Namoro há 5 anos e me apaixonei por um rapaz também comprometido há 8 anos.

Feita por >Ana · 11 mai 2022 Coaching

Olá, estou num relacionamento há 5 anos, mas estou muito confusa por estar apaixonada por outro rapaz. Conheci esse rapaz no meu trabalho, tem 4 anos que trabalhamos juntos, porém de um ano pra cá nos aproximamos muito. Desde que o conheço me sinto atraida por ele, mas não ao ponto de querer terminar a minha relação ou trair, eu só achava ele um rapaz muito charmoso, bonito e inteligente.
De um ano pra cá as coisas mudaram, nos aproximamos como amigos e começamos a trocar mensagens bobas, enviar memes um para o outro e quando percebi, já estava envolvida.
Continuei a tentar negar tudo que estava sentindo e levar apenas como amizade, porém de tempos em tempos o sentimento volta. Acredito que seja recíproco, pois de uns meses para cá nos falamos todos os dias, as vezes até 3h ou 5h da manhã, sendo que temos que trabalhar no dia seguinte. Já nos vimos sozinhos e ele nunca tentou nada, isso me faz pensar que ele não é um cafajeste e de certa forma também tem consciência de que é errado, se ele realmente quisesse uma aventura já teria rolado, mas ele nunca tentou nada. Minha aflição maior é de saber que tanto eu como ele estamos com o pé no altar, enrolando para não casar agora, ele havia dito que noivaria no começo do ano, mas não fez e eu casaria até o meio do ano e também não noivei. Não sei o que faço, minha família e meu namorado tem me pressionado muito para casar, mas eu não consigo, estou apaixonada.

A melhor resposta 12 MAI 2022

Olá Ana.
O ideal é você pensar em cada relação separado. Se o novo rapaz não existisse, como é se relacionar com o namorado, você tem vontade estar com ele, independente do outro te aceitar? Seu namorado é uma brecha para não ficar sozinha? Você precisa atender ao que o social espera? Quem vai viver sua vida no dia a dia, você ou as pessoas que quer agradar? E será que você consegue sustentar este casamento depois? Perguntas como esta provavelmente precisam ser respondidas antes de pensar no outro rapaz.
Espero que estas perguntas te ajude a refletir e decidir por fazer terapia.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

13 MAI 2022

Oi Ana
Percebe que há coisas que voce não vive por estar "comprometida"? Quanta coisa deixa de viver pela situação que estás?
E se mesmo casada os sentimentos pelo rapaz outro, vai continuar!
Qual a decisão que não queres tomar?

5817 respostas

12 MAI 2022

Ana, é compreensível que você não saiba o que fazer, afinal, é uma situação complicada. O caminho é você compreender a fundo os seus sentimentos, pensamentos, angustias, medos inseguranças... para então tomar a decisão certa e conseguir lidar com as consequências :)

Carolina Ventura Quemel Viegas Psicólogo em Belém

4 respostas

12 MAI 2022

Olá Ana.
Procure fazer terapia para falar de seus sentimentos e emoções e também refletir sobre o que significa esse conflito. Cinco anos é tempo suficiente para se conhecerem e firmar a relação, se você sente-se insegura e apaixonada por outro precisa verificar o que isso significa. Procure um psicólogo para falar de seus sentimentos e emoções. No processo da terapia poderá refletir sobre o que significa a sua indecisão, o que a falta quer demonstrar. Fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

12 MAI 2022

Olá Ana! Obrigado por escrever. Namoro é aproximação que, na maior parte das vezes, termina. Você não está segura se quer ou não casar. Assim sendo não case. Afaste-se para avaliar com mais calma. De outro lado, envolvimento com colega de trabalho, a partir da condição de trabalho é diferente, muito diferente de trabalhar com namorado. Cuidado. A rigor você não está madura. Não se esqueça que toda decisão cobra seu preço. A mente precisa ser dirigida pela pessoa. Alimente em tua mente coisas que sejam possíveis, realistas, éticas, respeitosas, íntegras com as outras pessoas, mas especialmente consigo mesma.
Estaremos a disposição para fundamentações.
Abraços virtuais (A pandemia e a dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, lideres religiosos, são muito falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Enriqueça o afeto, mas evite aglomerações e criadouros dos mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional