Meu namorado fuma maconha todo dia há 5 anos, como posso ajudar ele a parar?

Feita por >Laura · 24 jul 2020 Terapia de casal

Conheci meu namorado no início da faculdade há 5 anos, ele é uma pessoa boa e carinhosa, mas fuma muita maconha principalmente quando se junta com os amigos, nunca aceitei que ele fumasse mas por gostar dele acabei relevando e até usando junto com ele. Porém agora estamos no final do curso, queria que ele mudasse e fosse mais proativo ele também joga muito no computador, mas é super inteligente. Não sei mais o que fazer pra que ele tenha uma postura mais adulta e se livre do vício que ele mesmo diz que não tem, mas muda de comportamento quando fica MT tempo sem usar, ficando agressivo MTS vezes. Me sinto mal e as vezes tenho asco dele chapado. Já conversei várias vezes mas não vejo mudança, com a quarentena piorou tudo. Tenho vontade de sair de casa e largar ele. Mas ele sempre esteve comigo, sempre foi bom pra mim. Muito difícil isso.

A melhor resposta 26 JUL 2020

Olá, Laura.
Obrigada pela participação.
Muito importante que possa ter externalizado a sua intenção e preocupação, isso mostra sua vontade de fazer diferente.
Me parece que você aponta pontos positivos do seu relacionamento e também do seu namorado, mas que tem sido difícil lidar com algumas escolhas dele.
Sabemos que existe alguns tipos de padrão de uso de substâncias psicoativas (chamadas drogas) como o consumo experimental, recreativo, abusivo e dependente, seria interessante, caso seu companheiro tenha disponibilidade para isso, buscar atendimento profissional para entender qual quadro se encontra, averiguando a necessidade de indicação de algum tipo de recurso terapêutico, se preciso, dentro da aceitação dele.
No mais, tão importante quanto isso, seria você buscar um espaço de cuidado, como psicoterapia, para poder falar sobre seus sentimentos, pensamentos e também desconfortos associados ao seu relacionamento.
Espero ter contribuído e coloco-me à disposição.
Abraços.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo

125 respostas

8 JUL 2022

Oi Laura,
Sim, pelo que descreveu, ele já é dependente e precisa ver, descobrir a causa que leva ele a fazer uso; a droga é apenas o meio que ele tem para chegar a um lugar... ele não quer a droga, quer o que a droga dá para ele.
Pode se curar, fazendo Psicoterapia; caso contrário não vai conseguir chegar à causa. Por enquanto faz uso da maconha, mas logo logo começará a usar outras mais agressivas... droga é um caminho sem volta. Por isso a necessidade da Psicoterapia.
E voce? O que escolhe para si mesma? Quer ser dona da sua vida? Dê-se valor, faça escolhas melhores que te levem ao objetivo.
Se ele escolher também isso, selivrar das dependências, também poderá ser dono da sua vida. Caso contrário, continuará sendo dependente de outros, das emoções não resolvidas, das drogas, nunca chegará a ser o que realmente é.
Abraços

5817 respostas

28 JUL 2020

Olá Laura! Obrigada pela pergunta.
Compreendo sua angústia pelos comportamentos do seu namorado, porém é difícil dizer que uma pessoa mude pela outra. Como você sente-se incomodada, deveria procurar ajuda, assim como está fazendo agora, para lidar com as questões que a tiram do prumo.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

25 JUL 2020

Oi Laura! É preciso parar com a maconha, é preciso jogar no computador de forma controlada. Isso não acontecendo ele terá problemas futuros. Resta saber se ele quer agir com força e persistência para romper com esses vícios. Caso ele não mostre firmeza para mudar isso, será melhor você trocar de namorado. Essas coisas, com o passar dos anos, apresenta muitos prejuízos para a pessoa e para seus próximos.
Desculpe-me ser direto, mas é preciso agir com consciência e firmeza!
Estou à disposição para ajudar no que for possível. É preciso que as pessoas a serem ajudadas, colaborem para que, de fato, sejam ajudadas.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.