Como faço para o meu marido parar de fumar maconha?

Feita por >Drigues · 22 set 2020 Drogas

Meu marido fuma maconha diariamente ele já parou uma vez por nós só que ele não consigo ficar muito tempo e voltou a fumar só que não estou aguentando mais essa vida só q o amo muito não queria ter q terminar entt queria saber se de alguma forma posso conseguir q ele pare de consumir.

A melhor resposta 30 SET 2020

Olá! Acredito que você esteja sofrendo muito e cheia de dúvidas quanto ao futuro da relação. Infelizmente, nesse caso, a vontade de parar precisa ser dele também. Por mais que você argumente, se ele não entender que precisa parar, fizer um compromisso pessoal nesse sentido, nada poderá mudar. Minha orientação é que você tenha uma conversa clara, exponha suas razões, coloque seus limites e que ele perceba que esse comportamento trará perdas reais. Se ainda assim, ele decidir não abrir mão da maconha, terá feito sua escolha.
Você não deve sentir-se responsável pelas escolhas erradas de outras pessoas, por mais que isso doa, todos somos livres para escolher nossos caminhos.

Elisabete Viana Cabral Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

7 respostas

23 SET 2020

Olá Drigues! Grato por escrever. Seu marido quer parar? Se ele quiser será bastante possível. Ele precisa determinação e organização de vida para tanto.
Se ele procurar um psicólogo, for verdadeiro, persistente, com abertura mental, o ajudaremos e ele, agindo com persistência firmeza, parará. Não há síndrome de abstinência de maconha. .
A droga é sempre prejudicial.
Estou à disposição para os aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, abertura mental, solidariedade, empatia, máscara. Atenção: precisamos fazer a curva voltar a descer!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.