Casado há 3 anos, 7 juntos, me apaixonei por outra muito diferente. O que fazer?

Feita por >Luis · 13 set 2021 Terapia de casal

Olá, me chamo Luis, tenho 28 anos. Estou com minha esposa há exatos 7 anos, porém 3 de casados. Não temos filhos, estudamos e trabalhamos muito. Ela é uma mulher incrível, cuida muito bem de mim, é um doce de pessoa, tem uma família muito boa e toda a minha família a ama de paixão. Porém nós últimos 4 meses, me apaixonei por uma colega de trabalho, uma mulher totalmente diferente da minha esposa. Enquanto minha esposa é calma, a outra é ligada no 220, não só nisso, mas em inúmeros outros exemplos. Minha esposa é 1 ano mais velha do que eu, já a outra mulher é 6 anos a mais. Até conhecer essa outra mulher, meu casamento vivia normal, nem tão bom e nem tão ruim, mas depois que conheci essa outra mulher, não consegui mais esquecê-la. No início, minha esposa descobriu que eu tinha se apaixonado por outra, ficamos super distantes, mas ela me perdoou e não abriu mão de mim. Não tive coragem de contar os detalhes dessa nova paixão, por eu ter me envolvido demais, óbvio, porque sai com ela, ficamos algumas vezes, transamos, enfim. E essa outra mulher demonstra sentir o mesmo que sinto por ela, ter os mesmos gostos, porém sabe que eu sou casado e me coloca no muro sempre que se lembra disso. Com essa outra mulher, tudo é diferente. Os diálogos, até a intimidade. Tenho intimidade de conversar qualquer coisa com ela que estou me relacionando há 4 meses, coisa que nunca consegui conversar com minha esposa por 7 anos. Minha esposa sente vergonha de conversar certas coisas comigo, parece que não se desprendeu da família, falar de sexo com ela é um assunto delicado, sente vergonha, enfim ... As diferenças são inúmeras, mas sinto que as duas tem um carinho muito grande por mim! Minha esposa sempre teve uma vida reservada, calma, com uma ótima educação, porém a outra sempre teve uma vida agitada, cheia de coisas acontecendo, ruins inclusive. As vezes acho que nós homens sempre gostamos do que é errado ou do que é proibido. Por quê? Tenho muito medo de estragar a vida de uma mulher tão doce como da minha esposa, porque sei que ela conta comigo, mas tenho muito medo de não ser feliz com ela e ela comigo, e eu deixar alguém que gosto demais e que gosta mim passar ou alguém que seja do jeito da minha esposa. As vezes, sinto que não tenho muita paciência com minha esposa, por ela ser tão retraída e as vezes acho que chegamos onde estamos por causa dela ... Já ouvi de algumas pessoas que tenho medo de viver, porque estar com minha esposa é uma segurança que terei para se manter com alguém, não ficar sozinho no fim, mas encarar que estou apaixonado por outra bem mais "interessante" e arriscar ser feliz como quero eu não tenho coragem. Talvez eu devesse ter, talvez não. Enquanto isso fico nessa dúvida e dentro de mim vai se partindo algo aos poucos, e achando que estou distanciando as duas. Não queria magoar minha esposa, mas não queria deixar de viver isso que estou vivendo com a outra. Pra mim, é difícil conciliar as duas coisas dentro da minha cabeça, é difícil não pensar nisso tudo. Minha esposa sabe que tá acontecendo algo, eu vejo isso no olhar dela, mas não quer conversar comigo, parece que não quer saber o que se passa ... E isso também me deixa mal, me sinto um monstro por estar fazendo isso! É muito confuso pra mim ... Quero estar com minha esposa, mas acho que não seremos tão felizes juntos; e quero estar com a outra porque ela parece me entender, entende o que quero com a vida! Eu realmente preciso de ajuda .. Chego a ficar emotivo com toda essa situação e me perco em pensamentos e lágrimas ... Tá bem difícil! No final, vou acabar só ...

A melhor resposta 8 FEV 2022

Olá Luís,

A falha de comunicação em um casamento pode gerar diversos problemas. Ao invés de tentar consertar isso primeiro, você optou por já cair em outra relação. Fazer terapia pode ajudá-los a entenderem em que ponto estão e se vão continuar nessa caminhada juntos ou separados.
Vocês podem: procurar por um psicólogo online; buscar um encaminhamento com um médico, se tiver plano de saúde; buscar encaminhamento pelo SUS, em UBS, etc se não tiver plano; ou ainda buscar atendimento em universidades que ofertem atendimento psicológico aberto à comunidade.

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal