Como parar a ansiedade quando estou fumando maconha?

Feita por >Carolina · 21 fev 2023 Abordagem psicológica

Então, comecei a fumar a meses atrás, acho que em agosto. Só que de dezembro pra cá, quando tive uma bad trip com uma bala e à maconha, meu coração não ficou mais normal, sinto taquicardia toda vez que fumo e uma leve falta de ar, quando penso em fumar o peito já fica apertado porque lembro da sensação. O episódio mais forte depois disso foi eu indo pra faculdade um dia em que são 2h pra chegar lá e me deu uma crise de pânico horrível dentro do ônibus que achei que o desmaiar, pra mim não estava mais sentindo meu coração bater, na verdade batia, só que muuito lento, pensei que ia morrer mesmo. Isso já faz 1 mês e não consigo mais fumar, 1x na semana no Maximo e antes era todo dia, as vezes mais que 1x. Queria ajuda pra continuar fumando porque me faz muito bem

A melhor resposta 23 FEV 2023

Olá Carolina, espero que esteja tudo bem com você.

Tem certeza que te faz muito bem? Não é o que você descreve em seu relato, fisiologicamente falando. O que faz você pensar que isso te faz bem, na verdade é a recompensa que seu cérebro produz, a nível de neurotransmissores, para ele próprio, que indica uma sensação de satisfação em sua percepção. A maconha tema um forte tendência a causar esses sintomas, e para algumas pessoas, devido as particularidades de seu organismo, esses efeitos vem com mais força, como parece ser o seu caso. Esses efeitos podem variar de acordo com a quantidade consumida, a frequência de uso, a potência da maconha e a sensibilidade individual. Dentre alguns efeitos psicológicos, podemos citar: ansiedade, paranoia, pânico e psicose em algumas pessoas. Entre os sintomas cognitivos, a maconha pode afetar a memória, a atenção, alteração da percepção, alteração da coordenação motora, maior risco de acidentes e a tomada de decisões. Estudos mostram que o uso frequente de maconha pode ter um efeito negativo na capacidade cognitiva a longo prazo, especialmente em adolescentes. A maconha pode afetar o sono das pessoas, causando sonolência, insônia ou sonhos vívidos. Alguns estudos mostram que o uso de maconha antes de dormir pode reduzir a quantidade de sono REM, que é importante para a memória e o aprendizado. Na saúde mental, o uso da maconha pode estar associado a um maior risco de desenvolver transtornos mentais, como depressão, ansiedade, irritabilidade, ataques de pânico. O consumo excessivo ou a longo prazo pode ter efeitos prejudiciais na saúde física e mental. Além disso, a maconha aumenta os batimentos cardíacos, e com isso o aumento da pressão arterial. Além disso, um dos maiores problemas que vejo, é que, na verdade, não sabemos o que está vindo misturado com a planta, pois o que se consome está muito longe de ser algo "natural". É muito comum que algumas outras substâncias sejam colocadas junto a maconha, como amônia e craque, para que se induza um maior consumo, e aumente consideravelmente a possibilidade da pessoa querer consumir novamente, para que haja mais lucro. Sugiro você rever esse uso, e considerar não consumir mais, tendo em vista que não está te fazendo bem. Por último, nunca misture substâncias como você fez, e isso vale para qualquer substância. O risco de você ter complicações severas é muito grande.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

23 FEV 2023

ola! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

22 FEV 2023

Carolina
Se fizesse bem, não sentiria os sintomas que tem... os sintomas é de morte eminente.
Quer morrer?... continue fumando! Logo, logo chegará ao teu destino.
Voce é dona da sua vida, pode escolher o que quiser e será de acordo com as tuas escolhas.
Cada escolha gera seus resultados/consequências, simples assim!
Tem a liberdade de viver ou morrer? Sem dúvida. Pode escolher. Não terás vantagem nenhuma, mas a escolha é sempre sua.

Abraços

5817 respostas

22 FEV 2023

Olá Carolina! Obrigado por escrever. Vamos conversar profundamente? Vamos conversar para valer? Vamos conversar com honestidade? Se você quer continuar fumando maconha por achar que te faz muito bem, ao mesmo tempo colocando vê conexão entre o desconforto que vivencia e o uso da droga, algo precisa ser revisto. Maconha é uma droga psicoativa que a Ciência mostrou que faz muito mal, trás muitos prejuízos e evoluções negativas. A questão do uso medicinal é algo muito diferente, específico. Será preciso abrir a mente para repensar as coisas.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8609 respostas

22 FEV 2023

Olá, Carolina
Longe do moralismo sobre a maconha, ela pode ter esses efeitos em algumas pessoas, especialmente quando não sabemos da procedência do produto. Mas fiquei curiosa: o que te faz querer manter o uso diante dessas crises de ansiedade? Que significados o uso tem para ti? E como é essa ansiedade? O que você sente, além do físico?
Não é possível responder isso apenas num relatório simples, afinal não diz apenas de uma situação específica, mas de toda a sua pessoa e sua vida. Por isso te sugiro considerar explorar essa situação num processo de terapia, assim você pode descobrir mais sobre si mesma e como tudo isso funciona pra ti. Te recomendo ainda buscar um profissional que não julgue o uso da maconha em si, acho que isso pode ser um fator importante.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha