Estou casada ha 10 anos e me apaixonei por outro rapaz

Feita por >Ke · 28 jun 2023 Abordagem psicológica

Estou casada ha 10 anos, tenho 28 anos e me apaixonei por outro rapaz mais novo do que eu através das redes sociais e ele também se apaixonou por mim. Nunca nos vimos e eles mora no mato grosso do sul e eu no litoral de SP, ou seja é muito longe. Há um ano atrás eu e meu esposo nós separamos por 1 mês porque ele também havia de interessado por outra mulher e optou terminar o casamento para viver esse romance no qual não durou muito porque optou voltar para o nosso casamento. Na época o nosso relacionamento estava péssimo como casal, parecíamos mais amigo morando junto o qual levou a tal decisão. Hoje , 1 ano depois eu é quem estou apaixonada e converso com a pessoa todos os dias durante horas. Ele quer vir para SP e construír uma vida comigo e eu sinto muita vontade de tentar com ele também mas tem meu relacionamento de 10 anos que é muito importante pra mim, eu e meu esposo apesar de tudo somos grandes parceiros e acho que ainda o amo, só não sei qual tipo amor prevaleceu entre nós. Eu tenho extremo orgulho do homem que ele é e uma Grande admiração por ele ser um homem muito esforçado e batalhador. Mas realmente não sei o que fazer. Estou dando tempo ao tempo pra ver se consigo decidir mas está muito difícil por ter medo de que seja só uma paixão avassaladora com o rapaz de mato grosso.

A melhor resposta 29 JUN 2023

Olá!
Você está passando por um dilema emocional complexo. É natural sentir-se atraído por outras pessoas mesmo estando em um relacionamento de longa data. No entanto, é importante considerar os aspectos emocionais, compromissos e responsabilidades envolvidos.
Refletir sobre seus sentimentos e motivações é essencial. Pergunte-se esse novo interesse é baseado em uma paixão avassaladora momentânea ou se há uma conexão emocional mais profunda. Analise também o estado atual do seu relacionamento com seu esposo, avaliando se ainda há amor, comprometimento e a possibilidade de trabalharem juntos para superar as dificuldades.
A comunicação aberta e honesta com seu esposo é fundamental. Explique seus sentimentos e preocupações, compartilhe suas dúvidas e ouça as perspectivas dele também. Juntos, vocês podem buscar terapia de casal para ajudar a compreenderem melhor os desafios e encontrar caminhos para fortalecer o relacionamento.
Lembre-se de que qualquer decisão importante requer tempo e reflexão. Não tome uma escolha precipitada movida apenas pela paixão momentânea. A busca de orientação profissional, como terapia individual, pode ser valiosa para explorar seus sentimentos, valores e desejos mais profundos.
No final, a decisão será sua, baseada em seus valores, necessidades e perspectivas de felicidade a longo prazo. Priorize a honestidade consigo mesma e com os envolvidos, buscando o equilíbrio entre seus desejos pessoais e o compromisso assumido.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

29 JUN 2023

Olá KE,
Grata pelo envio da enorme dúvida que você está vivenciando diante da continuidade ou não do seu casamento. De certo, é uma situação angustiante, haja visto que você também se declara apaixonada pelo seu atual marido, ainda que a história de vocês denote um desgaste acumulado pelo tempo. O fato de você ter ido em busca de um novo amor através das redes sociais evidencia o desejo de tentar algo que possa lhe motivar no investimento de uma nova relação. Essas duvidas e oscilações que você está vivendo, devem sim lhe causar danos emocionais, que necessitam ser melhor definido para seu bem estar emocional interno.
Considero válido e importante que você inicie seu acompanhamento psicoterapêutico, a fim de se aprofundar nas questões do seu autoconhecimento e autoestima.
Estou inteira a seu dispor para iniciarmos sua jornada psicoterapêutica. Agende um horário comigo o mais breve possível.
Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

29 JUN 2023

Olá, Ke! Obrigada por entrar em contato conosco, espero que vc encontre aqui a resposta ao seu conflito. Estarei passando a vc algumas orientações, espero que ajude. Acima de tudo procure harmonizar seus pensamentos, meditar ajudará vc a refletir. Qual a visão que vc tem de si mesma, quais são seus valores? Faça uma autoanálise, reflita valores, sonhos, desejos, gostos pessoais, ideias, tendências, crenças e traços da sua personalidade - escreva sobre tudo isso, e depois sobre seu ideal de parceiro. Anote as qualidades que vc ver no seu marido, os motivos que a levaram a casar e a dar uma segunda chance a ele. Veja o quanto ele vem somando com você. Está mais próximo ou não do seu ideal de homem? Ao responder a essas questões vc terá um novo prisma de como vc se sente de fato em relação a vida que tem no momento e de como vc gostaria que ela fosse, e se valerá a pena continuar investindo no seu relacionamento. O investir é se doar; requer atenção, carinho, empatia, reciprocidade, perdão e muito amor. Anote as qualidades e os defeitos da sua relação, o que está faltando, caso sinta algum vazio, é importante escrever sobre. Quando vc começou a teclar com outro homem estava procurando preencher algo, o que era ou é? Responda para si mesma essas perguntas, questione seus pensamentos e veja se há evidências sobre eles. Escolha o caminho que trouxer mais segurança, mais conforto para você, o mais coerente com seus valores. Vou finalizar com uma técnica simples, anote o seguinte: SITUAÇÃO... EMOÇÃO... SEU PENSAMENTO (registre o primeiro pensamento que vier em sua mente)... Questione seu pensamento, veja se há evidências, se é ou não um pensamento disfuncional. Faça esse exercício sempre que se sentir mal, ansiosa ou com medo por exemplo. Tenho MEDO, medo de que? De fazer tal coisa... SE vc fizer tal coisa, ENTÃO... Esses são alguns exercícios que a ajudarão a responder as suas dúvidas, faça-os ok. Caso não consiga sozinha, procure ajuda, um psicólogo a ajudará a se encontrar e acima de tudo sem julgamentos e sem dizer que direção vc deve seguir, as técnicas usadas a ajudarão a pensar. Se cuida ok. Abraço!!

Crisângela N. De Menezes Costa Psicólogo em Manaus

24 respostas

29 JUN 2023

Olá Ke! Obrigado por escrever. Desculpe-me. Apesar de vinte e oito anos de idade, de dez anos de casada, você está organizando raciocínios como se tivesse quatorze anos. Você casou-se sem conhecer, sem experimentar namoros, sem vivenciar adequadamente o entendimento da cultura, dos estudos, do trabalho, da lógica da comunicação real em relação com a comunicação virtual.
Como pode alguém dizer que conhece outra pessoa, se nunca a pode observar - ao vivo e em cores - na vida real - em diferentes momentos e situações de vida? Pior ainda: como pode alguém querer viver junto, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, sem ter experimentado convivências, pesquisas e observações, em diferentes desafios de vida?
Teu texto, salvo outros dados, indica que você ainda não está namorando, sequer a si mesma. Sem solidez de identidade, estabilidade, consequência, amor próprio, não é possível namoro consistente com outra pessoa.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.