Meu namorado fuma maconha e eu não consigo aceitar

Feita por >Viviane · 14 ago 2017 Problemas psicológicos

Meu esposo fumar só Maconha , mais isso me incomoda muito e ele só me contou que fumar quando nos tinha completado 2 anos juntos , mais eu já sabia mais não queria aceitar isso pra mim então era como ele não usasse esse tipo de coisa porque antes mesmo de nos começar a namorar eu sempre falei pra ele que eu não namoraria com pessoas que mecher com isso, então ele só foi me dizer que fumar apartir do momento que começamos morar juntos, aí adiante eu estou vendo com meus próprios olhos que ele realmente gosta de fumar maconha, só que eu não sei o porquê eu não consigo aceitar isso está acabando comigo, ele é honesto,trabalhador , e ajudar a família dele , e me tratar muito e bem e realmente me ama como ninguém nunca me amou , mesmo assim eu só queria saber o porquê eu não consigo aceitar do jeito que ele é ? Cada dia que passa minha vontade é de deixá-lo , mais eu não saberia se isso é o certo !

A melhor resposta 15 AGO 2017

Olá Viviane, primeiro gostaria de que você refletisse sobre o que você sabe sobre a maconha e o uso recreativo da mesma, depois que você se questione sobre o que levou você, mesmo no namoro sabendo que ele já fazia uso de tal droga a continuar fingindo não saber? E por fim, se este ideal de homem que você busca nele existe? Porque depois de todo os pontos positivos sitados por você aqui com relação ao comportamento e personalidade dele você ainda pensa em se separar. Será que é o uso da droga maior do que a pessoa que você ama e diz ser um bom marido? Se o uso fosse de cerveja ou cigarro comum aceito pelas normas social, cultural e religioso você sentiria essa repulsa? Será que este caminho o da separação é o único caminho ou o mais acertado a se percorrer ou você poderia abrir mão um pouco da sua visão de mundo já que o uso esporádico não está causando nenhum dano a você, a sua família e nem a dele? Se você estiver em sofrimento psicológico com relação a esta situação seria bom procurar uma ajuda psicológica em sua cidade.
Att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

8 JUL 2022

Oi Viviane,
Voce tem uma dependencia emocional e precisa se curar desta.
Por isso está convivendo com ele... ainda.
Ele precisa fazer Psicoterapia para localizar e curar a causa que leva ele a depender desta. Ele usa maconha, agora, mas daqui a pouco vai para outra mais agressiva... isso acontece com todos.
Que bom que ele é uma ótima pessoa, só precisa se livrar da droga, achar a causa.
Não é um capricho dele, é uma doença, é uma dependência que se curada, deixa as drogas todas.
Voce não consegue aceitar ele usar porque é uma mulher de valor e não tem que se rebaixar e aceitar uma pessoa que a coloca pra baixo; Voce foca ser dona da sua vida; ele, com a droga, foca a dependência de outros, da droga, das emoções.
Abraços

5817 respostas

22 AGO 2017

Viviane, será que o problema realmente seria ele fumar maconha?
Eu te aconselho a procurar um psicanalista em tua região e consultá-lo. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

14 AGO 2017

Viviane, boa tarde! Não temos como mudar o sentimento das pessoas, mas cuidar do nosso e das nossas relações. Neste contexto, a opinião, a conversa e a orientação são importantes para o diálogo na relação, mas sempre com cuidado e zelo nas interpretações. Cada um seguirá conforme seus sentimentos. Seria importante você procurar profissionais que possam te ajudar nestas situações através do processo terapêutico. Serão várias situações no dia a dia que precisarão ser elaboradas de acordo com a sua forma de lidar, ver, sentir e ser. Contudo, só vocês podem conversar e se responsabilizar quanto a reconfiguração da relação e alinhamento das expectativas quanto à relação.
Em uma relação afetiva é importante que ambos conheçam suas fronteiras que impactam a relação, seja dos valores, da forma de se expressar... Tem fronteiras que são os limites da mudança, mas tem outras intrínsecas as quais, não são possíveis de mudar, somente negociar para amenizar ou encontrar junto o melhor momento de adaptar-se. Relacionamento é negociação e muita conversa.
É claro que não há uma resposta ou solução única para todos os casos, mas existem profissionais que podem ajudar neste processo através da terapia individual ou mesmo de casal, caso vocês se sintam a vontade em fazer. Na terapia de casal é preciso que ambos estejam dispostos a ouvir e se entregar na busca da reconciliação conjugal saudável através de novos comprometimentos de cada um, e uma reconciliação de ânimo para manter o relacionamento. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro