapia pode lhe auxiliar em seu autoconhecimento e possibilidades de ação diante dessa situação.
Espero ter ajudado, me coloco a disposição.

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville